domingo, 11 de maio de 2014

APRENDENDO COM ONÉSIMO



PERDÃO, FORTALECIMENTO, AMOR, BONS RELACIONAMENTOS, ALEGRIA, ENCORAJAMENTO, FÉ, INTERCESSÃO E ORAÇÃO - A  BASE DA FÉ CRISTÃ
                                                         (FILEMON capitulo 1)

Uma das três cartas pessoais na Bíblia (Timóteo, Tito e Filemom), a de Filemon é muito interessante, fala de perdão, reconciliação, amor -  é um pedido pessoal do apóstolo Paulo a favor de um escravo

Onésimo "pertencia" a Filemon, um membro rico proprietário de terras, da igreja em Colossos na Grécia e amigo de Paulo. Isto aconteceu por volta de 60 dC.

Filemon se converteu ao evangelho de Cristo e a igreja dos colossenses se reunia em sua casa. Naquele tempo as primeiras igrejas frequentemente se reunia nas casas das pessoas. Devido as perseguições religiosas, não era comum construir templos nesta época

Onésimo devia ter escutado Paulo pregar na casa de Filemon, mas só ouviu a palavra, não se interessou de imediato pelo Evangelho.

Mais tarde este escravo doméstico resolveu por alguns motivos, não se sabe o porquê, roubou seu dono e havia fugido.

Filemon era amigo de Paulo e o proprietário legal do escravo Onésimo. Filemon ficou furioso e irado com a fuga do escravo

Onésimo fugiu foi para Roma, onde se encontrou novamente com Paulo agora numa prisão, devia ter ido lá desabafar sobre sua fuga e lá conheceu o Evangelho e se converteu, sua fé estava agora fundamentada em Cristo

Paulo convenceu Onésimo a não mais fugir do seu dono e de seus problemas, pois isso não os resolveria e o convenceu a retornar ao seu dono sem medo

Paulo por carta escreve a Filemon e pede para não castigar Onésimo, mas perdoá-lo e restaurá-lo como um novo irmão em Cristo Jesus, ambos agora pertenciam a mesma igreja

Todavia peço-te antes por amor, sendo eu tal como sou, Paulo o velho, e também agora prisioneiro de Jesus Cristo. Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; (Filemom 1:9-10)

Então Paulo de Roma na prisão, escreve esta carta a Filemon e lhe apresenta Onésimo, explicando que o está enviando de volta, agora, não apenas como um escravo qualquer, mas como um irmão na fé. Paulo gostou tanto de Onésimo, que até queria ficar com ele, sendo útil em seu ministério, mas resolve ajustar a relação entre ele e o seu ex-patrão e dono


Paulo refletiu sobre a fé e o amor de Filemon. Ele havia aberto seu coração e sua casa para a igreja. Faltava agora por a fé e o perdão para funcionar e aceitar Onésimo sem rancor

A escravidão naquela época era uma barreira entre as pessoas, mas o amor e a comunhão cristã devem superar tais barreiras

O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.
E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas. (Filemom 1:11-12)


Com habilidade nas palavras, Paulo pede que Filemon aceite e perdoe seu irmão. As barreiras do passado e as novas barreiras que foram erguidas pela deserção e pelo roubo de Onésimo não deveriam mais divídí-los
- pois eles agora fazem parte do mesmo corpo de Cristo.

A carta a Filemon é uma obra prima de perdão, graça e tato e uma profunda demonstração do poder de Cristo e da verdadeira fraternidade cristã em ação 

Paulo poderia ter usado sua autoridade de apóstolo com Filemon, ordenado que tratasse bem e amavelmente o escravo fujão, mas Paulo baseou seu pedido não em sua própria autoridade, mas no compromisso sincero e cristão de Filemon

Ele queria a obediência sincera e não rancorosa de Filemon. Paulo dá um bom exemplo de como se deve lidar com um possível conflito entre amigos cristãos

 Às vezes criamos barreiras com as pessoas por causa de atritos do passado, criamos barreiras dentro da própria casa em família, com pessoas do mesmo bairro, com colegas de trabalho e até mesmo dentro de uma igreja com cristãos que professam a mesma fé

O que nos separa das pessoas? Raça? Posição Social? Riqueza? Educação? Personalidade? Status? Religião?

Muitas vezes não é isso, são barreiras do passado, alguma mágoa, desavença, irritação, maus relacionamentos, críticas e discussões - Você é capaz de perdoar aqueles que o prejudicaram?

Um senhor de escravos naquela época tinha o direito legal de matar um escravo fugitivo. Paulo não era contra a escravidão, Paulo era extremamente favorável ao perdão. Paulo queria dizer que agora Onésimo era um irmão em Cristo, e não uma mera posse, um simples escravo

Como a Filemon, Deus lhe chama para buscar a unidade, o perdão, derrubando paredes e abraçando as pessoas como irmãos, esquecendo o passado e prosseguindo em frente com novas posturas e condutas

Paulo nesta carta intercede a favor de Onésimo, um escravo fugitivo. Paulo ilustra o que Jesus Cristo fez por nós. Assim como Paulo ajuda, intercede por um escravo a ter um bom relacionamento com seu patrão irado, Cristo nos ajuda e intercede por nós, que fomos escravos do pecado e nos ajuda agora a ter um bom relacionamento com Deus

Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei, para te não dizer que ainda mesmo a ti próprio a mim te deves. (Filemom 1:17-19)

Da mesma forma que Onésimo foi reconciliado com Filemon, nós somos reconciliados com Deus através de Cristo. Asim como paulo se ofereceu para pagar as dívidas de um escravo, Cristo pagou nossa dívida de pecado lá na cruz

Se Deus já nos perdoou por tantas falhas, porque não perdoamos os outros com facilidade?

O verdadeiro perdão significa tratarmos aqueles a quem perdoamos do modo como gostaríamos de ser tratados

Paulo acredita que Filemom vai receber o ex escravo de uma forma diferente agora, perdoando suas falhas e retomando a vida diferente, sem mágoas, sem ressentimentos, confiando na obediencia de Filemom a palavra de Deus

Escrevi-te confiado na tua obediência, sabendo que ainda farás mais do que digo. (Filemom 1:21)

Onésimo volta pra casa alegre, agora não mais temendo o seu dono, mas juntos ele e Filemon na mesma fé, trabalhando pra Deus e evangelizando outras pessoas através do amor e do perdão

***



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...