Os discípulos de Elias passaram a seguir a Eliseu depois que observaram que o espírito profético de Elias repousava sobre Eliseu.
O milagre das águas purificadas
Eliseu e seus seguidores pararam em Jericó, e Eliseu ouviu falar que a situação da cidade não era boa, pois a água estava contaminada e a terra estéril. Então Eliseu pediu um prato e um pouco de sal, colocou sal no prato e o lançou no manancial daquelas águas e disse:
Assim diz o Senhor: Sararei a estas águas; e não haverá mais nelas morte nem esterilidade. (2 Reis 2:21)
As águas foram completamente restauradas e se tornaram boas.
Os meninos zombeteiros
Eliseu foi dali para Betel e enquanto estava no caminho passou por alguns meninos que zombavam dele “Sobe Calvo!” – diziam. Eliseu os amaldiçoou e duas ursas saíram do bosque e devoraram 42 daqueles meninos.
Nesta época, Jorão filho de Acabe reinava sobre Israel e Jeosafá reinava sobre Judá. Ocorreu pois que os moabitas se rebelaram contra Israel e Jeosafá e Jorão se uniram para lutar contra eles. Mas no caminho para a batalha não achavam água alguma para seus gados e para seus exércitos. Então resolveram consultar um profeta sobre as decisões que deveria tomar na guerra, e seus soldados indicaram a Eliseu. Os reis foram ao encontro do profeta e este disse a Jorão:
Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe (…) Se eu não respeitasse a presença de Jeosafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria. 2 Reis 3:13-14
O Senhor falou com Eliseu dizendo que iria encher o vale de água e dar de beber aos reis e a seus exércitos e também iria dar vitória para eles por onde andarem.
Eliseu transmitiu para os reis o que havia ouvido do Senhor e tudo se cumpriu: o vale se encheu de água e os reis obtiveram vitória contra os Moabitas.
A comida contaminada
Eliseu foi para Gilgal e havia fome naquela terra. Ele estava sentado com os filhos dos profetas e então disse:
– Recolham algumas ervas, vamos fazer um caldo para comer.
E um dos servos foi e coletou algumas ervas e pegou uma planta venenosa no meio porque não conhecia a vegetação da terra.
Quando os filhos dos profetas começaram a comer disseram:
– Eliseu! Há morte na panela!
E não puderam mais comer.
Eliseu mandou trazer um pouco de farinha e misturou na panela, e a partir de então já não havia mais morte na comida.
A multiplicação de alimento em Gilgal
Na terra de Gilgal, onde Eliseu estava, havia fome. Um homem de Baal-salisa trouxe vinte pães e algumas espigas de milho a Gilgal e disse “Dá de comer ao povo”.
O servo de Eliseu disse “isso não será suficiente, como vamos alimentar todo o povo?” Eliseu respondeu:
Dá ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comerão, e sobejará. 2 Reis 4:43
Então Deus multiplicou aquela porção de alimento e todo o povo se saciou.
O machado flutuante
Os discípulos de Eliseu decidiram ir ao Jordão para fazer ali um local de reuniões. Então foram até lá e cortaram toras de madeira. Enquanto um dos discípulos cortava a árvore, o ferro do machado deslocou-se da madeira e caiu na água.
E o discípulo disse para Eliseu:
– Puxa! Esse machado era emprestado!
– Onde foi que caiu? – perguntou Eliseu
O homem lhe mostrou e Eliseu cortou um galho e lançou sobre o lugar fazendo o ferro flutuar. Então o discípulo conseguiu recolheu o machado.
O exército Sírio é ferido de Cegueira
A Síria estava em guerra contra Israel. O rei da assíria estava tentando se organizar taticamente para atacar a Israel e então montava seu acampamento em determinada região e depois trocava. Toda vez que ele montava o acampamento Eliseu avisava ao rei de Israel “Evita passar por tal lugar, pois os sírios estão lá”. Assim o rei investigava o lugar indicado por Eliseu.
Isso se repetiu tantas vezes que o rei sírio começou a suspeitar que estava sendo traído por algum dos seus.
Então um dos soldados sírios disse:
– É Eliseu meu senhor, o profeta de Israel, que revela ao rei de Israel até as palavras que tu fala em secreto no teu quarto
O rei mandou um grupo de soldados capturar Eliseu em Dotã. Quando esses soldados chegaram à cidade. O servo do profeta os avistou de longe e disse ao seu mestre Eliseu:
– E agora meu senhor? O que faremos?
– Não tenha medo – respondeu Eliseu e orou dizendo:
Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja.
E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. (II Reis 6:17)
Então o servo viu todas as coisas conforme Eliseu orou. Eliseu ainda pediu que Deus ferisse de cegueira todo o exército que viera atrás dele.
E assim foi feito. Quando os homens estavam cegos Eliseu guio-os até Samaria, alegando que aquela não era a cidade que eles procuravam. Quando chegaram em Samaria ele os entregou ao rei.
O rei perguntou ao profeta:
– Você acha que devo matá-los?
Eliseu respondeu:
Não os ferirás; feririas tu os que tomasses prisioneiros com a tua espada e com o teu arco? Põe-lhes diante pão e água, para que comam e bebam, e se vão para seu senhor. 2 Reis 6:22
Então o rei preparou um grande banquete e ofereceu aos homens. Estes comeram e voltaram a sua terra. Assim as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel por algum tempo.
