quarta-feira, 3 de março de 2021

APRENDENDO COM JESUS

 


O Homem-Deus chamado Jesus


O HOMEM-DEUS CHAMADO JESUS

 Base bíblica: João 1.6-14

“Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem…”

Jesus é o centro do cristianismo e de nossa fé. Mas também é uma pessoa que deixou marcas profundas na história do mundo. O ser humano já produziu muito nos campos da religião, arte e lite­ratura inspirados em Sua pessoa. 

Muitos são os entendimentos sobre Jesus e as definições sobre Sua pessoa, mas existiu apenas um Jesus. Uma música cristã que cantávamos antigamente dizia: “Muito embora um só Jesus exista, nem todos sabem vê-Lo como é…” E é exatamente esse o assunto da lição. Quem é Jesus? Deus ou homem? Homem-Deus ou Deus-Homem?

1. A humanidade de Jesus

Cremos que Jesus era homem e Deus ao mesmo tempo. Primeiro vamos estudar alguns elementos que podemos notar na pessoa de Cristo os quais provam que Ele era 100% humano. Nesse estudo, precisare­mos usar muitas referências bíblicas. Então, tome a sua Bíblia e mãos à obra.

1.1 Ele teve um corpo humano

Nasceu como todo ser humano (Lc 2.7). O nascimento de Jesus foi natural, embora com diferencial milagroso. Sua concepção foi pelo Espírito Santo e Seu nascimento virginal. Jesus nasceu como humano e assim teve a natureza humana aliada à Sua divindade. Foi o nascimento virginal de Cristo que tornou-Lhe possível a existência da natureza hu­mana sem a herança do pecado. Jesus foi concebido pelo Espírito Santo e assim teve a herança do pecado de Adão quebrada ao nascer. Conforme Lucas 1.35, Deus declara que Seu filho nasceria Santo.

1.2 Ele teve desenvolvimento intelectual e físico (Lc 2.40,52)

Os versículos apontam para o crescimento de um menino nas áreas física, intelectual e espiritual.

1.3 Ele sentiu emoçőes humanas

Vamos ver alguns exemplos: compaixão (Mt 9.36), amor (Jo 11.36), pesar (Jo 11.35; Mt 26.38) e indignação (Mc 10.14).

1.4 Ele teve desejos humanos

– não sofrer (Mt 26.39);
– obedecer (Lc 9.51).

1.5 Ele teve necessidades humanas

Ele sentia fome (Mt 4.2), sede (Jo 19.28), sono (Mt 8.24) e cansaço (Jo 4.6).

1.6 Ele foi reconhecido como homem

Por Si mesmo (Lc 19.10) e também pelos outros (Mt 13.55; 1Tm 2.5).

1.7 Ele foi chamado de “filho”

Essa palavra descreve não só descendência, mas também parentesco imediato. São três expressões diferentes no Novo Testamento: Filho de Maria (Mc 6.3), Filho de Davi (Mt 22.42-45) e Filho do Homem (Mt 9.6; Mc 2.10; Lc 5.24).

Você pode estar se perguntando: por que estudar a divindade de Cristo? Porque ela tem grandes implicações para a nossa fé. Millard Erickson nos dá algumas ideias que serão resumidas a seguir.

  • Ao ser enviado como membro da raça humana, Jesus qualificou-Se para ser o redentor, como representante da raça (Rm 5.12,18).
  • Ele experimentou tudo o que um ser humano experimenta: sentimentos, necessidades e limitações. Lemos em Hebreus 4.15 que por causa disso pode nos compreender me-lhor e demonstrar compaixão como nosso Sumo sacerdote, ou seja, alguém que é mediador do sacrifício para perdão dos nossos pecados.
  • Jesus mostrou o que era ser verdadeiramente humano. Algumas vezes resistimos à ideia da humanidade autêntica de Cristo porque sempre ligamos humanidade a erro e imperfeição. Mas Jesus, assim como Adão (antes da queda), era um exemplar perfeito da humanidade sem pecado.
  • Ele Se tornou nosso exemplo. Orou, dependeu de Deus e Se sujeitou à vontade do Pai, ainda quando isso incluiu sofrimento (1Pe 2.21).
  • Jesus Cristo, também chamado de Emanuel, foi Deus no meio de nós. Foi exemplo vivo da transcendência de Deus que veio viver no meio dos homens. Essa verdade nos dá confiança do interesse que Ele tem de ainda agir em nosso meio (Jo 1.14).

2. A divindade de Jesus

Você precisa ter em mente que cremos que Jesus era 100% homem e também 100% Deus. Usando a Bíblia como nosso instrumento principal, vamos estudar referências sobre a divindade de Cristo.

