terça-feira, 13 de março de 2018

APRENDENDO COM SETE (PARTE 1)



Quem foi Sete? 

Conheça Sua Biografia


Da mesma forma como ocorre com os outros filhos de Adão, a Bíblia não traz muitas informações sobre quem foi Sete.
O que sabemos é que Sete foi filho de Adão e Eva e pai de Enos (Gn 4:25,26; 5:3-8; 1Cr 1:1). A Bíblia conta que após o assassinato de Abel por Caim, Adão e Eva tiveram outro filho e o chamaram de Sete.

O que significa o nome Sete?

Qualquer nome desta época remota é de difícil compreensão em relação ao seu significado original, porém, escrito no hebraico Sete (“shet”) significa “designado”, em referência ao que Eva diz quando deu à luz.
E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela deu à luz um filho, e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outro filho em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
(Gênesis 4:25)
Em outras palavras, Adão e Eva veem em Sete o designo de Deus pela qual dê sua descendência a promessa feita em Gênesis 3:15 seria cumprida.

No Novo Testamento encontramos a confirmação deste fato, quando no capítulo 3 do Evangelho de Lucas mostra claramente que foi da descendência de Sete que Jesus Cristo veio ao mundo.
Embora muitas pessoas afirmam, não é possível dizer que Sete foi o terceiro filho de Adão. É mais provável que tenha sido o terceiro filho homem, porém entre Abel e Sete, a possibilidade de Adão e Eva ter tido filhas é muito grande.

O escritor e historiador Flávio Josefo afirma que antes de Sete, Adão e Eva tiveram 2 filhos (Caim e Abel) e 3 filhas. Para muitos esse relato sugere a resposta para a pergunta em relação à esposa de Caim.
A Bíblia diz também que Adão teve muitos filhos, porém suas histórias não foram contadas. Na verdade é nítido que a Bíblia prioriza nas genealogias que apresenta, apenas os personagens que tiveram alguma importância histórica para o que estava sendo contado. Sabemos também que Sete viveu por 912 anos (Gn 5:8).

Outro Sete?

Na Bíblia encontramos uma referência em Números 24:17 sobre uma citação do nome “Sete” em uma profecia de Balaão. O significado de “Sete” aqui é traduzido como confusão e alguns estudiosos acreditam se referir a um homem misterioso que foi antepassado de um povo que era inimigo de Israel.

Outros estudiosos acreditam que apenas foi um termo aplicado aos moabitas que eram promotores de guerras e tumultos, e, por último, outros estudiosos acreditam que se refira a uma antiga tribo nômade conhecida como Sutu. O que podemos afirmar com certeza é que essa referência do Livro de Números em nada tem haver com o Sete filho, de Adão e Eva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...