Fome durante o cerco
Depois de um tempo a Síria voltou a atacar Israel. O rei da Síria ordenou que seu exército cercasse a cidade de Samaria. Os habitantes da cidade não podiam sair. O Cerco durou tanto tempo que causou uma fome terrível em toda a cidade. Um dia o rei de Israel fazia uma inspeção quando uma mulher o procurou gritando:
– Socorro majestade!
Ela explicou que tinha combinado com sua vizinha que em um dia iriam comer o filho dela e no outro dia o filho da vizinha. Elas comeram o filho dela em um dia, mas no outro a vizinha escondeu sua criança.
Ao ouvir isso o rei rasgou a suas vestes e disse:
-Basta!
O rei foi procurar Eliseu e quando o encontrou disse:
– Eis que este mal vem do Senhor. Por que ainda devo ter esperança no Senhor?
Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, quase a este tempo, haverá uma medida de farinha por um siclo, e duas medidas de cevada por um siclo, à porta de Samaria. 2 Reis 7:1
O oficial do rei, que estava ao seu lado, ao ouvir essas coisas duvidou e disse:
– Mesmo se os céus fossem abertos, como isso poderia acontecer?
Eliseu respondeu:
– Você verá com seus próprios olhos, mas não irá experimentar nem uma migalha de comida.
O socorro de Deus
Havia quatro leprosos que ficavam na porta da cidade. Eles decidiram ir ao acampamento dos Sírios e se render porque diziam “se ficarmos aqui vamos morrer de qualquer forma”
Quando chegaram ali viram que todo o exército tinha ido embora, o acampamento estava abandonado. O que havia ocorrido é que o Senhor havia mandado um som alto de exércitos e cavalos de modo que os sírios pensaram que estavam sendo atacados e fugiram.
Os sírios deixaram todos os seus bens no acampamento: comida, bebida e animais. Os leprosos comeram e foram contar tudo ao rei de Israel.
O rei enviou alguns homens para verificar se era verdade e quando confirmou a informação anunciou ao povo. O oficial do rei se encontrava a porta da cidade e quando o povo ficou sabendo acabou o pisoteando, ele veio a falecer.
Naquele dia, todo o povo se fartou e a palavra de Eliseu se cumpriu. Vendia-se uma medida de farinha e duas medidas de cevada por uma peça de prata.
A mulher Sunamita é livre do cerco
Antes de começar o período do cerco Eliseu havia prevenido a mulher sunamita e sua família dizendo:
– Foge para outra cidade, porque o Senhor determinou para essa terra uma fome que irá durar 7 anos.
A mulher seguiu o conselho de Eliseu e passou 7 anos morando com os filisteus. Ao final dos sete anos ela voltou e foi tentar conseguir suas terras de novo junto ao rei.
No momento em que ela se apresentou ao rei, o servo de Eliseu, Geazi estava relatando ao rei tudo que Eliseu tinha feito e como tinha curado o filho da Sunamita. Quando ela chegou no local Geazi disse:
– Ó rei meu senhor, esta é a mulher, e este o seu filho a quem Eliseu ressuscitou. 2 Reis 8:5
O rei então ordenou que tudo fosse restituído a Sunamita, inclusive a renda de suas colheitas, desde que saiu do país até o dia em que retornara.
A profecia de Hazael
Certa ocasião o rei da Síria adoeceu e mandou Hazael, seu servo, consultar Eliseu sobre sua doença. Hazel encontrou Eliseu e relatou a situação, o profeta disse:
– O rei com certeza irá se recuperar, no entanto, o Senhor me revelou que ele vai morrer.
Eliseu ficou encarando fixamente Hazael, até que este ficasse constrangido. Então Eliseu começou a chorar.
Hazael perguntou:
– Por que você está chorando?
Eliseu respondeu:
– Porque sei o mal que hás de fazer aos filhos de Israel; porás fogo às suas fortalezas, e os seus jovens matarás à espada, e os seus meninos despedaçarás, e as suas mulheres grávidas fenderás. 2 Reis 8:12
Hazael disse:
– Como poderia acontecer isso?
– Deus me mostrou que você se tornará rei da Síria – respondeu Eliseu.
Então Hazael retornou, disse ao rei que ele se recuperaria e no dia seguinte o sufocou com um cobertor.
Hazael se tornou o rei da Síria a partir de então.
A Morte de Eliseu
Eliseu estava doente com a doença da qual morreria. Então o rei de Israel, que na época era Jeoás foi visitá-lo e chorou sobre ele.
Eliseu pediu que trouxessem um arco entregou para o rei e disse:
– Abra a janela que dá para o leste e atire. O rei o fez e Eliseu declarou:
– A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. 2 Reis 13:17
Em seguida mandou Jeoás ferir o chão 5 vezes com a flecha, mas ele golpeou o chão 3 vezes somente e parou. Eliseu ficou muito aborrecido e disse:
– Agora você irá ter apenas 3 vitórias ao invés de 5.
Eliseu morreu e foi sepultado.
O cadáver que caiu sobre Eliseu
E ocorreu que as tropas Moabitas passavam pelo território de Israel a cada primavera. Os israelitas estavam enterrando um homem quando viram essas tropas e saíram correndo. O cadáver acabou caindo bem em cima dos ossos de Eliseu, assim que o cadáver encostou nos ossos o homem voltou a vida.
O cumprimento da profecia
A Síria oprimiu Israel durante um tempo, mas a palavra de Eliseu se cumpriu e o rei Jeoás derrotou o exercíto Sírio por três vezes e reconquistou muitas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário