LIÇÕES DE VIDA E ENSINAMENTOS - TUDO SOBRE OS PERSONAGENS MAIS MARCANTES DA BÍBLIA SAGRADA - OS VILÕES E HERÓIS DA BÍBLIA SAGRADA E SUAS EXPERIÊNCIAS
terça-feira, 9 de janeiro de 2024
APRENDENDO COM LÓ
sexta-feira, 5 de janeiro de 2024
APRENDENDO COM DAVI (PARTE 57)
APRENDENDO COM DAVI
"Faleceu Samuel; todos
os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua
casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.". 1
Sm25:1. Aparentemente Davi havia alcançado o zênite da maturidade espiritual.
Estaria Davi preparado para governar Israel? Seria a hora dele ser colocado no
trono para dirigir o povo de Deus pelos vales das dificuldades até a presença
de Deus? As suas últimas atitudes deixam profundas impressões acerca
de seu caráter e de sua submissão a Deus. Mas nada como uma crise para revelar
o grau de nossa maturidade ou o que está por baixo de nossa aparente
maturidade.
O Texto nos diz que é
neste momento que Davi recebe uma dura notícia: "Samuel faleceu". Com
a morte de Samuel, não morria apenas um amigo e um conselheiro, mas morria
também a última esperança humana de Davi ser rei. Samuel representava para Davi
o fato de que havia sempre um profeta e uma escola inteira de profetas orando e
intercedendo por ele.
Agora, Samuel havia
falecido. Este era um momento que a sua fé, submissão e a sua maturidade
estavam sendo acrisolada. Acrisolar é uma palavra que vem do grego CRISIS.
SÓ SE AMADURECE NA CRISE. NINGUÉM AMADURECE NO BEM BOM. É só através das crises
que chegamos à maturidade espiritual. Porque é na crise que nós somos
acrisolados. Purificados, livres das impurezas. São as crises que revelam o que
há por dentro de nós. Traz à tona o verdadeiro eu de cada pessoa.
Neste momento de crise,
Davi foge. Pensa que tudo está perdido. Deixa En-Gedi, um paraíso-fortaleza, e
desce para o meio do deserto de Parã ou Maom na península do Sinai que foi no
passado o deserto onde os israelitas vagaram Por 40 anos por terem desobedecido
a Deus. Na crise, Davi ainda se mostra um homem vulnerável. Vulnerável aos seus
sentimentos. Não orou, não buscou, não ouviu nenhuma palavra do Senhor. Apenas
sentiu medo, insegurança; e guiado e controlado por esses sentimentos, tomou
uma atitude suicida de fuga para o meio do nada.
Como é triste tomar
decisões dirigidas por sentimentos. Sempre acabamos em grandes num grande
deserto de dificuldades. E esse é o retrato de Davi no capítulo 25. Apesar de
Davi ser um homem submisso e obediente à vontade de Deus, que não se deixava
guiar pelas circunstâncias ou pela opinião dos outros, ainda assim, apresentava
essa brecha em seu caráter: era um homem vulnerável as seus sentimentos. Era um
homem dominado pelos seus sentimentos.
O problema é que os
sentimentos nos cegam, os sentimentos nos roubam a lucidez. Nos impedem de ver
as coisas como elas são. Porque os sentimentos não têm compromisso com a
verdade, eles não têm preocupação se é certo, ou errado, se é verdadeiro ou
falso, se prejudica ou não prejudica. A única preocupação dos nossos
sentimentos é conquistar o nosso coração, e que nós digamos sim a tudo o que
eles dizem para nós.
Mas graças a Deus que Ele
sempre tem os seus instrumentos para nos trazer de volta à Palavra do Senhor. E
qual ou quem foi o instrumento que Deus usa para recuperar esse perdido Davi
aos caminhos do Senhor novamente? Abigail.
A Bíblia diz que Davi,
diante da atitude tola do tolo Nabal, esposo de Abigail (este mostrou total
ingratidão para com as atitudes graciosas de Davi) se enche de ira, de vingança
e decide matar Nabal. Contudo diz a Palavra que Abigail o demoveu de sua insana
emoção.
Agora, como foi que Abigail
conseguiu fazer Davi deixar de ser também um Nabal? (Nabal =tolo) - um homem
controlado pelos seus sentimentos e fazê-lo voltar a ser um homem segundo o
coração de Deus controlado pela Palavra de Deus (1 Sm.26, 30-31).
Ela confronta Davi com o
seu futuro. Cada palavra de Abigail foi calculada para tocar, para golpear o
coração de Davi controlado pelos seus sentimentos. E por que ela confronta Davi
com o seu futuro? Porque os nossos sentimentos só "pensam" no aqui e
no agora; eles nunca "pensam" no depois. Os sentimentos só "têm
olhos" para o momento. São cegos para ver e encarar o futuro.
Na verdade, as pessoas só
são dominadas e controladas pelos seus sentimentos porque eles nunca pensam no
amanhã. Nunca se deixam confrontar com o dia seguinte. Nunca se deixam
confrontar com as consequências, com as colheitas que terão que fazer amanhã.
Quem sabe você hoje está
assim, quer se livrar dos tentáculos dos sentimentos e ser um homem controlado
pela Palavra de Deus? Então, é preciso olhar para o futuro. É preciso
confrontar-se com o dia de amanha. O apóstolo Paulo disse em Galatas 6 "aquilo
que o homem semear, isso também ceifará". É preciso se confrontar com
o amanha da colheita.
APRENDENDO COM JESUS
APRENDENDO COM JESUS
Jesus estava à mesa com os pecadores e publicanos – cobradores de
impostos. O que surpreende, entretanto, não é que Jesus esteja à vontade na
companhia de gente mal falada, mas que pessoas de reputação duvidosa e moral
escandalosa se sintam perfeitamente à vontade na mesa de Jesus.
Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e
disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu. Durante uma
refeição na casa de Levi, muitos publicanos e "pecadores" estavam
comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.
Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com
"pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por
que ele come com publicanos e ‘pecadores’?" Ouvindo isso, Jesus lhes
disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os
doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". [Marcos
2.14-17]
Fariseus, escribas, publicanos e pecadores. Os fariseus, nome que
significa “separados”, eram o mais ortodoxo e rigoroso segmento do judaísmo dos
dias de Jesus. Eles se consideravam “o verdadeiro Israel”.
Os escribas, também chamados doutores da Lei, eram estudiosos e mestres
da Torah, o texto sagrado dos judeus.À época os judeus eram colônia romana e
pagavam impostos exorbitantes.
Os publicanos eram os judeus coletores de impostos que trabalhavam para
Roma nas províncias e colônias romanas.Além de serem considerados traidores de
Israel, eram repudiados pelos fariseus e mestres da Lei, pois não apenas faziam
o serviço sujo para Roma como também estavam envolvidos em corrupção, cobrando
impostos abusivos em benefício próprio.
HÁ RAZÕES PARA ESTE APARENTE PARADOXO.
JESUS NÃO USAVA SUA AUTORIDADE PARA SE DISTINGUIR, MAS PARA SEDUZIR. O
biógrafo de Jesus, Marcos, parece desenvolver sua narrativa de modo a nos
conduzir propositadamente a essa cena. Apresenta Jesus ensinando com uma
autoridade jamais vista anteriormente, e contrapondo seu ensino ao modelo dos
religiosos escribas e fariseus. Admiradas, as pessoas se perguntavam a respeito
de Jesus: “O que é isso? Um novo ensino? De onde vem essa autoridade?” (Marcos
1.22,27).