  1. Ele possui atributos que só Deus tem. Nenhum humano comum possui: autoexistência (Jo 5.26), imutabilidade (Hb 13.8), eternidade (Hb 7.3); onipresença (Mt 28.20).
  2. Ele fez coisas que só Deus pode fazer: criar o mundo (Jo 1.3), perdoar pecados (Mt 9.1,2), executar julgamento final (Jo 5.22).
  3. Ele recebe adoração. Os apóstolos eram homens consagrados, mas nunca aceitaram adoração (At 14.8-18). Jesus foi adorado por anjos (Hb 1.6; Ap 5.12,13) e por homens (Jo 9.38; 20.28; Mt 2.11; 14.33; 28.9,17).
  4. Ele possui títulos que só Deus tem, por exemplo: Jeová, que no Novo Testamento é tra­duzido por “Senhor” (Lc 2.11; 5.8), e “Filho de Deus” (Lc 1.35, Jo 5.18).
  5. Ele mesmo declarou ser Deus (Jo 5.18; 8.24,28,58; 10.30-33).
  6. Outras referências bíblicas (Jo 1.1; Rm 9.5; 1Jo 5.20).

Temos que pensar também em quais são as implicações da divindade de Cristo para nossa fé. Novamente com base em Erickson vamos resumir algumas delas:

  • podemos ter conhecimento real de Deus. Jesus não só anunciava a salvação, mas era o Deus que trazia salvação aos homens. Ele mesmo disse “quem me vê a mim vê o Pai” (Jo 14.9);
  • a redenção está à nossa disposição. O sacrifício de Jesus foi suficiente para a salvação de todo o que crê (1Pe 2.24);
  • Deus e os homens tiveram um novo relacionamento. Não houve intermediários, nem anjos e nem profetas. O próprio Deus veio até nós (Hb 10.19-22);
  • Ele é Deus e deve ser adorado como tal. Um dia será adorado por todos (Fp 2.10-11).

 3. A uniăo das duas naturezas

Nossa doutrina afirma que Jesus era, e é, plenamente Deus e plenamente homem. Essas duas naturezas não transformam Jesus em duas pessoas e, sim, numa pessoa com duas naturezas.

Estudamos isoladamente passagens que provam tanto a humanidade quanto a divindade de Cristo. Agora precisamos estudar algumas passagens que nos dão indicação das duas natu­rezas atuando juntas em uma única pessoa.

A primeira passagem é João 17.21-22. Nesse texto, o homem Jesus declara ser um só com o Pai. A referência nada declara sobre a humanidade de Jesus, mas o fato Dele mesmo declarar Sua divindade mostra que tinha o entendimento de que, mesmo sendo homem, possuía uma natureza em comum com o Pai, ou seja, a natureza divina.

Outros dois textos são importantes para nosso estudo (Jo 3.13 e 1Tm 3.16). Em João temos o uso do termo Filho do Homem (humanidade de Cristo) com a referência sobre ter descido do céu (divindade). Em Timóteo encontramos uma referência a Cristo no céu antes de Sua encarnação (contemplado por anjos – divindade), Sua encarnação como homem (ma­nifestado na carne – humanidade) e depois na Sua ressurreição e ascensão aos céus (recebido na glória – divindade e humanidade). Os dois textos sugerem harmonia e plenitude das duas naturezas. Nem esses e nem outros textos bíblicos sugerem revezamento, contradição ou mes­mo luta entre elas.

Na história da igreja, teólogos e intérpretes das Escrituras têm tentado propor soluções. Algumas delas boas, mas outras se tornaram desvios da doutrina bíblica de Cristo. O assunto é complexo, pois as duas naturezas têm características completamente opostas. Veja um resu­mo rápido de algumas delas.

  • Ebionistas – Séc II – Jesus era um homem notável com dons muito especias.
  • Docetistas – Jesus era Deus e parecia humano.
  • Gnósticos – Jesus e Cristo eram duas pessoas diferentes. Jesus era homem filho de Maria; Cristo era um espírito que veio sobre Jesus no batismo e O abandonou na crucificação.
  • Arianos – 280 d.C. – Jesus é a criação mais importante.
  • Eutiquianos – Jesus era só Deus e não humano.

Conclusăo

Grudem, em seu livro Teologia Sistemática, cria uma breve frase que nos ajuda a sinteti­zar o que estudamos nesta lição: “Permanecendo o que era, tornou-se o que não era”. Eterna­mente Deus quando Se encarnou, Jesus continuou sendo Deus e Se tornou humano. Ele era verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Autor da lição: André Souza de Lima

APRENDENDO COM SALOMÃO (PARTE 19)

 



