segunda-feira, 11 de julho de 2022

APRENDENDO COM JEREMIAS (PARTE 10)

 

Jeremias: profeta de Deus para os nossos dias.

 

Um pouco sobre Jeremias:

·         O profeta viveu em um tempo muito difícil e angustiante. Após os reinados prósperos de Davi e Salomão o reino de Israel se dividiu em dois. O reino do norte (10 tribos) continuou a ser chamado de Israel, já o reino do sul (Judá e Benjamim) foi denominado simplesmente como Judá.

·         Este período é caracterizado pelo distanciamento de Deus, pela proliferação da idolatria e por reis que, na sua maioria, desviaram-se totalmente da vontade de Deus.

·         Como consequência ambos os reinos sofreram nas mãos de seus inimigos e acabaram sofrendo o exílio. O reino do Norte foi o primeiro a cair (no ano 722AC); Judá durou um pouco mais, até 586AC. Foi exatamente entre estes dois exílios que Jeremias foi levantado para pregar sua mensagem, focada principalmente no arrependimento.

·         Ceder às tentações e ao pecado, buscar soluções em outras fontes em vez de buscar a Deus ou, simplesmente, descuidar de nossa comunhão com Ele são perigos sempre atuais. A mensagem de Jeremias pode nos ajudar a manter o coração sempre perto de Deus e longe do pecado.

 

“Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles”.(Jeremias 15:19)

 

·         Arrependimento e consagração fazem parte, em primeiro lugar, de nosso dever diante de Deus.

·         Neste texto, no entanto, vemos as bênçãos decorrentes desta atitude.

·         Jeremias, como profeta de Deus em um tempo de crise, certamente entendia o arrependimento como dever e necessidade. Mas diante das lutas que enfrentava Deus lhe mostra as bênçãos da consagração.

·         Arrependimento e consagração são vistos, freqüentemente, como um peso ou obrigação, mas diante das lutas e dificuldades não podemos perder a visão de como somos abençoados ao buscar a Deus.

 

Proposição: O convite de Deus a nós hoje é que entendamos o quanto somos abençoados ao consagrar nossa vida a Ele e, assim, corramos com alegria para a sua presença.

 

I  - Comunhão com Deus - “diante de mim”

·         Enquanto os outros se afastavam, Jeremias podia “voltar”. Enquanto os outros estavam cada vez mais distantes, Jeremias podia estar “diante” de Deus.

·         Um dos sentimentos mais difíceis de lidar é o da solidão e da ausência. Se já é difícil lidar com a ausência de alguém a quem amamos, muito mais difícil é sentir que Deus está distante.

·         Por isso, comunhão com Deus é uma benção inestimável.

·         Ninguém está verdadeiramente sozinho se tem a presença de Deus.

·         Mesmo em momentos muito difíceis, como o que Jeremias viveu, a presença de Deus é um bálsamo que traz alegria e renovo.

·         O pecado gerou a separação (Adão se escondeu).

·         Sem arrependimento e consagração Deus começa a ser uma realidade cada vez mais distante de nós. A nossa fé, antes tão viva, começa a perder vitalidade e transforma-se apenas em uma sombra do que tivemos.

·         Não somos capazes de imaginar quantas bênçãos perdemos ao nos distanciarmos de Deus, mas é certo que perdemos muito.

·         Alguns se distanciam justamente quando mais precisam de Deus.

·         “ Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.” (Salmos 57:1).

 

II  - Capacitação para servir a Deus – “serás a minha boca”

·         Outra grande bênção da consagração é a unção e a capacitação para servir a Deus.

·         Deus disse a Jeremias que ele seria a sua boca.

·         É muito grande o contraste entre o povo e o profeta. Enquanto o povo estava tão distante que não entendia a vontade de Deus (não ouvia), o profeta tinha discernimento suficiente para ensinar.

·         Em um tempo de confusão não maior benção do que a de discernir a vontade de Deus.

·         Melhor ainda é poder anunciá-la, ser usado por Deus.

·         Muitos estão procurando entender o significado da vida. Afinal, o que pode nos dar um senso de valor e propósito? O que sentido a nossa vida?

·         Ser usado por Deus, sentir a sua presença e unção, perceber que Deus está abençoando vidas por seu intermédio... Certamente não há nada melhor do que isto.

·         Declare: eu quero ser usado por Deus.

 

III  - Segurança - “não passarás para o lado deles”

·         Aqui Deus fala a Jeremias sobre uma  batalha, pois existem dois lados em oposição.

·         É fundamental entendermos a batalha que envolve a nossa vida.

·         Esta batalha envolve pessoas, estruturas e o mundo espiritual (a carne, o mundo e satanás).

·         O famoso pregador do passado, D.L. Moody disse: “Este livro (Bíblia) me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro”.

·         Muitos não gostam de pensar nesta batalha porque se sentem inseguros com esta idéia, mas a verdadeira segurança está na consagração.

·         O único lugar seguro é “debaixo das tuas asas”.

·         Consagre sua vida e você ganhará as pessoas para Jesus em vez de ser ganho para o mundo e o pecado.

·         O tempo de Jeremias era de muitos perigos e sofrimentos; o nosso não é muito diferente, mas em Deus temos segurança.

·         Onde esta luta ocorre em sua vida? Quem, ou o que, está tentando afastá-lo de Jesus. Consagre a sua vida a Deus e esteja seguro.

 

Conclusão:

·         Ore levando todos a um passo adiante em sua vida com Deus, um passo de consagração.


1    Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando;

2    se jurares pela vida do SENHOR, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão.

3    Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos.

4    Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.

 

INTRODUÇÃO:

·         Arrependimento é um dos fundamentos mais importantes para uma vida frutífera.

·         É também oportuno entendermos isto em um momento em que se faz planos para um novo ano.

·         Duas posturas que não ajudam:

-          Querer fazer coisas novas sem se arrepender dos erros do passado.

-          Ficar preso a estes erros e não caminhar para frente.

 

Proposição: O verdadeiro arrependimento nos livra das cadeias do passado e do futuro. Nos ajuda a livrar-nos do peso de nossos erros e também a não cometê-los novamente.

 

1  - VOLTAR-SE PARA DEUS - vs 11 Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando;

·         Parece óbvio, mas se Deus nos fala o obvio é porque é nisto que erramos.

·         Deus nos fala de coisas simples porque nelas esta a resposta que precisamos.

·         Erramos ao procurar a resposta em conhecimentos profundos quando estamos errando no básico.

·         É possível voltar e não ser para Deus: é possível que se esteja apenas tentando alternativas visando o sucesso, sem voltar-se para Deus.

·         O alvo do arrependimento não somos nós mesmos ou o nosso sucesso, mas sim o próprio Deus.

·         É a Deus que ofendemos com nossos pecados, é a Ele que devemos voltar quando nos arrependemos.

 

2  - TER A VONTADE DE DEUS COMO RUMO - vs 11 "Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando"

·         Arrependimento significa não mais andar vagueando.

·         Fora da vontade de Deus perdemos o rumo, a capacidade de realizar.

·         Fora da vontade de Deus perdemos o controle de nossa vida.


·         Quando nos arrependemos precisamos compreender a vontade de Deus e aceitá-la como guia.

·         Quando Pedro se arrependeu por ter negado a Jesus recebeu uma direção para sua vida (apascenta as minhas ovelhas).

·         Arrepender-se e não caminhar na direção da vontade de Deus não é arrependimento.

 

3  - ASSUMIR UM FIRME PROPÓSITO - vs 2 "se jurares pela vida do SENHOR, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão."

·         O pecado e o engano têm um forte poder de atração. Não se vence isto com uma atitude displicente.

·         Mesmo um pastor ou conselheiro cristão conseguem ajudar se houver uma firme disposição no coração de quem busca a libertação.

·         O propósito tem que ser tão firme como a verdade o juízo e a justiça.

·         "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo o coração" - Jr 29:13.

 

4  - TRAZ A BENÇÃO DE DEUS - vs 2 "se jurares pela vida do SENHOR, em verdade, em juízo e em justiça, então, nele serão benditas as nações e nele se glorificarão."

·         Aqui, o texto nos apresenta um resultado do verdadeiro arrependimento: a benção de Deus.

·         Se o arrependimento pode mudar o destino de uma nação, quanto mais a vida de uma pessoa.

·         O arrependimento não é viver em um estado de sofrimento e tristeza, mas produz vida. Arrependimento não é lamentação.

·         Ex. de Davi no Sl 51 - logo após declarar seu arrependimento ele direciona seu pensamento para a vida. No vs 13 do Salmo ele esta pensando no futuro e em como Deus usaria sua vida: "Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.”

 

5  - CULTIVAR UMA NOVA VIDA - vs 33 "Porque assim diz o SENHOR aos homens de Judá e Jerusalém: Lavrai para vós outros campo novo e não semeeis entre espinhos."

·         Fala da continuidade do processo.

·         Em um primeiro momento, arrependimento é tirar o mato, as ervas daninhas, mas depois é preciso cultivar o terreno com boas sementes.

·         Pensamos no arrependimento como "tirar o mal", mas se não semearmos o bem o terreno logo será dominado novamente pelos espinhos.

·         Por outro lado, também não adianta tentar semear coisas boas sem tirar os espinhos. É preciso preparar o terreno.

 

6  - UMA MUDANÇA DE CORAÇÃO - vs 44 "Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras."


·         Circuncisão é sinal de aliança e consagração.

·         Mais do que uma mudança exterior, Deus quer mudar o coração.

·         O que Deus nos pede é que nosso coração esteja ligado ao dele.

·         “Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.” (Provérbios 23:26)

·         É preciso perguntar-se: Deus tem o meu coração?

·         Esta pergunta é especialmente importante hoje, pois vivemos em um tempo em que os homens são amantes de si mesmos.

 

7  - CANCELA A DISCIPLINA E O JUÍZO - vs. 4b "Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o vosso coração, ó homens de Judá e moradores de Jerusalém, para que o meu furor não saia como fogo e arda, e não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras."

·         Novamente um resultado do arrependimento verdadeiro.

·         Precisamos entender a diferença entre castigo e disciplina.

·         A punição pelos nossos pecados foi sofrida por Jesus. Deus, porém, nos disciplina para correção.

·         “Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:5)

·         A disciplina, portanto, cessa quando arrependimento.

·         É o amor de Deus que move sua disciplina sobre nós e também a cancela quando alcança seu objetivo.

 

CONCLUSÃO:

·         São muitos os erros que cometemos quanto a este assunto.

·         Desde os insensíveis, que nunca sentem verdadeiro pesar por seus erros até os que vivem a lamentar-se encontramos muitos sinais de equívocos a respeito do arrependimento.

·         Deixe o Espírito de Deus corrigir sua visão neste momento e aplainar seus caminhos.

 

INTRODUÇÃO:

·         Olhar para a realidade a nossa volta e manter o bom ânimo não é uma tarefa fácil nos nossos dias.

·         O mundo, que já era um ambiente hostil, torna-se ainda pior com a aproximação do fim.

·         Além dos momentos difíceis pelos quais podemos passar, somos bombardeados com informações desagradáveis diariamente através dos jornais.

·         Jeremias também viveu em um tempo muito difícil, diferente do nosso em alguns aspectos, mas muito semelhante em outros.

·         Neste texto ele nos ensina a olhar para Deus para ter esperança e ânimo em nossa caminhada.

 

Proposição: As figuras utilizadas neste texto descrevem a Deus e sua atuação em nossa vida, seja em tempos fáceis ou difíceis, e nos ensinam a ter esperança e alegria em todo tempo.

 

I    - O TEMPLO - 12 Um trono glorioso, posto bem alto desde o princípio, é o lugar do nosso santuário.

·         Santuário simboliza a presença do próprio Deus.

·         Templo ocupava lugar central e elevado, destacava-se de todo o resto.

·         Trono de glória - refere-se ao poder de Deus.

·         Somente Deus está acima de qualquer circunstancia ou limite em nossa vida.

·         “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?” (Salmos 121:1)

·         Montes são figura da soberania e estabilidade de Deus. O salmista, no entanto, olha adiante, para aquele que criou os céus e a terra.

·         Em um tempo de tantas incertezas e mudanças é bom saber que Deus não muda.

·         Is 40:28 "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento".

 

II  - A FONTE DAS ÁGUAS VIVAS - 13 Ó Senhor, esperança de Israel, todos aqueles que te abandonarem serão envergonhados. Os que se apartam de ti serão escritos sobre a terra; porque abandonam o Senhor, a fonte das águas vivas.