Os mestres de Israel formavam uma casta iniciada na Torah, e por isso se
julgavam acima do povo simples, com quem falavam assentados “na cadeira de
Moisés”. Jesus se misturava entre as gentes, e enquanto falava
compartilhava os mistérios do reino de Deus a quem estivesse de coração aberto.
Geralmente os pecadores estavam mais prontos a ouvir, pois não se sentiam
intimidados nem menosprezados por Jesus. Sim, Jesus revela mistérios
espirituais aos simples e pecadores.
JESUS NÃO USAVA SEU PODER PARA DESTRUIR, MAS PARA PROMOVER LIBERTAÇÃO. Os
demônios devem temer a Jesus. Os seres humanos, não. Diante de Jesus os
espíritos maus davam passos para trás, em tom suplicante para que não fossem
destruídos (Marcos 1.23-26).
JESUS NÃO AMEAÇA OS SERES HUMANOS COM SEU PODER ESPIRITUAL. Não é
um feiticeiro gerando medo, adulação indevida e subserviência. Diferentemente
dos neofariseus, Jesus coloca os homens em pé, os ensina a andar com suas
próprias pernas e os conduz à autonomia responsável e reverente a Deus. Sim,
Jesus expulsa demônios e liberta seres humanos.
JESUS NÃO USA SUA PUREZA PARA SEGREGAR, MAS PARA ABRAÇAR OS EXCLUÍDOS. O
leproso que de Jesus se aproxima sabe que pode ser purificado. Na tradição de
Israel, o leproso era impuro, e todo aquele que com ele tivesse contato se
tornaria igualmente impuro. Mas Jesus, ao tocar o leproso, purifica o leproso.
Com o seu toque, em vez de ser maculado pela lepra, transfere sua pureza ao
leproso (Marcos 1.40-42). Sim, Jesus abraça os impuros.
JESUS NÃO USAVA SUA VIRTUDE PARA CONDENAR, MAS PARA OFERECER PERDÃO. O
paralítico que lhe é apresentado tem seus pecados perdoados (Marcos 2.5-7). Os
religiosos, partindo do princípio que somente Deus pode perdoar pecados,
expressam sua contrariedade. Jesus poderia lhes estender a mão: “Muito prazer,
Deus em carne e osso”. Sabedor de seu direito e do débito dos homens, Jesus
estende a mão como oferta de aproximação, perdão e reconciliação.
O olhar de Jesus não é condenatório. Sua voz não é acusadora. Seu tom
não é moralista. Sua mensagem não é de juízo, mas de salvação. Não vem para
promover “o dia da vingança de Deus”, mas para anunciar “o ano da graça do
Senhor”. Sim, Jesus perdoa pecados.
JESUS NÃO USA SUA TRADIÇÃO RELIGIOSA PARA SE EXIMIR DAS DORES DO MUNDO,
MAS PARA PROMOVER A VIDA. Os religiosos querem saber se é lícito curar no
sábado (Marcos 3.1-6). A interpretação de que guardar o sábado implica
distanciamento ao sofrimento humano é absolutamente rejeitada por Jesus
A Torah é caminho de vida e não pode ser usada para garantir aos
religiosos o lugar confortável e asséptico da omissão diante do ser humano que
sofre. O sábado foi criado para o homem, e não o homem para o sábado,
ensinou Jesus (Marcos 2.17). Sim, Jesus usa sua religião em favor da vida.
Devem ser temidos os homens que se valem de sua autoridade e poder
espiritual para intimidar e abusar de gente simples, sua pretensa superioridade
moral para segregar os pecadores, sua pseudo virtude para condenar os que não
se encaixam em seus padrões de pureza, sua religião para lavar as mãos enquanto
o mundo chora.
De fato, não surpreende que publicanos e pecadores se sintam à vontade
na companhia de Jesus. A mesa está posta: partilha dos mistérios divinos,
ação que promove libertação, abraços de inclusão, oferta de perdão, compaixão,
solidariedade e generosidade.
Para quem imagina que Jesus é condescendente com pecadores e seus
pecados, corações corruptos, e comportamentos imorais, é importante sublinhar
que chamava todos ao arrependimento. Não legitimava a vida torta. Mas não
olhava torto para ninguém. Aliás, olhava sim. Olhava torto para os que
acreditavam que não precisavam se arrepender.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
APRENDENDO COM BOAZ
APRENDENDO
COM BOAZ
Quem era Boaz e por que esta
informação é tão significativa para nós?
Embora o significado do seu nome não seja claro (parece ser algo relacionado com "rapidez" ou "força"),
duas coisas importantes ficamos
sabendo a respeito dele. Em primeiro lugar, Boaz é um parente de Elimeleque, um membro da família de
Elimeleque. Em segundo lugar, Boaz
é senhor de muitos bens. Vamos examinar uma expressão de cada vez.
Um parente
A importância crucial do elo
familiar de Boaz se tornará mais clara no devido
tempo. É importante, porém, que saibamos deste relacionamento, uma vez que é
apenas por causa deste parentesco com Noemi que Boaz cumpre o papel no qual
mais tarde se encaixa a história. Por
"família", o Antigo Testamento naturalmente se refere a uma
rede de relacionamentos muito mais ampla do que o nosso conceito de uma família nuclear moderna, constituída de mãe, pai e filhos.
A família do Antigo Testamento
consiste de todos aqueles que estão unidos sob o mesmo teto. Assim, a
"família" de Noé incluía sua esposa, seus filhos e suas noras.2
A família de Jacó incluía três gerações.3
Os servos e até mesmo os estrangeiros residentes eram incluídos na
família, como as viúvas e os órfãos que viviam sob a proteção do chefe da casa.4 A família no antigo Israel ficava
no centro de uma série de
relacionamentos ligados: com Deus, com Israel (o povo de Deus como um todo) e com a terra.
A família era o centro do
relacionamento principal da aliança do povo com o
seu Deus. Assim, os filhos de Noé com suas esposas (e os filhos, se
houvesse) estavam incluídos na aliança feita com Noé.
Quando Deus fez sua aliança com Abraão, todo macho (inclusive "o que tem oito dias") devia ser circuncidado. Até mesmo as criancinhas
eram bem recebidas na membresia da aliança, com base única na sua participação na família. Na noite de Páscoa, um cordeiro foi providenciado "para cada família". Toda a família permaneceu
segura no
local demarcado pelo sangue do Cordeiro. Deus operava nas famílias; o seu relacionamento com o seu povo, na
aliança, focalizava a vida familiar.
A família era a unidade básica da estrutura social
dos israelitas. Era também a unidade básica e
beneficiária do sistema israelita de propriedade da
terra, porque a terra, em última análise, pertencia a Deus e era concedida às famílias como herança.8 Portanto, na
maneira de ver dos israelitas, que se consideravam o povo da
aliança de Deus, as áreas social e económica estavam
ligadas à família como seu centro focal.
A solidariedade da família era, portanto, extremamente
forte no antigo
Israel, e os membros da família num sentido mais amplo tinham a obrigação de
ajudar e proteger uns aos outros quando houvesse
necessidade. Isto se via não apenas na convicção de que o nome da família de um homem devia ser preservado
em sua herança, mas também no costume do "levirato", através do qual isto se tomava possível. Conforme
veremos, o papel que Boaz desempenha
mais tarde na história deriva do fato de ele ser um parente: alguém da família de Elimeleque. Como que para garantir que nós
não percamos a importância do ponto, o fato é repetido novamente no versículo 3.
