domingo, 1 de setembro de 2013

APRENDENDO COM JOSÉ (PARTE 2)



DUPLA HONRA: APRENDA COM JOSÉ SOBRE BENÇÃOS E PROMESSAS


Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.

                            (Isaias 61:7)

A bondade e a misericórdia de Deus acompanham aqueles que o temem e lhe obedecem. Deus age na hora certa, talvez não seja exatamente na hora que queremos, mas na hora que mais precisamos

Davi sabia disso: Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Salmos 23:6



A dupla honra oferecida por Deus para nos abençoar na hora que mais precisamos depende de fé e paciência, ela pode chegar a qualquer momento, o Deus da provisão, direção e proteção não se esquece de nós, Ele sabe o momento certo para nos ajudar.

Vamos aprender mais um pouco sobre José, um homem que usuflui na hora certa da dupla honra.

Na época de José, entre o povo de Israel, era comum, era lei, os pais costumavam passar os ensinamentos de Deus, para seus filhos, de geração em geração...

A palavra de Deus era pregada e enfatizada, como caminhos seguros de bençãos e promessas. Os filhos ficavam sabendo do que Deus seria capaz de fazer em benefíco de seu povo escolhido.

Abraão ensinou Isaque, que ensinou Jacó, que ensinou os caminhos do Senhor para seus 12 filhos, entre eles estava José, um dos mais novos.

José era o preferido do pai, o mais mimado, justamente por ele se destacar entre os irmãos, o mais confiável, o mais dedicado, o mais temente a Deus, o que mais honrava seu pai e mão, aquele jovem aparentava algumas virtudes que se sobressaiam aos demais, alguém que gostava das coisas certas e corretas, disciplinado, sábio e prudente.

Pessoas assim alcançam dons de Deus, e com isso, sonhos, projetos e planos para o futuro. José tinha intimidade com Deus que lhe revelá-va sonhos de grandeza, isso fazia uma enorme diferença no convivio com seus irmãos, enfim, era um jovem sonhador, ousado, cheio de vida, que marcou sua geração de forma positiva.

Tudo que José fazia dava certo, Deus era com ele, se destacava e era celebrado por todos, um bom moço, cheio de virtudes e honras

E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero... - Gênesis 39:2



Por ser celebrado e exaltado atraiu a atenção e inveja dos seus irmãos. Todo mundo que é exaltado e celebrado, seja na familia, no trabalho, na escola, na igreja, na cidade, em qualquer lugar será alvo de critica e inveja.

Prefira sempre ser celebrado do que tolerado, e melhor assim, mesmo que haja oposição no fim você vence por fazer tudo certo e correto. A inveja provoca situações desagradáveis, mas não desista de seus sonhos por nada...

José foi quase morto, vendido como escravo pelos irmãos, mesmo assim superou suas quedas com confiança em Deus, mesmo sozinho distante da família, numa terra desconhecida (Egito), ele não se entregou ao desanimo, nem murmurou, nem reclamou, continuou intimo de Deus e confiante nas promessas, não desistiu de sonhar em meio as turbulências da vida.

Continuou sendo celebrado e exaltado no seu trabalho, fazendo o melhor possível, ajudando a todos, sempre se destacando, foi preso injustamente e mesmo assim, exaltado e celebrado na prisão, sendo referencia de liderança entre os presos, com bom comportamento, em qualquer lugar que estivesse, acabava se tornando uma espécie de lider por onde passava.

Apesar de um certo tempo na prisão, José não reclamava, mas sentiu um cansaço, desamparado e sozinho, teve fadiga, talvez o único momento da sua vida que ele se dispersou, tirou o foco de Deus pro algum momento, deixou de lado seu alvo, que era a confiança e dependência em Deus, sua prioridade maior, e procurou urgentemente uma ajuda humana

Dentro da prisão ele usava seus dons concedidos por Deus para ajudar as pessoas, num determinado dia, ele revela sonhos para dois amigos, um padeiro e um copeiro, neste caso um seria morto e o outro seria libertado e voltaria para seu posto diante do rei.

José procurou ajuda humana e diz para o copeiro que havia de ser libertado: "Quando sair da prisão, lembre-se de mim, diga ao Faraó que eu sou, sou inocente, não fiz nada para estar aqui". Estas eram as falas de José em direção ao homem, desesperado por ajuda humana:

Porém lembra-te de mim, quando te for bem; e rogo-te que uses comigo de compaixão, e que faças menção de mim a Faraó, e faze-me sair desta casa; Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova.
Gênesis 40:14-15



Muitas vezes, isso é comum, as pessoas tiram o foco de Deus e correm atra´s da ajuda de outras pessoas, de outros deuses, muita gente procura ajuda para sair de ses problemas, acabam indo atra´s de benzedores, horóscopo, cartas de tarô, espiritismo, macumba, feitiçaria, vão atrás de tudo e detodos, menos depositam sua confiança apenas em Deus.

No caso de José o copeiro se esqueceu dele e não o ajudou quando saiu da prisão, nada de bom aconteceu, José permaneceu mais 2 anos na prisão, ele bem que tentou, desejou a sua libertação, queria um escape logo, mas não era a melhor hora para Deus agir, as coisas acontecem quando Deus quer, e não quando queremos, Deus continua testando nossa fé, paciência e confiança.

E mesmo ate nas igrejas, no meio do povo de Deus, muita gente tem promessas, mas vão atra´s de conselheros para sair logo de sua situação, pedem oração para o pastor com frequencia, correm atrás de profecias e revelações, não esperam confiantes no Senhor...

A gente pensa em várias situações, desejamos escape para nossas provações e Deus nos faz esperar com suas respostas

A dupla honra chega pra José na hora que ele menos espera, na hora que ele mais precisa. Com Deus é assim, sua bondade e misericórdia não tem fim, sempre na hora que mais precisamos, se confiarmos Ele vem com sua providencia.

Faraó num certo dia teve sonhos pertubantes, não havia quem pudesse revelá-los, a não ser José, o servo fiel e temente a Deus, que a todo tempo permaneceu obediente, fazendo o que era certo e correto, não se desviava dos caminhos do Senhor, portanto naquele momento o coperio se lembrou dele, ou melhor, a intervenção divina fez com que José fosse alvo de sua dupla honra.

José foi chamado a presença do Rei, fez o que Deus colocou em seu coração, revelou os sonhos do Faraó e conquistou sua liberdade e de imediato conquistou um novo emprego

José foi agraciado e exaltado pelos seus dons de profeta adquiridos por Deus, Aquele que sempre está no controle de tudo.

De quebra Deus lhe concedeu dupla honra, de prisioneiro inocente, desprezado e humilhado pelos seus irmãos, agora livre e com um ótimo emprego: "Governador do Egito"

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28



É assim que Deus faz àqueles que lhe obedecem de coração, que ficam firmes nas Suas promessas, pode vir as aflições, perseguições, afrontas, humilhações, provações, nada nos separará do amor de Deus, persista, porque Deus é fiel para cumprir Suas promessas, Ele exaltará os humildes na hora que eles mais precisam:

...Revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

1 Pedro 5:5-6



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...