(Gênesis 25:1)
O texto apresentado fala de uma mulher chamada Quetura.Quetura em hebraico significa perfume.
Em Gênesis 24:67 diz que “depois da
morte”, em se referindo a Sara, Abraão casou-se com outra mulher cujo
nome era Quetura. Com essa mulher aprendemos algumas lições preciosas
das quais quero compartilhar e homenagear todas as mulheres que, à
semelhança de Quetura, continuam perfumando a vida de homens de Deus e
exalando “o bom perfume de Cristo”.
A morte, o luto, a tristeza bateram à porta de Abraão, o “amigo de Deus”. Conforme registro de Gn 25:6 e I Cro 1:32,33 Quetura era concubina de Abraão, ou seja, chegou a conviver com Sara. Depois da morte de Sara, por certo, essa mulher teve que conviver com a marca de ser a “segunda”. As comparações eram inevitáveis. Sara era bonita, você nem tanto alguns diziam. Sara foi visitada por anjos e você? Perguntavam outros. Abraão amava Sara será que te ama? Indagavam ainda outros. Não é fácil viver à sombra de outra pessoa. Não é fácil ser a segunda. Não é fácil ser vista como inferiorizada, menor, cobrada. Não é fácil exalar perfume em meio ao desprezo, a zombaria e a “síndrome” de ser a segunda. Amadas irmãs Sara estava morta, mas as comparações e cobranças eram reais. Sara estava morta, mas não faltavam os que enxergavam Quetura como uma oportunista. Contudo, à luz do texto aprendamos com Quetura algumas lições preciosas:
1) Não queira ser a primeira sem a autorização do Senhor. Espere em Deus. Enquanto Sara era vivia Quetura jamais ousou querer o seu lugar. Não queira os primeiros lugares destruindo pessoas. Não queira galgar o primeiro lugar às custas do sofrimento dos outros.
2) Não aceite comparações. Você é peculiar, ninguém é como você. Sara deu um filho a Abraão, Quetura deu vários. Você pode não ser a mais bonita, mas pode trazer alegria onde só há tristeza. Você pode não ter sido visitada por anjos, mas pode ser um anjo na vida de alguém (Sl 118:7).
3) Em Gn 24:67 diz: “Depois da morte”. Depois da morte Quetura gera vida. Diz o texto que ela teve filhos e filhas. Em meio a morte você pode ser um instrumento de Deus para gerar vida.
4) A vida de Quetura nos ensina que independentemente do lugar ou posição em que nos encontramos Deus pode nos fazer participantes de suas promessas. Em Gn 17:6 a Bíblia diz que de Abraão sairiam reis. Quetura gerou reis. Abençoada, você não pode imaginar o que Deus pode fazer na sua vida e através de sua vida!
5) Diz o texto em Gn 25:7 que Abraão viveu 170 anos. Provavelmente quando ele se casou com Quetura tinha entre 130 a 140 anos. Isso significa que Quetura viveu ao lado do “amigo de Deus” pelo menos umas três décadas. Mulher de Deus, saiba que o melhor Deus para sua vida ainda está por vir. Os melhores anos da vida de Quetura foram ao lado de Abraão. Diz o texto ainda que Abraão morreu em ditosa velhice, isto é, Quetura o fez feliz.
O exemplo de Quetura é um desafio não só para mulheres, mas também para homens. Em meio às tristezas, a morte, o desprezo, as comparações injustas, as cobranças da vida para sermos os primeiros lembre-se: Você pode perfumar vidas. Você pode exalar o bom perfume de Cristo. Você pode ser um instrumento de Deus para trazer vida e espantar a morte. Você pode trazer alegria onde a morte reina. Você também pode ser chamada de aquela que perfuma. Uma mulher chamada “perfume”. Não permita que as agruras da vida impeçam o exalar do seu perfume. Mulher, lembre-se seu nome é PERFUME.
ORAÇÃO: Querido Deus a tua palavra afira que nós somos o “bom perfume de Cristo”. Ajuda-nos, portanto, a perfumar com as nossas vidas àqueles que nos cercam.
Autor: Manoel Neto
Fonte: caminhandocomosenhor.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário