quarta-feira, 17 de outubro de 2018

APRENDENDO COM JESUS



BUSCANDO JESU EM VÃO
E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. (Marcos 5:21)
Por onde Jesus passava, sempre uma multidão se ajuntava buscando ele em vão, pois não estavam dispostos a aprender seus ensinamentos, a adorá-lo e reverenciá-lo
De vez em quando alguém se aproximava com mais liberdade para pedir algo
E eis que chegou um dos principais da sinagoga, por nome Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos seus pés, E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está à morte; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva.
(
Marcos 5:22,23)
Jairo por ser um homem de status, de renome, conseguiu acesso ao mestre no meio da multidão, isso ele conseguiu com mais facilidade e fez um pedido a Jesus
E foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.

Marcos 5:24
Jesus atende o pedido de Jairo, mas a multidão continua lhe apertando, muitos também queriam ser atendidos, cada um com uma motivação diferente e todos apertavam o mestre
Jesus atende todo mundo ao mesmo tempo? É claro que não. Não tem como!
Jesus vai analisando a motivação dos pedidos
Na multidão entra em cena uma mulher doente, cada vez com a situação pior, gastando todo seu dinheiro com os médicos e ninguém até então resolvia seu problema
E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue,
E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;
Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste.

Marcos 5:25-27
Esta mulher ouviu falar de Jesus, assim como Jairo que também ouviu falar de Jesus
Jairo até por causa da sua posição teve acesso fácil no meio da multidão, creio que muita gente abriu alas quando Jairo chegou, logo uma mulher doente, sem fama e sem status na sociedade, teve mais dificuldades de se chegar perto de Jesus
Ela começou a buscar ele de modo diferente, com muita fé e com a motivação correta. Ela não só queria alivio para sua dor e incomodo. Não só para aliviar sua situação ela estava disposta, ela estava completamente disposta a adorá- lo 
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei.
E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.

Marcos 5:28,29
Jesus sabia quem era Jairo no meio da multidão e sabia quem era a mulher. Jairo tinha recursos financeiros e a mulher não.
Notem que ele estava indo para a casa de Jairo, mas resolveu dar prioridade para a mulher. Jairo tinha um problema grave, sua filha estava quase morta. A mulher também tinha um problema gravíssimo, há 12 anos com hemorragia
Ele a percebeu, ele entendeu sua motivação, mas quis passar uma mensagem para a multidão
E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E disseram-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e dizes: Quem me tocou? E ele olhava em redor, para ver a que isto fizera.

Marcos 5:30-32
Quem me tocou? Ora a multidão em geral tocava em Jesus! Apertava e empurrava!
Mas não é o toque das pessoas que tem poder!
É o toque de Jesus que traz cura, que traz alivio e que libera virtudes
O toque da mulher só mostrou a Jesus a motivação dela de adorá-lo caso ela seja curada ou não  
O tempo todo Jesus estava em contato com pessoas, com multidões, todo mundo tocando ele, e essa é primeira vez que ele disse que alguém lhe tocou e liberou poder
O problema é sempre a motivação
Muita gente procurava Jesus por aquilo que ele fazia e poucos procuravam Jesus por aquilo que ele é
Esta mulher doente temeu e tremeu diante de Jesus, aproximou-se e prostrou-se, adorou Jesus por aquilo que ele é, independente do que ela queria, e se fosse realmente atendida logo
Ela correu perigo de vida, uma mulher naquele estado, de acordo com a tradição judaica, não poderia ficar andando no meio da multidão debilitada e com muita hemorragia, ela seria excluída
Então a mulher, que sabia o que lhe tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e disse-lhe toda a verdade.
E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal.

Marcos 5:33,34
Esta mulher com certeza além da cura, buscava algo mais, estava disposta a se tornar discípulo de Cristo, ela o seguiu e o obedeceu , ela quebrou barreiras e foi curada
De Jesus entrou nela VIRTUDES
Muita gente na multidão observou a atitude daquela mulher. Muitos ali queriam benção, cura e milagres e não foram atendidos , já que só buscavam por aquilo que Jesus fazia
E o toque de Jesus tem poder – sobre aqueles que lhe obedecem, que tem o coração voltado a adorar, a seguir e aprender mais de Deus
Esta mulher além de ser curada se transformou numa adoradora
Isto está muito claro nas Escrituras, Jesus não atendia todos os desejos da multidão, pelo contrário, pelo caminho ele individualmente tinha experiências de fé com alguns poucos, devido a motivação correta destes
Jesus gosta de intimidade pessoal. Logo em seguida a filha de Jairo foi atendida
Mais uma vez Jesus despista a multidão e leva consigo apenas 3 de seus discípulos  
Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tuafilha está morta; para que enfadas mais o Mestre?
E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente.
E não permitiu que alguém o seguisse, a não ser Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.

Marcos 5:35-37  
Numa outra ocasião, Jesus alimenta 5 mil homens, além de mulheres e crianças. Ele sente pena da multidão que o apertava ainda mais, estavam todos com fome, mas estavam todos atrás de sinais, curas e maravilhas com a motivação errada novamente
Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galiléia, que é o de Tiberíades.
E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos.
E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.
Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?

João 6:1-5
Jesus olha a multidão e se compadece, porém, ele sabia que a motivação deles não era correta
Ele faz um grande milagre de multiplicação de pães e peixes, sacia a fome de todo mundo e resolve dar mais uma lição
A multidão saciada com este milagre enche a pança e se fartam de comer, ficam todos contentes, mas Jesus já sabia o que tinha no coração deles
Muitos ali só queriam ficar atrás dos milagres e da provisão. Ninguém estava interessado em ser discípulos
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.
Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.

João 6:14,15
E Jesus dá uma lição preciosa, se afasta da multidão, se retira com os discípulos mais chegados e faz um teste com a galera toda
Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.
E, quando veio a tarde, os seus discípulos desceram para o mar.
E, entrando no barco, atravessaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado ao pé deles.

João 6:15-17
Jesus vai sozinho para o monte, despista a multidão, que queria fazer dele um rei.
Quem não quer um rei que satisfaça todos os nosso desejos de imediato?   
Esta é uma motivação incorreta, querer fazer de Jesus um rei, um gênio da lâmpada, para satisfazer os nossos desejos, mais imediato possível 
Temos que fazer de Jesus um rei para servi-Lo o mais rápido possível, para adorá-lo, reverencia-lo e obedece-lo por tudo aquilo que ele é – esta é a motivação correta
A mulher do fluxo de sangue, quando foi curada, entendeu isso, por isso ela disse consigo mesma: vou aproximar, vou tocar, vou ser curada, vou adorar, vou seguir, servir e obedecer
Uma motivação bem diferente da multidão, que não pensam em adorar, servir e obedecer
Jesus como sempre, quando percebe as motivações incorretas da multidão, despista num dia e noutro dia estão todos ajuntando de novo para o busca-lo com as mesmas intenções, querem ser servidos, por isso correm o tempo todo atrás de bênçãos
No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos
(Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).
Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?

João 6:22-25
A multidão sempre acha um meio de buscar Jesus, tem muita gente buscando hoje em dia, como naquela época, só com motivações erradas
Não busque Jesus em vão
Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

João 6:26,27
O próprio Jesus dá o recado em alto e bom som para toda multidão ouvir: “me busquem pelo que eu sou e não só por aquilo que posso fazer”, “Façam como eu faço, não fiquem pensando em seus próprios desejos, façam a vontade de Deus”
Em outras palavras, ele queria dizer: “Se convertam, mudam de vida, me seguem, aprendam comigo, sejam meus discípulos”
Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.

João 6:28-33
Perguntaram para Jesus o que deviam fazer, sobre a obra de Deus. Jesus mostra claramente o que deveriam fazer
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. (João 6:35)
Se alimentem de mim, dizia Jesus. Eu sou o pão da vida, eu sou o amor, o perdão, a justiça, a misericórdia, a paz, portanto, se alimentem de mim e serão alimentados destas virtudes
Venham a mim pelo que eu Sou e jamais terão fome e sede. Ou seja, Jesus dá um alerta, um stop, parem de me buscar só por causa de milagres e bênçãos, sejam vocês também agentes de milagres e abençoadores
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
(
João 6:38-40)
Jesus dizia, eu faço tudo isso, porque vim para esta missão, primeiramente faço a vontade do Pai que me enviou e gostariam que vocês se tornassem meus discípulos para também fazerem estas coisas, continuar com minha missão na terra
Jesus assim, faz um duro discurso que não agrada muita gente, e a multidão começa a murmurar, quando o assunto chegou no DISCIPULADO
Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.

João 6:41-45
Jesus estava apenas ensinando a multidão a segui-lo da forma correta. Quem quer ser abençoado por Jesus e dele extrair virtudes, vai vir a ele com a motivação correta, pois Deus conduzirá até ele, aqueles que tiverem a motivação correta do coração
O amor de Jesus nos constrange? O apelo de Jesus nos constrange? O Toque de Jesus tem poder?  
  Sim! 
Mas só usufrui da intimidade com ele, quem vem até ele com fé, disposição para aprender dele e com obediência
Eu sou o pão da vida.

João 6:48
Quer ter vida? Alimente-se de Jesus todos os dias
Tenha uma vida espiritual sadia
A declaração de Jesus é esta aqui:
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

João 6:50-57
Quem se alimenta de Jesus diariamente, cresce espiritualmente, permanece nele e ele permanece em nós
Quem busca Jesus pelo que ele é, será abastecido de virtudes diariamente
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

João 6:56,57
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...