·         Está figura aponta para o suprimento de nossas necessidades.

·         "Águas vivas" - de boa qualidade e que não se acabam.

·         "A esperança de Israel" - a esperança que temos em Jesus é viva, não é ilusão como "auto-ajuda".

·         Tremendamente infelizes são aqueles que buscam em outras fontes.

·         Jeremias 2:13 "Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas."

·         Cuidado para não permitir que as pressões e dificuldades o levem a errar nisto.

III  - O REMÉDIO - 14 Cura-me, ó Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo; pois tu és o meu louvor.

·         Esta figura aponta para a eficácia do socorro de Deus.

·         Deus não usa de paliativos, mas realmente tem poder para resolver.

·         Não alivia apenas alguns sintomas, mas vitória completa.

·         Mesmo quando se usa recursos humanos é preciso ter a bênção de Deus para ter resultados efetivos.

·         A benção de Deus não tem efeitos colaterais - Pv 10:22 "A bênção do Senhor é que enriquece; e ele não a faz seguir de dor alguma."

 

IV  - O REFÚGIO - 15 Eis que eles me dizem: Onde está a palavra do Senhor? venha agora. 16 Quanto a mim, não instei contigo para enviares sobre eles o mal, nem tampouco desejei

o dia calamitoso; tu o sabes; o que saiu dos meus lábios estava diante de tua face.

17 Não me sejas por espanto; meu refúgio és tu no dia da calamidade.

·         Não espanto, mas refúgio - Quando Deus está ao meu lado nada preciso temer

·         É melhor se esconder em Deus do que de Deus.

·         O dia mau e difícil existe, mas com a benção de Deus podemos vencê-lo.

·         O que despreza a Deus, onde se refugiará?

·         O profeta sabia que havia sido fiel ao pregar, sua vida estava diante de Deus.

·         Mesmo diante da incompreensão e perseguição humana ele podia estar seguro. É fácil se sentir seguro quando temos a aprovação e honra humanas, mas diante da oposição Deus é nosso refúgio.

·         Sl 57:1 Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em ti se refugia a minha alma; à sombra das tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades.

·         Compreender esta figura nos livra do medo, ansiedade e insegurança que são tão comuns em nossos dias.

 

V  - O JUIZ - 18 Envergonhem-se os que me perseguem, mas não me envergonhe eu; assombrem-se eles, mas não me assombre eu; traze sobre eles o dia da calamidade, e destrói-os com dobrada destruição.

·         Apesar de trazer uma realidade tão dura, esta figura aponta para outra necessidade fundamental que Deus pode suprir - a justiça.

·         Não vivemos em um país justo, não vivemos sequer em um mundo justo.

·         A impunidade e a injustiça desanimam os Homens, mas a confiança de que Deus é justo juiz nos anima.

·         Sl 7:11 Deus é um juiz justo, um Deus que sente indignação todos os dias.

·         Minha vida não depende da vontade de homens, mas da de Deus.

 

CONCLUSÃO:

·         Se queremos ter esperança e disposição para enfrentar os desafios da vida precisamos urgentemente aprender a olhar para Deus, conhecê-lo melhor e cultivar a visão que adquirimos.

 

INTRODUÇÃO:

·         Pensamentos errados sobre quem Deus é, como Ele age ou o que espera de nós podem ser um grande problema na vida cristã.

·         Deus quer que tenhamos pensamentos corretos, por isso nos ensina através de figuras simples e claras.

·         A figura do oleiro e do vaso de barro, apresentada neste texto, nos traz lições que podem corrigir pensamentos errados a respeito da vida e do nosso relacionamento com Deus.

 

I - O VASO PODE SE QUEBRAR. v4 "Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu."

·         O erro que esta figura corrige é o de pensar que o pecado não tem conseqüências e que não estamos sujeitos a crises ou dificuldades.

·         A benção de Deus pode ser interrompida pelo pecado e pela negligência - vs 9 e 10 "E, no momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino, para o edificar e plantar, se ele fizer o que é mal perante mim e não der ouvidos à minha voz, então, me arrependerei do bem que houvera dito lhe faria."

·         A figura do vaso de barro que se estraga demonstra a necessidade de cuidarmos bem de nossa vida.

·         Não é uma palavra de pessimismo ou derrota, ou mesmo para nos colocar medo.

·         A exortação de Deus vem para nos prevenir e impedir que o mal nos alcance.

·         "Guarda o que tens para que ninguém tome a tua coroa" (Ap 3:11)

·         Jesus ensinou a "vigiar e orar"...com um objetivo: "não entreis em tentação". (Mt 26:41).

·         Quem sabe que pode cair não cai, e se cair tem melhores condições de se levantar. Maior perigo correm os que pensam que não correm riscos.

·         Tenha perseverança em buscar a vontade de Deus; cuidado com altos e baixos (nunca se sabe o quanto se pode cair e o que se vai encontrar em baixo).

 

II  - O VASO PODE SER RESTAURADO.

·         O erro que esta figura corrige é o de pensar que não há solução quando alguma queda ocorre.

·         O arrependimento tem o poder de anular as conseqüências da queda e nos preparar um novo caminho (outro vaso segundo bem lhe pareceu).

·         "No momento em que eu falar acerca de uma nação ou de um reino para o arrancar, derribar e destruir, se a tal nação se converter da maldade contra a qual eu falei, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." (Vs 7-8)

·         Alguns são tão pessimistas que não aceitam a possibilidade da restauração - vs 12.

·         "Mas eles dizem: Não esperança, porque andaremos consoante os nossos projetos, e cada um fará segundo a dureza do seu coração maligno."

·         O pior acontece quando estes tentam impor seu pessimismo sobre os outros.


·         Jesus condenou os fariseus porque não entravam no reino e impediam os outros. Tome cuidado para que nunca seja você um empecilho ao derramar da graça de Deus na vida de alguém.

·         Alguns sentimentos de culpa e vergonha nada tem a ver com o convencimento que o Espírito de Deus opera em nosso coração. São produtos de feridas da alma.

·         "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte" (II Cor 7:10).

·         Jesus é o advogado dos que se arrependem e não o acusador ("Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" - I Jo 2:1).

·         Quando negamos ao outro a possibilidade da restauração pecamos por resistir à graça de Deus e duvidar de sua eficácia.

·         Se estou em não posso pensar na queda como opção, mas se caio não posso pensar nela como destino.

·         Pensamos neste texto de maneira negativa como "quebra minha vida..." mas a sua mensagem é de restauração (o oleiro não quebrou o vaso, ele o restaurou). Além disso só precisamos ser quebrados se formos duros, o barro é maleável (modelados e não quebrados).

 

III  - O VASO É DE BARRO.

·         Esta figura corrige tanto o erro de nos considerarmos inúteis como o de acharmos que somos bons demais.

·         O vaso de barro tem valor relativo, depende daquilo que ele contém.

·         A chave para este entendimento está no Novo Testamento - II Cor 4:7 "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte."

·         Você não pode aceitar em sua vida uma auto imagem negativa, sentimentos de depreciação ou auto comiseração - o vaso é de barro, mas carrega um grande tesouro.

·         Pensamentos errados impedem a realização propósito de Deus para sua vida.

·         Também não pode, no entanto, ensoberbecer-se quando Deus o usa ou pelas qualidades que tem, pois o vaso é apenas barro, o tesouro é que o valoriza.

·         Este equilíbrio nos livra de muitas tentações e inquietações.

 

IV  - O OLEIRO SABE O QUE FAZ COM O BARRO.

·         Esta figura nos livra do erro de não confiarmos na vontade de Deus em nossa vida.

·         O oleiro é especialista em barro, sabe o que fazer com ele.

·         Ele executa a sua vontade (segundo bem lhe pareceu - vs 3).

·         Deus tem uma vontade boa e poder para cumpri-la.

·         "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará." (Sl 37:5)... muito conhecido mas pouco praticado.

·         Em vez disto cometemos erros como os descritos em Isaías 45:9 "Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou dirá a tua obra: Não tens mãos?".

·         Ele não desiste de seu propósito - "tornou a fazer dele outro vaso..."


·         Estou em boas mãos: Deus tem boa vontade, determinação, capacidade, amor em seu trabalho, é perseverante, longânimo...

 

CONCLUSÃO:

·         Que pensamentos em sua vida precisam ser corrigidos?

·         Em qual destas situações você está?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...