segunda-feira, 16 de setembro de 2013

APRENDENDO COM ANANIAS




                           Cegueira Espiritual

Ananias era um cristão exemplar. Ele viveu na época da igreja primitiva, em meio há tantas perseguições e lutas para se firmar numa sociedade dominada pelo Império Romano.
De acordo com Atos 9:10, Ananias vivia na cidade de Damasco. Ananias foi um discípulo de Jesus. Este homem foi usado por Deus na sua época para tirar a cegueira espiritual do futuro apóstolo Paulo

Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo que era um perseguidor dos cristãos e introduzi-lo à Igreja.

Paulo de Tarso, também chamado de Apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento.

A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de "paulinismo", foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo durante a propagação inicial do Evangelho pelo Império romano.

Conhecido como Saulo antes de sua conversão, ele se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém.

De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz.


No meio do caminho, Saulo se depara como esta grande luz e o deixa cego. Neste momento ele fica cego por 3 dias, onde se desenvolve a sua conversão a Jesus

Ananias era um alvo de Paulo, estava em Damasco, pra lá se dirigia Paulo afim de perseguir os primeiros cristãos e se possível prendê-los, se houvesse resistência matá-los seria a solução.

Ananias era uma pessoa que ele não gostava. Houve um encontro inusitado entre a caça e o caçador.

Durante a sua conversão, Deus em uma visão pediu a Paulo que fosse para a cidade de Damasco e esperasse.

Deus então apareceu para Ananias também numa visão e pediu que ele fosse até a "rua que se chama Direita" (uma rua que existe até hoje em Damasco e que corta a cidade-velha de leste a oeste) e lá perguntasse, "na casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Paulo" (Atos 9:11).

Ananias reclamou que Paulo vinha perseguindo os cristãos, mas Deus lhe disse que Paulo era "para Mim um vaso escolhido para levar o Meu nome perante os gentios e os reis, bem como perante os filhos de Israel" (Atos 9:15).

Ananias com muito medo, de inicio resistindo muito e temendo o pior, foi então até Paulo e pôs suas mãos nele. Escamas caíram dos olhos de Paulo, sua vista voltou e ele foi batizado (Atos 9:17-18).


Vemos aqui o encontro da caça com o caçador, sendo que a caça ajudou o caçador ferido.

Seja como Ananias, mesmo sendo perseguido, nadando contra a correnteza, inimigo de quem o perseguia, ajudando a Deus a transformar vidas.

Você pode ser alguém que as pessoas nem notam, tem gente que nem gosta de ouvir falar de cristãos, crentes, evangélicos e afins, porém, não desista, continue no propósito de tirar a cegueira espiritual das pessoas do seu tempo, elas vão reconhecer a Deus no controle de tudo.

Deus usa muitas pessoas como Ananias, que evangelizam, que curam, que reabilitam pessoas, não importa a religião, que estão dispostas a converter uma familia, uma cidade inteira, uma nação.

Seja um abençoado como Ananias, através do seu anuncio do Evangelho, através da sua disposição de ir além, do que seus olhos possam imaginar, você pode levantar homens importantes para ampliar o Reino de Deus.

Se não fosse ananias, quem seria Paulo? O que seria do maior apóstolo que o mundo conheceu?

O homem que espalhou o evangelho para o mundo antigo, através de suas viagens missionárias, teve no principio de sua missão a ajuda de um simples cristão que vivia no anonimato em Damasco.



No discurso de Paulo em Atos 22, ele descreve Ananias como "temente a Deus segundo a Lei, e que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali habitavam" (Atos 22:12).

Isto indica que ele não era um dos refugiados da perseguição iniciada em Jerusalém descrita em Atos 8:1.1

Ananias também foi listado por Hipólito de Roma e outros como um dos Setenta Discípulos do Evangelho de Lucas (Lucas 10:1)

Ananias "teria um lugar de honra na história sagrada e uma alegação especial para com a gratidão de todos os que, de uma forma ou de outra, experimentaram a graça que flui do poder de Deus.


Esforce-se para ser um Ananias de hoje, os "João Batista" do século XXI. Deus quer usar pessoas para o mesmo chamado destes homens que anunciaram o evangelho em tempos dificeis e de grande perseguição religiosa.

 

Fazer a vontade de Deus é anunciar o evangelho, pode até não ser tarefa das mais fáceis, mas é simplesmente ajudar a converter os corações endurecidos, ajudar a reabilitar pessoas cegas espiritualmente, apoiar os "Saulos de Tarso" da vida, aqueles que estão vivendo numa cegueira espiritual e perseguindo os cristãos, estão no erro, na religiosidade, no pecado e ainda sim, criticando os verdadeiros cristãos.

Às vezes vivemos como Paulo um perseguidor das pessoas de Deus e encontramos pelo caminho um Ananias que nos mostra a verdade das Escrituras e nos tira a cegueira espiritual.

Em outras ocasiões Deus pode lhe usar como Ananias, onde tirar a cegueira espiritual das outras pessoas seja seu foco, aqueles que vivem uma religiosidade superficial e coloque elas no caminho certo.

Seja Paulo ou seja Ananias: o exemplo destes homens nos mostra como Deus trabalha e como Deus pode nos usar de maneiras diferentes.

Ananias já era um cristão convertido, já estava algum tempo familiarizado com os ensinos de Jesus, estava crescendo espiritualmente. Paulo, ainda vivia uma religiosidade fria e cheia de doutrinas, ainda não sabia sua verdadeira identidade cristã

Mas Deus os usou de forma tremenda incendiando o mundo com seus testemunhos e suas boas obras.

Ananias atraiu Paulo para perto de Deus e Paulo riscou o primeiro fósforo e a faísca do evangelho se espalhou para o mundo todo.

Você está disposto a incendiar o mundo, continuar soprando o fogo do evangelho, levando adiante a palavra de Deus e incendiando corações por todas as nações...

Ananias foi muito importante no processo da manifestação do poder de Deus, iniciou o apóstolo Paulo no seu ministério bem sucedido.

Você tanto poder ser como Ananias ou como Paulo. Tanto pode espalhar o evangelho nos dias de hoje, como pode também tirar a cegueira espiritual das pessoas que vivem na escuridão.

Ananias teve receio de se aproximar de Paulo, mas, obedeceu a Deus.

 

Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

(Atos 5:29)



 

Às vezes temos receio das pessoas, que podem nos taxar de bitolados religiosos, fanáticos do evangelho e deixamos pra trás as oportunidades de estender as mãos aos que mais precisam de Deus.

Paulo não conhecia muito bem o caminho, mas Jesus endireitou seus passos.

Ananias e Paulo tiveram grandes experiencias com Deus e participaram da história do Cristianismo, reconhecidos como grandes homens de fé


2 comentários:

  1. vai me ajuda mto!!
    otimas palavras q Deus o abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. vai me ajuda mto!!
    otimas palavras q Deus o abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...