LIÇÕES DE VIDA E ENSINAMENTOS - TUDO SOBRE OS PERSONAGENS MAIS MARCANTES DA BÍBLIA SAGRADA - OS VILÕES E HERÓIS DA BÍBLIA SAGRADA E SUAS EXPERIÊNCIAS
quarta-feira, 22 de agosto de 2018
APRENDENDO COM SAMUEL (PARTE 5)
OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR
As palavras de Samuel para o rei Saul continuam ecoando pelo tempo afora:
“Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça a Palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar; e atender é melhor que a gordura de carneiros.” (1 Samuel 15:22).
O texto é bem claro: obedecer é melhor que sacrificar!
Muitos cristãos hoje perderam a compreensão do significado da palavra “obedecer”, diz o nosso dicionário de português que obedecer é: sujeitar-se a vontade ou a ordem de outrem, cumprir, executar. Está quase sempre relacionado ao princípio de autoridade, filhos obedecem pais, empregados obedecem patrões, etc.
Deus preza por seus princípios e estabeleceu entre eles a obediência, temos várias passagens bíblicas relatando sobre a obediência e o quanto ela agrada a Deus.
O problema é que o ser humano é rebelde por natureza e a obediência tem que ser aprendida, exercitada e cumprida em submissão, fazendo morrer a nossa vontade própria, para que seja cumprida a vontade de Deus.
O verso seguinte (1 Samuel 15:23), diz que a rebelião é como pecado de feitiçaria!
Para encobrir a rebelião, o ser humano, ou no nosso caso, o cristão propriamente dito, procura substituir a obediência por atitudes de pura religiosidade e legalismo, praticando uma série de “sacrifícios e holocaustos” dos tempos modernos, querendo assim agradar a Deus.
O problema é que Deus não aceita esse tipo de oferta, então, quando alguém persiste nesse tipo de relacionamento com Deus, acaba por perder a intimidade com Ele, e passa a viver uma vida de religiosidade, fria, seca, rotineira.
Vai ao culto por sacrifício, vai a reunião de oração por sacrifício, vai aos ensaios do ministério de música por sacrifício, levanta as mãos por sacrifício, assim por diante. Tudo se torna mecânico e sem vida.
Quero dizer que quando alguém está em desobediência, ou fazendo por obrigação, não consegue sentir prazer nem mesmo em oferecer seu culto racional a Deus, tudo vai se tornando um peso, um fardo a ser carregado.
Se você se encontra assim, melhor abrir mão do sacrifício, do seu ministério temporariamente, arrepender-se e buscar a Deus com sinceridade de coração, para que possa novamente oferecer a si mesmo ao Senhor.
Muitos dizem que amam a Deus! Mas em João14:21 está escrito: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei nele.”
Você ama a Jesus? Se você o ama, você tem os seus mandamentos e os guarda, ou seja, você é obediente.
Outra pergunta: Jesus tem se manifestado através da sua vida? Pois se sua resposta é “sim”, então você tem sido obediente, se sua resposta for “não”, então você está com um sério problema de relacionamento com Deus que precisa ser resolvido já.
Aqueles que são obedientes servem ao Senhor com alegria e prazer, não precisam ficar com atitudes religiosas para se justificarem.
Aqueles que são obedientes aos mandamentos e ordenanças da Palavra de Deus são comprometidos com seus ministérios, não chegam atrasados, não faltam por motivos que não sejam justificáveis, são dizimistas fiéis, fazem tudo com amor, respeitam seus líderes diretos e respeitam a liderança da igreja local.
Seu testemunho de vida reflete fora da igreja, pois respeitam também os pais, as autoridades civis, respeitam professores, os amigos e todos aqueles com quem se relacionam.
Resumindo, quando vivemos em obediência, fazemos a vontade de Deus, anulamos a vontade da nossa carne e aprendemos a ser servos. Temos consciência que nada nos pertence, tudo é de Deus, temos consciência da nossa mordomia cristã e colhemos às bênçãos decorrentes da obediência.
Para Israel foi proposto a benção ou a maldição, se fossem obedientes aos mandamentos que o Senhor ordenava teriam a benção, se não fossem.... bem você como bom cristão conhece a história.
Para nós hoje também, pois se toda a Lei se resume em dois mandamentos, ou seja: Amar a Deus sobre tudo e ao seu próximo como a si mesmo, se deixarmos de cumprir o mandamento do amor, somos desobedientes, nossos sacrifícios se tornam sem valor algum, tornam-se atos de feitiçaria (rebeldia é como feitiçaria) e não são aceitos por Deus.
Reflita consigo mesmo: Você tem sido obediente ao Senhor?
Tem exercido seu ministério com amor e dedicação, tem levado o Evangelho aos não convertidos, tem edificado os irmãos na fé, tem trazido seus dízimos e ofertas com fidelidade a Casa do Senhor, tem amado seu próximo como a si mesmo, as boas obras tem acompanhado sua fé?
O objetivo desta reflexão é simplesmente trazer luz a sua vida cristã, é auxiliá-lo a refletir como anda seu relacionamento com o Senhor.
Saul estava oferecendo sacrifícios, ato religioso, mas não estava agradando em nada a Deus e foi rejeitado, em seu lugar Deus buscou um homem segundo seu coração, alguém que fosse obediente! Não se esqueça: Obedecer é melhor que sacrificar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
APRENDENDO COM JABES
APRENDENDO COM JABES O m enino p rodígio da g enealogia! Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...
-
APRENDENDO COM JESUS Jesus estava à mesa com os pecadores e publicanos – cobradores de impostos. O que surpreende, entretanto, não é que J...
-
A VERDADE SOBRE JUDAS - O TRAIDOR DE CRISTO "Judas Iscariotes, que se tornou traidor" (Lucas 6:16). Ele foi escolhido a dedo com...
-
APRENDENDO COM JABES O m enino p rodígio da g enealogia! Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...
Nenhum comentário:
Postar um comentário