Talvez valha a pena refletir que
grande parte do interesse cristão pelo bem-estar da "vida
familiar" nos dias de hoje tem uma ênfase totalmente diferente da solidariedade familiar do Antigo Testamento. Como J. Gladwin observa com acerto, devemos ter o cuidado de não nos concentrarmos demasiadamente em determinados padrões culturais da
classe média ocidental, crendo serem eles necessariamente um modelo bíblico. Seria mais importante procurar, dentro de nossos próprios
termos e de nossa própria cultura, descobrir maneiras de refletir a interligação dos relacionamentos
familiares com a terra e com a sociedade
que o Israel do Antigo Testamento conhecia em seu contexto
Ainda que, naturalmente, não sejamos uma nação teocrática redimida como o era Israel, certamente podemos
desejar produzir uma sociedade que refuta,
num certo sentido, o triângulo
dos relacionamentos dentro do qual a família estava estabelecida no Antigo Testamento. Isto significa uma sociedade
na qual as famílias desfrutariam de
um grau de independência económica com base na participação equitativa da riqueza da nação; na qual a família pudesse sentir alguma relevância social e algum
significado dentro da comunidade; na
qual cada família tivesse a oportunidade de ouvir a mensagem da redenção divina
de um modo culturalmente relevante e significativo, tendo a liberdade de
reagir. Idealístíco? Talvez. Mas
pelo menos é um idealismo bíblico que de fato parece mais realista do
que a crença que busca uma sociedade moralmente revitalizada, desejando apenas
uma maior coesão familiar, sem atacar as
forças económicas que solapam a própria coisa desejada.
Precisamos afirmar não apenas a família mas também
as condições sociais dentro das quais a coesão familiar se torna
economicamente viável e socialmente digna.
Senhor
de muitos bens
A outra coisa que ficamos sabendo
sobre Boaz é que ele era um senhor de muitos bens. A expressão, às vezes,
significa homem "valente"; foi usada com
referência a Gideão, "homem valente", e a Jefté, "homem valente".11 Às vezes significa
homem de "poder", como na oração de Moisés por Levi: "Abençoa o seu poder, ó Senhor." Às vezes,
significa "riqueza", expressão diversas vezes usada por Isaías.
Também traz um sentido de valor moral; na verdade é a palavra que Boaz usou elogiando Rute em 3:11: "Toda
a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
Portanto, quando somos apresentados a Boaz,
somos apresentados a um homem de integridade, a um homem de influência, a um homem de recursos.
Todos esses
fatores na vida de Boaz, e, acima de tudo, o fato de ser "alguém da família", um parente de Elimeleque, serão
importantes no papel que ele desempenhará
dentro da história de Noemi e Rute.
"Por casualidade entrou ..." (2:2-3)
Rute, a moabita, disse a Noemi:
Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que mo favorecer. Ela lhe disse: Vai, minha filha. 3E/a se foi, chegou ao campo, e apanhava após os segadores; por casualidade entrou na parte que pertencia a Boaz, o qual era da família de Elimeleque.
Um dos
aspectos mais importantes da fé na providência de Deus é que ela nos ensina que até mesmo as coisas
acidentais estão dentro do seu cuidado.
O tema do
capítulo 2 passa agora para o crescente relacionamento entre Rute, a pobre e jovem viúva de Moabe, e Boaz, o influente homem de
recursos que era parente do falecido marido de Noemi. Rute, a esta altura,
totalmente ignorante da existência de Boaz, aproveita-se
de uma das generosas provisões da lei de Israel, que se refere à
respigadura.
Por causa da preocupação com os
desamparados, os pobres e os "viajantes", as leis levíticas exigiam
que os segadores nos campos por ocasião da
colheita, e também os agricultores nas vinhas e nos olivais, deixassem
uma porção dos frutos, inclusive às margens dos campos, para que fossem
colhidos pêlos necessitados. Os segadores não
deviam voltar para buscar o grão que tivessem deixado sem colher ou que
tivesse caído.
Em Levítico 19:9-10 nós lemos: Quando também segares a messe da tua terra, o canto do teu campo não
segarás totalmente, nem as espigas caídas colherás da tua messe. Não rebuscarás a tua vinha, nem colherás os
bagos caídos da tua vinha:
deixá-los-ás ao pobre e ao estrangeiro: Eu sou o Senhor vosso Deus.
O motivo da preocupação com os pobres e os oprimidos
está expresso em termos do caráter divino.
Repetidas vezes, neste capítulo 19
de Levítico, encontramos provisões para a vida doméstica, social, religiosa, económica e para os aspectos pessoais
da vida, junto com o refrão: "Eu sou o Senhor".
Há no caráter do Deus (o Senhor) da aliança alguma coisa que deve ser seguida com um
determinado padrão de comportamento
na vida do povo da aliança. Neste caso em particular, o deuteronomista
enuncia o motivo mais claramente: "Que
faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito."
Em outras palavras, sendo Deus um
Deus que liberta os escravos e
cuida dos pobres, dos desamparados e dos necessitados, as leis socioeconômicas do país devem expressar também esta preocupação humana, pois a terra
e o povo pertencem a esse Deus da
aliança, e o seu padrão de vida deve refletir a natureza dele.
Aqui surge uma questão muito
importante. Será que os países que herdaram
a fé cristã têm o dever de ajudar economicamente as áreas mais pobres do mundo? A preocupação com a
justa distribuição dos recursos da
terra não é uma opção confortável para o cristão. Ela fazia parte do significado
de pertencer ao povo da aliança de Deus.
A lei da respigadura era uma das maneiras que o antigo
Israel entendia como sua
obrigação neste sentido. Rute, sendo uma viúva pobre, podia aproveitar-se dela.
Rute sabia também que esta
provisão da lei era uma provisão generosa,
um sinal da graça que vai além dos direitos pessoais na posse de propriedades. Ela sabia que, embora fosse
obrigatório que o proprietário deixasse
alguma coisa para o pobre, era perfeitamente possível que senhores inescrupulosos dificultassem a vida dos respiga-dores.
Os pobres
dependiam, em grande parte, da boa vontade do proprietário, como se vê pela conversa de
Noemi com Rute, no final do dia:
"Bendito seja aquele que te acolheu" (2:19). O pedido de Rute a Noemi reconhece o fato: Deixe-me irão campo, e
apanharei espigas atrás daquele
que mo favorecer. A palavra
"favorecer " é usada com referência à graça de Deus (Noé "achou graça diante do Senhor"), como também expressa o caráter gracioso de uma pessoa
em relação à outra. Depois, falaremos mais sobre isto. Por ora, descobrimos que
Boaz está colocado no papel de generoso provedor, e Rute é a
pessoa necessitada que depende da graça de outra pessoa.
A gentil lealdade de Rute para
com a sua sogra, um dos aspectos mais atraentes deste
relacionamento já tão rico e bom, é destacada pelo pedido
de permissão que ela faz a Noemi, para ir ao campo. Noemi é o poder
propulsionador humano em que se baseiam as escolhas
de Rute nos capítulos 2 e 3.
Lemos que Rute, por casualidade,
entrou na parte do campo que pertencia a Boaz. Ou, como diz
a Edição Revista e Corrigida, "caiu-lhe em sorte uma parte do campo de Boaz". Temos aqui uma reafirmação da
fé do autor na graciosa providência de Deus. O escritor sabe, como também os
leitores, que não foi uma "sorte" ou "casualidade" acidental.
O que para Rute foi uma mera
coincidência em um conjunto de circunstâncias não planejadas,
entendemos (como Noemi entendeu mais tarde naquele dia; 2:20) que foi parte
da obra do cuidado gracioso de Deus.
"Deus tem o mundo em suas mãos", diz o conhecido hino. Ou, na linguagem mais refinada do
apóstolo Paulo, que, depois de
exaltar a misericórdia, as riquezas, a sabedoria, o conhecimento e o juízo de Deus, lembra os leitores
cristãos de Roma de que "dele e
por meio dele e para ele são todas as cousas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém."
Abraham Kuyper foi Primeiro
Ministro da Holanda no começo do século. Ele também era professor
de teologia, jornalista, escritor e amante da arte. Ele fundou a Universidade Livre
de Amsterdã em 1880, e na sua conferência
inaugural incluiu estas famosas palavras: "Não há uma polegada em
toda a área da existência humana que Cristo, o soberano de tudo, não
reivindique como sendo sua."
Kuyper tinha
a preocupação de colocar cada esfera da vida, de maneira consciente, sob o senhorio e domínio de Cristo, por causa da sua convicção que todo o mundo se encontrava
"em suas mãos"; de que
"dele e por meio dele e para ele são todas as cousas". Todos os acontecimentos que aparentemente são ocasionais e
que alteram a situação do mundo estão
nas mãos de um Deus que tem um propósito para esse seu mundo, um propósito que ele "propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude
dos tempos, todas as cousas, tanto
as do céu como as da terra".
O que temos pela frente, não
sabemos, se vamos viver ou morrer; mas sabemos que todas as
coisas estão ordenadas e certas. Tudo foi ordenado com
inerrante sabedoria e amor sem limites, por ti, ó nosso Deus que és amor. Que possamos ver a tua mão em todas as coisas, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor.
Tendo, assim, falado sobre a soberania de Deus, devemos, entretanto, nos guardar do ponto de vista estático e determinista sobre Deus que às vezes acompanha esse tipo de fé. O corolário não é que não passamos de peças em algum jogo de xadrez divino, ou de marionetes controlados por cordas nas mãos de um artista celestial.
Pelo contrário. Tanto o Antigo como o Novo Testamento deixam-nos diante do paradoxo (ao qual retornaremos mais tarde) de que as escolhas e as responsabilidades humanas são inteiramente nossas, e de que o desenvolvimento da nossa fé (com temor e tremor) é também obra nossa, precisamente porque Deus opera em nós "tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade".
Aqui na história de Rute vemos claramente
exemplificada a verdade de que a graciosa
providência divina não abafa a decisão e a ação humanas.
Antes, foi o pedido de Rute e o estímulo de Noemi, a acidental escolha do campo
e a livre decisão de Boaz de fazer a colheita
no seu campo naquela ocasião, que se tornaram instrumentos na mão de Deus para
o seu cuidado providencial. Esta visão de Deus, longe de ser estática e determinista, é viva, dinâmica e responsiva.
Parte da nossa dificuldade em entender este paradoxo
deriva talvez da
maneira como as tradições cristãs, tanto a católica quanto a protestante,
costumam explicar a graça. A tendência de ambas é considerar a graça de Deus como uma força. Às vezes, ela é vista como um poder extra por cima e acima da f orça humana,
uma outra camada de vida, como a nata por cima do leite. Às vezes, a graça é
considerada como o poder de uma cirurgia radical que extrai o pecado e coloca,
em lugar do poder do pecado original,
uma nova força. E naturalmente existe
certa verdade em tudo isto.
Mas a ênfase principal em nossa compreensão
da graça é que "graça" é uma palavra que traduz relacionamento pessoal. Graça significa, mais do que qualquer outra coisa, um "relacionamento cheio de
graça" entre Deus e nós. Quando "Noé achou graça" diante do
Senhor, a verdade é que Deus, com a sua graça, achou Noé e o convidou a se relacionar com ele de uma forma
especial. Assim, a graça de Deus não "age sobre nós" de maneira forçada, acabando com a nossa liberdade.
Antes, o relacionamento cheio de graça de Deus cria a nossa
liberdade. E a sua graciosa providência se
expressa em nosso tempo e espaço através da liberdade que temos, como seres humanos, de fazer escolhas, tornar
decisões e assumir responsabilidades.
A vida
parece (como deve ter sentido Noemi em suas amargas
experiências) um emaranhado de fios desconexos. Mas a fé na
graciosa providência divina traz consigo a certeza de
que aqueles fios emaranhados são apenas o avesso de uma tapeçaria, cujo lado direito apresenta uma mensagem de esperança e graça. Na verdade, a graça através do sofrimento e da
incerteza é um tema que se destaca tanto no Antigo como no
Novo Testamento.
Talvez
uma das experiências mais poderosas seja a do apóstolo Paulo, que orou três vezes pedindo a cura de seu "espinho na carne",
apenas para receber a resposta transformadora: "A minha graça te basta." Como ele mesmo aprendeu e
compartilhou conosco, o poder cheio
da graça de Deus "se aperfeiçoa na fraqueza" humana.
É este o ponto alto de sua carta, o vantajoso ponto para onde convergem as experiências
de Paulo como apóstolo (inclusive suas fraquezas, provações, alegrias e
"acidentes"). Aqui, na hora da necessidade, percebe-se mais claramente a generosa providência de Deus: o que sustentou o apóstolo em sua fraqueza foi a fé. Foi
igualmente a fé que, muito tempo
antes e com muito menos clareza, Rute partilhou e que o nosso autor está preocupado em expor aqui. Este
é o mundo de Deus e até mesmo nossa "sorte" ou
"casualidade" faz parte de sua providência
dominante.
Encontramos uma bênção semelhante no final do Salmo 129: "A bênção do Senhor seja convosco! Nós vos abençoamos em nome do Senhor!" Isto se parece muito com a bênção sacerdotal de Números 6:24: "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê paz." Ela provavelmente reflete a maneira como o sacerdote despedia a congregação depois do culto.
Mas o salmo usa a bênção apenas em contraste com uma maldição. Mais de uma vez o salmista
usa a linguagem da colheita ao fazê-lo, e a certa altura indica que partilhar as bênçãos fazia parte da ideologia da colheita em Israel.
A maldição contra "todos os que aborrecem a
Sião" expressa a brevidade e a fragilidade da vida
em termos de ser esta "como a erva dos telhados,
que seca antes de florescer". Descreve, então, o fracasso económico dizendo que "não enche a mão o
ceifeiro, nem os braços, o que ata
os feixes". Quando chegamos, portanto, ao versículo final, que fala
da ausência de confraternização no trabalho em que seria compartilhado esse
tipo de bênção, podemos presumir que aqui também se faz referência a um tema de
colheita. A comunhão da bênção partilhada
fazia parte da filosofia da colheita de Israel.
Além disso, a bênção que é apropriada para o culto é igualmente adequada ao local de trabalho. A troca de bênçãos entre Boaz e seus trabalhadores tem muita semelhança com o repartir da bênção no final do culto. Não há, no Antigo Testamento, separação entre o "sagrado" e o "secular": o todo da vida é vivido "diante da face de Deus".
Assim o Salmo 129 chega ao seu filial contrastando o silêncio dos futuros destruidores de Israel com aquilo que Maclaren chama de "pequeno e belo quadro de um campo de colheita, onde os que passam gritam seus votos aos alegres trabalhadores e recebem destes saudações iguais."
"A
bênção do Senhor seja convosco! Nós vos abençoamos em nome do Senhor!" Esse também é o quadro aqui em Rute 2: a alegria do trabalho e a invocação das
bênçãos do Senhor sobre o fruto do
árduo labor.
Temos aqui um reconhecimento implícito de uma dependência essencial, ainda que amadurecida (nada infantil), de Deus. No nível da ordem natural, a compreensão de Deus como Criador traz consigo uma compreensão do mundo como uma coisa contingente em sua existência e ordem: isto é, ele poderia ter sido feito de maneira diferente, e a sua existência atual depende totalmente de Deus para continuar sendo assim.
Como T. F. Torraiice, S.
Jaki e outros argumentam, esta
é uma pressuposição básica de toda obra científica experimental. Se a ordem do universo fosse uma ordem
logicamente necessária, nós a descobriríamos pensando
nela sentados em nossas poltronas.
Sendo a sua ordem contingente, só podemos descobrir os padrões da natureza através da experiência. E ainda assim a ciência também aceita que o universo é ordeiro e não caótico. O cristão responde dizendo que ambos, tanto ordem quanto contingência, derivam da racionalidade do Criador, que com liberdade de senhor deu a este mundo uma limitada liberdade na dependência dele.
E isto se aplica tanto ao nível pessoal como ao
impessoal. Nós somos seres morais e racionais, cujas vidas, sob todos os
aspectos, refletem os limites de nossa
humanidade como criaturas dependentes do Criador, e também uma limitada liberdade de responder-lhe em gratidão e
adoração ou de ignorá-lo em suposta autonomia. É pela gratidão e pela adoração que desfrutamos as riquezas da
verdadeira liberdade humana dentro dos limites divinos, e é esta que se
torna a base de nossa própria criatividade
humana em amor.
A psicanalista Melanie Klein escreve muito sobre a
interação de um senso de "confiança em alvos pessoais
bons" com a capacidade de expressar gratidão e, então,
sobre o elo íntimo entre gratidão e generosidade. De fato, ela argumenta
persuasivamente que é o cultivo de uma atitude de gratidão (ela cita, por
exemplo, certos hábitos enfatizados pêlos rituais cristãos,
como o de dar graças antes das refeições) que pode
mitigar os impulsos destrutivos dentro de nós, como a inveja e ganância.
O reconhecimento de dependência e de gratidão joga um papel nada desprezível em nossa vida emocional, no sentido de
libertar-nos dos efeitos deformadores da inveja e da mania de perseguição, e de liberar nossa capacidade de ser
generosos e criativos. Para a Srta.
Klein, tal confiança tem uma relação predominante com a confiança da
criança em sua mãe e com o amadurecimento emocional
que pode advir de tal relacionamento.
Com muito mais frequência poderia (e deveria) o reconhecimento da dependência e, portanto, um
sentimento de gratidão para com o Deus da aliança levar-nos a reações de generosidade nos nossos relacionamentos com os
outros. Este foi certamente o caso de Boaz.
A jovem moabita: "Sendo eu estrangeira" (2:5-13)
Depois perguntou Boaz ao servo encarregado dos segadores: De quem é esta moça? &Respondeu-lhe o servo: Esta é a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe. 7Disse-me ela: Deixa-me rebuscar espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após dos segadores. Assim ela veio, desde pela manhã está aqui até agora, menos um pouco que esteve na choça. sEntão disse Boaz a Rute: Ouve, filha minha, não vás colher a outro campo, nem tão pouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas. 9Estarás atenta ao campo que segarem, e irás após delas. Não dei ordem aos servos, que te não toquem ? Quando tiveres sede, vai às vasilhas, e bebe do que os servos tiraram.
10 Então ela, inclinando-se, rosto em terra, lhe disse: Como é que me
favoreces e fazes caso de mim, sendo eu estrangeira? 11Respondeu
Boaz, e lhe disse: Bem me contaram tudo quanto
fizeste a tua sogra, depois da morte de teu marido, e como deixaste a teu povo e a tua mãe, e a terra onde nasceste e vieste
para um povo que dantes não conhecias. 12O Senhor retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas vieste
buscar refúgio. l3Disse ela: Tu me
favoreces muito, senhor meu, pois me consolaste, e falaste ao coração de tua serva, não sendo eu nem ainda como
uma das tuas servas.
Tem-se dito com frequência que um
dos propósitos com que o livro de Rute
foi escrito foi a oposição à rígida impermeabilidade da aplicação das leis contra o casamento inter-racial
que aconteceu no período de Esdras e Neemias. Conforme
já sugerimos, entretanto, é provável
que o livro de Rute tenha sido escrito antes do exílio; de qualquer forma, ele não tem o aspecto de um tratado polémico político. Não obstante, seja como for, o livro
não apresenta sérios empecilhos
àqueles que pensam no povo de Deus, no Antigo Testamento, como a raça israelita
para a qual a questão do casamento inter-racial
estava sujeita a sanções legais. Este é um ponto de vista comum.
A própria Rute se considerava "uma estrangeira". Um rápido exame das leis do Pentateuco que proibiam o casamento entre israelitas e estrangeiros também parece apoiar o ponto de vista de que o povo de Deus era definido em termos raciais.
Assim, em Deute-ronômio 7:3, o povo de Deus, na iminência de entrar em Canaã, é
comparado às nações que já ocupavam a terra, e recebe esta advertência: Não "contrairás matrimónio com
os filhos dessas nações: não darás
tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos! Isto
não parece enfatizar uma preocupação com a pureza racial entre o povo de Deus? É um princípio que, nos
últimos anos, tem sido explorado
consideravelmente na política do "apartheid" da África do Sul. Mesmo assim, é um ponto de vista erróneo.
Em um artigo
sobre "Racismo e a Bíblia", John Austin Baker começa dizendo o seguinte: "Quando buscamos
orientação e sabedoria na Bíblia
para os nossos problemas raciais, a primeira coisa, e a mais importante, que devemos absorver é que a
Bíblia não tem absolutamente nada a nos dizer."
O que ele quis dizer com esta declaração totalmente
sem artifícios é que "raça", nos termos em que
refletimos, é um conceito do qual os escritores
da Bíblia não tinham a mínima ideia. As diferenças, para não dizer
antagonismos, do mundo antigo não eram sobre raça, no nosso
sentido étnico ou de diferenças de cor; tinham a ver com cultura, tradição e religião. O único tipo de
discriminação que encontramos no
Antigo Testamento é a cultural e a religiosa, e não a racial. Na
verdade, a proibição deuteronômica sobre casamentos mistos, que citamos pouco atrás, foi feita para justificar
a lei: não era uma preocupação com
raça, mas com religião.
Os casamentos com mulheres estrangeiras foram proibidos, "pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses".33 Além disto, os motivos subjacentes na linha dura assumida por Neemias depois do exílio foram precisamente os mesmos: o casamento com "mulheres estrangeiras" seria o mesmo que (como aconteceu com Salomão) seduzir o povo de Javé à adoração de outros deuses.
Não é uma proibição de casamento inter-racial, mas, sim, uma forte
proibição de casamento inter-religioso. Mas mesmo esta proibição não
devia enfatizar a exclusividade como tal.
Esdras e Neemias não desistiram da visão universal de
"Deutero-Isaías". Eles, antes, insistiram numa base moral e religiosamente definida sobre a qual uma
tal visão de missão mundial poderia ser realizada. O povo de Deus deve ser
reconhecido por suas diferenças culturais, morais e religiosas. Mas não
se trata, de forma alguma, de uma questão de
"raça".
