Silvano é um personagem que aparece algumas vezes na Bíblia Sagrada ajudando alguns apóstolos a pregar o evangelho
Silvano pode ser também a forma expandida do nome Silas, o colaborador do Apóstolo Paulo. Silvano ou Silas também foi colaborador do Apóstolo Pedro e o redator da primeira carta desse Apóstolo.
Silvano é um nome romano que tem uma certa semelhança como o nome hebraico Silas e o discípulo de Paulo, provavelmente, usava-o em função de suas relações com o mundo grego-romano.
O nome Silas é confirmado só no Livro dos Atos, enquanto que o nome Silvano se encontra apenas nas Cartas do apóstolo Paulo.
Ele era um judeu de Jerusalém, um dos primeiros que se fez cristão, e naquela Igreja gozava de grande estima (Atos 15, 22), sendo considerado profeta (Atos 15, 32). Foi encarregado de levar “aos irmãos de Antioquia, Síria e Cilícia” (Atos 15, 23) as decisões tomadas no Concílio de Jerusalém e de as explicar.
Evidentemente ele era considerado capaz de realizar uma espécie de mediação entre Jerusalém e Antioquia, entre judeus-cristãos e cristãos de origem pagã, e desta forma servir a unidade da Igreja na diversidade de ritos e de origens.
Quando Paulo se separou de Barnabé, assumiu precisamente Silas como novo companheiro de viagem (Atos 15, 40). Com Paulo ele alcançou a Macedónia (com as cidades de Filipos, Tessalónica e Berea), onde permaneceu, enquanto Paulo prosseguiu para Atenas e depois para Corinto.
- Deus é testemunha fiel de que a palavra que dirigimos a vocês não é "sim e não." De fato Jesus Cristo, o filho de Deus, que eu, Silvano e Timóteo anunciamos a vocês, não foi "sim e não", mas unicamente "sim." (II Coríntios 1, 18)
Explica-se assim por que é que ele resulta como co-destinatário, juntamente com Paulo e Timóteo, das duas Cartas aos Tessalonicenses. Também isto me parece importante.
I Tessalonicenses - 1:1 diz: PAULO, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Dá a entender que Silvano ou Silas era um notável membro da primitiva igreja cristã, e cidadão romano (Atos 15.22). Silvano foi mandado pelos apóstolos a Antioquia juntamente com Paulo e Barnabé (Atos 15.22,27,34). Silvano foi, também, cooperador de Paulo e seu companheiro na segunda viagem missionária pela Ásia Menor (Atos 15.40 - 16.19 - 17.4,10 - 1 Tessalonicenses 1.1 - 2 Tessalonicenses 1.1). Silas foi lançado na prisão com Paulo, em Filipos, sendo ambos libertados por um milagre (Atos 16.19 a 40). Por certo tempo ele permaneceu em Beréia com Timóteo (Atos 17.14), mas foi encontrar-se novamente com Paulo em Corinto (Atos 17.15 - 18.5). II Corintios - 1:19 diz: Porque o Filho de Deus, Jesus Cristo, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim.
Paulo não age “sozinho”, como indivíduo, mas juntamente com estes colaboradores no “nós” da Igreja.
Este “eu” de Paulo não é um “eu” isolado, mas um “eu” no “nós” da Igreja, no “nós” da fé apostólica. E Silvano no final é mencionado também na Primeira Carta de Pedro, na qual se lê: “por Silvano, a quem considero um irmão fiel, escrevo-vos” (5, 12).
Assim vemos também a comunhão dos Apóstolos. Silvano serve Paulo, serve Pedro, porque a Igreja é uma e o anúncio missionário é único. *** |
MUITO BOM...DEUS ABENÇOE
ResponderExcluirmaravilho.....Deus seja louvado
ResponderExcluirO nome Silvano também é mencionado na carta 1 Pedro. 5.12. Correção no terceiro parágrafo, onde se diz:...
ResponderExcluirenquanto que o nome Silvano se encontra apenas nas Cartas do apóstolo Paulo.
Abraços
Glórias a Deus
ResponderExcluirGlorias a Deus
ResponderExcluir