Isto acaba com qualquer tentativa de defender a segregação racial e a discriminação com base num suposto princípio bíblico de "pureza racial". O primeiro princípio sobre o qual se deveria basear qualquer discussão cristã da questão racial é que "no que se refere à raça humana, só existe um único grupo".
Ser membro do povo da aliança de Javé, portanto, é uma questão de fé na
promessa universal de graça, e não uma
questão de raça, cor ou antecedentes étnicos. E este sempre tem sido o
padrão de fé do Antigo Testamento. Com certa ironia,
Baker comenta sobre os "partos, medos e elamitas e os naturais de
Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia; da Frigia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia nas
imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos,
cretenses e árabes", mencionados em Atos 2, destacando o fato de
que eles estavam reunidos em uma comunidade
universal sob a antiga aliança para
prestar culto em Jerusalém quando o dom pen tecos tal do Espírito Santo foi derramado. O que os unia inicialmente
era sua fé em Javé.
E foi o que ocorreu com Rute e Boaz. Embora Rute se
entendesse como uma "estrangeira", Boaz a recebe como membro da
família de Javé, sob cujas asas ela veio buscar refúgio.
A insistência do evangelho do Novo Testamento, em que a graça de Cristo e a f é dos cristãos transcendem todas as barreiras raciais e devem ter expressão nos relacionamentos da comunidade, baseia-se na convicção fundamental de que Deus "de um só fez toda raça humana".
O Salvador que os cristãos proclamam é um
salvador universal que participa de
nossa humanidade comum. O diálogo do próprio
Jesus com a mulher de Samaria, junto ao poço de Sicar, destaca esse mesmo ponto. E é esta insistência do
Novo Testamento que é prefigurada na generosa atitude de Boaz, o belemita, para
com Rute, a viúva de Moabe.
Como é que me favoreces e fazes caso de mim? (2:10). Já percebemos que Rute se considerava dependente da graça. Face a face com Boaz, ela novamente reconhece na solícita generosidade deste os sinais da graça ("favoreces"). Boaz obviamente já tinha ouvido falar da volta de Noemi e Rute de Moabe a Belém (versículo 11). Sabia que Rute aceitara a fé em Javé e ouvira do seu devotado serviço à sogra, o que era provavelmente reforçado pela notícia da persistência de Rute o dia todo no trabalho (2:7).
Ele sabia que ela desistira de sua família e amigos, de
sua religião e da companhia de seus compatriotas para ficar com Noemi. Boaz sabia que Rute, tal como Abraão, deixara a casa de seu pai e a sua
parentela para ir a uma outra terra, não sabendo o que lhe reservava o futuro. E ele sabia que isto era uma prova da profundeza da fé recém-descoberta de Rute em Javé
(2:12), uma fé que se expressava em
amor.
A notícia de que aquela era a moça moabita que veio com Noemi da terra de Moabe não surpreendeu a Boaz quando ele perguntou ao encarregado dos segadores quem era a nova jovem que rebuscava no campo (versículo 5).
Boaz imediatamente responde com a
instrução de que ela
deve ser tratada com respeito (versículo 9). Rute recebe esta iniciativa como um sinal da graça (versículo 10),
outra indicação para ela, talvez, da
graciosa providência do seu novo Deus.
Aqui, porém, um outro aspecto do significado da graça começa a se tornar claro. Já falamos do relacionamento cheio de graça entre uma pessoa e Deus, que capacita colocar as mudanças e as oportunidades dos acontecimentos deste mundo dentro de uma nova perspectiva: ver "o mundo inteiro nas mãos dele". Também mencionamos a graça através do sofrimento, o qual sustentou Noemi em suas amargas experiências: uma graça que é suficiente, que é "perfeita" em situações de fraqueza humana. Vemos aqui que a graça também tem muito a ver com a provisão das necessidades pessoais.
Em sua graciosa providência, além de governar o seu mundo, Deus também o sustenta e provê o necessário. O salmista adora a Deus pela sua grandeza, não apenas como Criador, mas também como sustentador e provedor.
O mundo não é apenas um mundo ordeiro (como o indica a nossa compreensão da criação e o fato de o empreendimento científico ser possível); é, como dissemos, um mundo contingente, lembrando-nos a nossa contínua e constante dependência da graça mantenedora de Deus. A manutenção e aprovisão de Deus para o seu mundo também são um aspecto de sua graça. E a sua provisão cheia de graça para conosco geralmente se expressa através da generosidade cheia de graça dos outros.
É Noemi quem, naquele mesmo dia (2:20), relaciona mais claramente a generosidade de Boaz com a provisão cheia de graça de Deus; mas talvez mesmo antes essa relação já tivesse começado a despontar na mente de Rute. Boaz empenhou-se em ser gentil: "Não vás colher a outro campo ...ficarás com as minhas servas ... e irás após elas ... Quando tiveres sede... bebe do que os servos tiraram" (2:8-9). Certamente suas palavras gentis e a oferta de pelo menos uma posição temporária em sua casa (ficarás com as minhas servas) foram um conforto para a viúva de Moabe. Talvez fossem para ela o primeiro sinal do fim do escuro túnel que ela vinha atravessando desde a morte do seu marido. Foram um sinal de esperança.
Humildade
e responsabilidade
"Deixa-me rebuscar... Então ela, inclinando-se, rosto em terra... não sendo eu nem ainda como uma das tuas servas (2:7,10,13). Se Boaz percebeu em Rute a devoção de sua lealdade para com Noemi, não poderia deixar de perceber nela a sua humildade em relação a ele. Embora a lei, como já vimos, exigisse o cuidado para com os pobres, Rute não insistiu em seus direitos. Humildemente ela pedira permissão ao servo encarregado: Deixa-me rebuscar. Este humilde reconhecimento de sua dependência também se vê na sua outra resposta: "Mas o que estou dizendo ao me chamar tua serva? Eu não sou digna de ser comparada com a menos importante das tuas servas!"
Em seu importante comentário sobre direitos humanos (Human
Rights: a Study in Biblical Themes), Christopher Wright começa, não com "direitos", mas com a "responsabilidade para com
Deus", que ele considera como a característica
essencial do que significa ser humano.
Não podemos escapar à responsabilidade, pois isto não está em nosso poder como criaturas. Mesmo tentar negá-la é reconhecer sua realidade. Assim Caim, até mesmo ao tentar isentar-se da responsabilidade para com o seu irmão, pelo simples fato de responder a Deus, admite a sua responsabilidade para com o seu Criador.
E inseparável dessa responsabilidade primeira está o fato de que Deus nos considera responsáveis pelo nosso próximo. Considerando que não podemos escapar ao fato intrínseco de nossa constituição humana, que é a responsabilidade para com Deus, tampouco podemos fugir ao seu correlativo divinamente imposto, a nossa obrigação diante de Deus pêlos outros seres humanos.
As características que mais se
destacam em Boaz, um homem de fé, e em Rute, uma mulher de fé, aqui neste parágrafo,
são as suas respectivas recusas de se apegarem aos seus direitos (Boaz como proprietário, Rute como rebuscadora). Temos,
antes, evidências de sua humilde
disposição de expressar a fé em Deus cuidando (Boaz para com
Rute), e de gratidão e humildade aceitando o cuidado (Rute para com Boaz). Uma fé viva, às vezes, é
demonstrada no ato de dar, outras
vezes, na disposição de aceitar com gratidão.
Como já notamos antes, nunca devemos formular a nossa compreensão da providência soberana de Deus de tal forma a diluir a nossa responsabilidade humana. A graça de Deus não elimina a nossa liberdade; antes, a graça cria a liberdade. E a primeira premissa de toda moralidade é que a pessoa moral é responsável. Na Bíblia, a responsabilidade fica atribuída às pessoas feitas à imagem de Deus, e contém o senso de "resposta" ao Criador, que nos considera responsáveis.
Nossa compreensão cristã da queda humana, na qual o pecado desordenou todos os aspectos de nossa personalidade e relacionamentos, significa que uma responsabilidade humana totalmente restaurada deve estar ligada à nossa total restauração como pessoas, à medida que nos tornamos mais e mais semelhantes a Cristo. Assim, como em todos os aspectos da vida cristã, há uma ambiguidade no exercício de nossa responsabilidade entre o "agora" do hoje e o "ainda não" do futuro dia do Senhor.
A responsabilidade é,
portanto, uma admissão e um alvo. Devemos ficar atentos aos efeitos
debilitantes dos pecados de outras pessoas, e dos nossos próprios, no exercício de nossa responsabilidade,
mas não temos a liberdade de anular a nossa responsabilidade moral por
causa de qualquer tipo de determinismo. Toda a nossa vida está sob o que
Barth certa vez chamou de "mandato global da
liberdade responsável".' Ser responsável é viver como se prestássemos conta a Deus e cuidássemos dos
outros, dentro dos limites da liberdade que temos neste mundo.
E existem
limites. O fato de ser um mundo criado, estabelece limites à nossa liberdade. Somos livres como criaturas de Deus; portanto tal liberdade não é arbitrária. O fato de nossa constituição
física, genética e
psicológica coloca limites à nossa liberdade; somos o que somos, em certo sentido, por causa do que foram os nossos pais. Há limites estabelecidos pelas personalidades e necessidades
dos outros: a lei do amor nos obriga
a não exercer a nossa liberdade às custas da humanidade de qualquer
outra pessoa. Somos obrigados, antes, a exercê-la para o maior bem dos outros.
A existência do pecado também coloca limites à nossa liberdade, de tal forma
que nem sempre somos capazes de fazer o que
sabemos ser o bem, mesmo quando
desejamos fazê-lo. E há limites morais à nossa liberdade, que indicam
que, às vezes, temos que dizer "não devemos" quando a tecnologia diz "podemos". Estes limites
precisam ser enfatizados em nosso contexto de devastação ecológica, na
licenciosidade sexual, na proliferação
das armas nucleares e no congelamento dos embriões humanos.
Responsabilidade é aprender a
"amar dentro dos limites"46, é um diálogo responsável com as restrições que nos são
impostas, sempre abertos
à direção e à graça de Deus, sempre abertos às reivindicações éticas prioritárias das necessidades dos outros. E isto que a experiência
da fé em Deus significava para Boaz e Rute. Podemos aprender com eles a importância de se viver dessa forma.
O Senhor da Aliança
O Senhor retribua o teu feito, c seja cumprida a tua recompensa do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio (2:12-13). Javé, o Senhor, como já observamos anteriormente, é o nome do Deus de Israel na aliança. De acordo com Êxodo 6:2s., o significado deste nome foi esclarecido a Moisés quando Deus prometeu, lembrando sua aliança com Abraão, Isaque e Jacó, libertar e resgatar "com braço estendido" o seu povo, então escravo no Egito. Foi Javé, o Senhor, quem, de acordo com Êxodo 19:3ss., chamou Moisés e estabeleceu com ele a sua aliança no Sinai, uma aliança na qual percebemos pela primeira vez a ideia do "povo escolhido".
Foi sob o nome Javé que, segundo
Êxodo 20:lss., Deus enunciou os Dez Mandamentos, essa destilação fundamental de
princípios e preceitos que descrevem o caráter
de Deus e também o padrão de vida apropriado a um povo que fez aliança com Deus, que mais do que qualquer
outra coisa estabeleceu os limites morais para o povo de Deus, e que,
em maior ou menor extensão, se reflete em
todas as outras leis do Pentateuco, no Antigo
Testamento, como também no Sermão do Monte e nas cartas de Paulo, no Novo Testamento.
A aliança do Sinai foi modelada segundo os tratados de suserania comparativamente comuns no antigo Oriente Médio. Quando os reis dos grandes impérios (o Egito, os hititãs, a Assíria) conquistavam um reino menor, eles podiam permitir que o rei subjugado retivesse o governo do seu reino, contanto que fizesse um juramento de vassalagem ao conquistador.
Através desse tratado de suserania,
o subjugado jurava vassalagem
ao "grande rei" conquistador. Esta terminologia passou para o registro israelita no seu relacionamento pactuai com Deus. Contrastando a aliança do Sinai com a
aliança abraâmica que a precedera e
a aliança davídica que se seguiu a ela, G. J. Wenham escreve:
A aliança do
Sinai não teve como modelo um privilégio real, mas sim um tratado de vassalagem, uma forma legal em que as obrigações do vassalo são muito mais proeminentes. Mas
mesmo então as leis são estabelecidas em um contexto de graciosa
iniciativa divina. A obediência à lei não é fonte de bênção, mas aumenta a bênção
já concedida.49
Há,
portanto, um padrão de escolha divina e iniciativa da graça, de obediente reação humana em adoração e serviço, que, por sua vez, leva a um gozo maior de outras bênçãos divinas.
Voltando agora à oração de Boaz
em favor de Rute (2:12), podemos ver uma clara evidência da consciência que este tinha de ser membro dessa família pactuai do Deus de Israel. O seu
conhecimento de Deus como
Javé, o Senhor; a sua descrição da graça de Javé em termos de "asas de refúgio"; seu reconhecimento, então, da reação humilde
e obediente de Rute para com a graça, em sua devoção a Noemi; e, finalmente, sua expec tativa de que o Senhor a
abençoaria plenamente, tudo indica o padrão do relacionamento de Deus
com o seu povo dentro da aliança. "Nestas palavras", comentam Keil e
Delitzsch sobre este versículo, "vemos a piedade genuína de um verdadeiro
israelita." "Retribuição" e
"recompensa"
A devoção cristã sempre teve a devida cautela de não fazer o bem "por amor a uma recompensa". Mas as palavras que Boaz usa aqui são "retribuição" e "recompensa". Essa oração de Boaz pedindo a Deus um "pagamento" para Rute por seu devotado serviço deve ser entendida no contexto de sua fé no Senhor da aliança. A palavra "retribuição" é usada com diversas e diferentes nuances no Antigo Testamento. Está relacionada com a palavra "paz". Pode ter sentido de "pagamento", como quando Eliseu diz à mulher de um dos filhos dos profetas: "Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida."
Pode ter o sentido de
"reparação". Se um boi ou um jumento caísse em uma cova que fora aberta por um homem e ficara sem cobertura,
a lei do Livro da aliança exigia que ele fizesse a "reparação". Semelhantemente, "quem matar um
animal, o restituirá: igual por igual"
A oração de
Boaz é, portanto, que Deus "recompense convenientemente" a Rute por todo o seu sofrimento e
altruísmo para com Noemi, que ela
seja "suficientemente paga" e "restaurada a uma condição de inteireza e paz" novamente.
Mas por que deveríamos nos preocupar com "pagamentos" e "recompensas"? Não parece que, deixando de lado a piedade, passamos a um prudente interesse pelo que poderíamos receber por causa dela? Será que a fé de Boaz aponta para uma crença que diz ser preciso ganhar o favor de Deus através de serviço sacrificial?
O Novo Testamento não destaca principalmente que somos justificados pela graça mediante a fé, e não pelas obras? Mas então nos lembramos de que o Novo Testamento também parece ter muito a dizer sobre recompensas. Jesus fala de um "grande galardão nos céus" para aqueles que são perseguidos.
Ele ensina que o Pai que vê seus filhos dando esmolas, orando e jejuando em segredo, irá recompensá-los. Nem um copo de água fresca ficará sem recompensa; e Deus é chamado de "galardoador" daqueles que o buscam, e aquele que recompensa seus profetas e santos. E agora? Talvez seja conveniente fazer aqui uma distinção entre o que se costuma chamar de recompensas "arbitrárias" e aquelas que são "verdadeiras" recompensas. As recompensas arbitrárias não têm qualquer relação direta com o comportamento que as causou.
Não há
necessariamente nada de errado
em se ser recompensado arbitrariamente (como receber dinheiro por uma pintura a óleo que você criou). Seria
um erro, 110 entanto, buscar a recompensa
arbitrária só por amor a ela. É este o defeito dos hipócritas que tocam suas trombetas e oram nas esquinas e desfiguram seus rostos quando jejuam
"para serem vistos pêlos homens".
As "verdadeiras" recompensas, pelo contrário, são consequências diretas e integralmente relacionadas com o comportamento (como a satisfação de ser capaz de pintar depois de muita prática). Assim, a verdadeira recompensa de se dar esmolas, orar e jejuar é o relacionamento com Deus, o que essas atividades pretendem expressar. Portanto, quando Jesus insiste em que as boas obras deveriam ser feitas sem interesse em recompensa, ele também dá a entender que a "verdadeira" recompensa pela bondade deve ser deixada com Deus. Um precioso relacionamento com Deus é a "devida recompensa" da obediência amorosa em resposta à sua iniciativa de graça e amor.
A Edição Revista e Corrigida capta o sentido, se não a tradução exata, de Génesis 15:1: há algo do próprio Deus experimentado em todos os seus benefícios. A sua palavra a Abraão foi: "Não temas ... eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão." Calvino, comentando este versículo, diz que a palavra "galardão" tem a força de "herança" ou "felicidade". Ele insiste que deveríamos gravar profundamente em nossas mentes que só em Deus temos a mais elevada e completa perfeição de todas as coisas, e que "seremos verdadeiramente felizes quando Deus nos for propício; pois ele não somente derrama sobre nós a abundância de sua bondade, mas oferece-se ele mesmo a nós para que o desfrutemos."
Qualquer pessoa que esteja completamente convencida de que a sua vida está protegida pela mão de Deus, e de que ela nunca pode ser miserável enquanto Deus for gracioso para com ela; e que, conseqüentemente, recorra a esta certeza em todos os seus cuidados e problemas, encontrará o melhor de todos os remédios para todos os males. Não que os fiéis possam ficar inteiramente livres de temores e cuidados quando sacudidos por temporais de lutas e misérias, mas porque a tempestade é acalmada no seu próprio peito; e, assim, sendo a defesa de Deus maior do que todo perigo, a fé triunfa sobre o medo.
A oração de Boaz em favor de Rute
fala de sua experiência de um relacionamento rico com Deus como a "devida
recompensa" por sua lealdade
para com Noemi, resultante, segundo ela crê, da nova fé no Deus da aliança de
Israel.
As
asas de refúgio
A oração de Boaz termina com esta frase, que de diversas maneiras focaliza o tema de todo o livro. Ela inclui este gracioso quadro de Deus como uma águia que estende as asas sobre os seus filhotes. O hino de Moisés registrado em Deuteronômio 32:lls. usa a mesma imagem: "Como a águia desperta a sua ninhada, e voeja sobre os seus filhotes, estende as suas asas, e, tomando-os, os leva sobre elas, assim só o Senhor o guiou." Figuras semelhantes encontramos nos salmos.
As "asas" de Deus descrevem um lugar de segurança ("Esconde-me, à sombra das tuas asas, dos perversos") ou um lugar de refrigério ("Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! por isso os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas. Fartam-se da abundância da tua casa, e na torrente das tuas delícias lhes dás de beber").
Em outras passagens a figura é de um lugar de quietude na tempestade ("Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades").
Algumas vezes descreve um lugar de auxílio e descanso ("Porque tu me tens sido auxílio; à sombra das tuas asas eu canto jubiloso"). Outras vezes o pensamento é de esperança quando as circunstâncias amedrontam ("O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio. Pois ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Cobrir-te-á com as suas penas, sob suas asas estarás seguro: a sua verdade é pavês e escudo. Não te assustarás ,..").
Segurança, refrigério, quietude, auxílio, descanso, esperança: estas são as palavras
associadas com as "asas"
de Deus.
Há no ser humano um anseio básico
por Deus, captado na figura do filho
pródigo longe do lar, e na afirmação de Agostinho, de que nossos corações não encontram paz até que encontrem o seu
repouso em Deus, e na "noite, no escuro e no medo"
citados por alguns dos nossos
escritores contemporâneos. Como satisfaz à pessoa "alienada", aquela que se sente "sozinha na
insensível imensidão do universo", descobrir que, longe de estar "em pedaços"
a antiga aliança, Deus está presente:
Deus se importa, Deus governa, Deus provê.
Ó Senhor nosso Deus, que o abrigo de tuas asas dê esperança. Protege-nos e preserva-nos. Tu serás o Sustento que nos dá o apoio desde a meninice até quando as nossa cabeças ficarem grisalhas. Quando tu és a nossa força, nós somos fortes, mas quando a nossa força é a nossa própria, somos fracos.
Em ti habita o nosso bem para sempre, e quando nos desviamos de ti, voltamo-nos para o mal. Faze que finalmente voltemos para o lar, ó Senhor, para que não nos percamos, pois em ti habita o nosso bem que não tem mácula, pois és tu mesmo. Não tememos que não haja lar para retornar. Nós nos afastamos dele; mas o nosso lar é a tua eternidade e ela não desmoronou porque nós nos afastamos.
Que Rute encontre no Deus de Israel tal provisão para as suas ' necessidades! Sua porção foi a de uma viúva sozinha em terra estranha, e parece que ela agora se encontra em contínuo perigo de ser molestada (2:22).
Ela passou fome, mudanças,
ansiedade e sem dúvida ficou
emocionalmente esgotada. Como precisa de um lugar de segurança e refrigério! Ela anseia por encontrar
quietude, repouso e uma nova
esperança. A oração de Boaz é que ela encontre tudo isto através da sua confiança em Javé.
Como nos revela o restante da história, descobrimos que aquele que fez esta oração é de fato aquele através de quem ela será atendida! É através do próprio Boaz que Rute recebe segurança, refrigério e alimento, encontra um lugar de repouso na alegria do casamento e a esperança de um novo lar e um novo nome familiar.
Nós, na qualidade de povo da aliança de Deus, o Israel que pertence a Cristo, podemos fazer acertadamente a mesma oração para nós e para os outros. Podemos experimentar o refúgio de suas asas e ao mesmo tempo estar prontos para ser o meio de outros passarem pela mesma experiência. Como Helmut Thielicke expõe no final do seu grande sermão sobre o filho pródigo e o pai que o aguarda. "Há para todos nós uma volta ao lar, porque existe um lar."
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