O SEGREDO DO SUCESSO

Segredos do sucesso: conheça 7 princípios de Salomão para você ser realmente próspero
É impossível estudar sobre finanças e prosperidade à luz da Bíblia sem passar por Salomão.
Mas, quem foi salomão?
Salomão foi autor de 3.000 provérbios e 1.005 canções (1 Reis 4:32). Também foi botânico e biólogo (1 Reis 4:33). Possuía 1.400 carros e 12.000 cavalos (1 Reis 10:26). Recebia 666 talentos de ouro por ano (1 Reis 10:14).
Foi o responsável pela construção do magnífico Templo do Senhor em Jerusalém. A riqueza de salomão foi maior do que a de todos os reis de sua época (1 Reis 10:23).
E como se não bastasse, três livros da Bíblia (Cântico dos Cânticos, Provérbios e Eclesiastes) são atribuídos a ele.
Salomão, enquanto andou em retidão, foi um homem de grande sucesso.
Mas quais eram os segredos desse sucesso tão expressivo? Qual é o segredo da prosperidade de Salomão? Será que se você seguir os princípios de Salomão também obterá sucesso em sua vida?
Existe uma máxima que diz: o sucesso deixa pistas.
As pistas do sucesso de Salomão estão todas documentadas nas Sagradas Escrituras.
E agora, você verá 7 dessas pistas. Você conhecerá 7 Segredos do Sucesso de Salomão.
Tenho certeza, que ao conhecer e aplicar esses segredos, você ficará muito mais próximo das realizações que tanto busca.
Dito isto, vamos ao primeiro segredo?
1. Salomão buscou a sabedoria
Como é feliz o homem que acha a sabedoria e que obtém o entendimento, pois a sabedoria é muito mais proveitosa do que a prata e rende mais do que o ouro.
Provérbios 3:13-14
Qual é seu maior desejo? Qual é o seu maior sonho? Qual é a sua grande meta espiritual, familiar e financeira?
Sejam quais forem seus desejos, provavelmente a sabedoria é o melhor caminho para trazê-los a realidade.
Salomão conhecia essa verdade. Salomão viveu essa verdade. Salomão colheu os frutos dessa verdade.
Mas o que é sabedoria? Sabedoria é saber fazer, é conhecimento colocado em prática!
Muitos se gabam pelo conhecimento que possuem. Mas conhecimento sem prática, sem ação, não vale nada, não presta para nada!
Provérbios 13:16 diz “Todo homem prudente AGE com base no conhecimento”.
É comum olharmos o sucesso dos outros e dizermos: Nossa eu queria ser assim! Eu queria ter isso! Eu queria esse reconhecimento!
Muitos desejam o palco daqueles que possuem sucesso, mas pouquíssimos desejam os bastidores do sucesso.
Um músico para se tornar excelente, passa horas todos os dias estudando teoria e execução.
Um bom pregador, investe diariamente no estudo da palavra e em seu relacionamento com Deus. Um atleta de ponta, treina a exaustão todos os dias.
Percebe? Em todos exemplos que citei, a construção do sucesso se dá quando ninguém está vendo.
O sucesso do músico, do pregador e do atleta se dão na busca diária pela sabedoria, pela excelência.
Escute o que tenho a dizer: não espere que Deus faça o que você pode fazer.
É Ele quem dá o dom, mas a lapidação do dom: é tarefa sua.
Jesus ressuscitou Lázaro mas competiu aos homens a remoção da pedra do túmulo. Só Jesus podia ressuscitar, mas arrastar a pedra estava ao alcance dos homens.
A sabedoria de salomão não foi apenas recebida de Deus, mas também foi buscada incessantemente por Salomão.
O resultado, você já sabe: ele se tornou a principal referência bíblica em sabedoria e riqueza; dirigiu Israel por um longo período de paz e ordenou a construção do grande templo ao Senhor, também conhecido como templo do rei salomão.
2. Salomão conhecia suas limitações
Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.
1 Reis 3:7b
Após a morte de Davi, coube a Salomão assumir o reinado de Israel. Mas ele sábia que ainda não estava pronto, que ainda conhecia o que era necessário para tal tarefa.
Conhecer suas limitações, é um dos segredos para o sucesso!
Como Sócrates já disse: “O sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
Infelizmente, vivemos em um mundo onde é errado dizer “não sei”.
Em uma sociedade que acredita no dito popular “se conselho fosse bom, seria vendido”. Estamos rodeados de pessoas que agem como se soubessem todas as coisas.
Em Oséas 4:6 está escrito: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento.”
Se você deseja tirar seus sonhos do papel e realizá-los, reconheça o que você não sabe.
Paulo Vieira sempre fala: “Aquilo que você não tem, é pelo o que você não sabe!”
Ao reconhecer o que você não sabe, busque saber! Foi isso que Salomão fez, ele reconheceu que ainda não era capaz de governar, mas pediu (e buscou) sabedoria para governar.
3. Salomão tinha mentores
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Provérbios 1:5
Já disse, mas vou repetir: O sucesso deixa pistas! E os mentores, estão ai para revelar essas pistas!
Mentores são aquelas pessoas que estão (ou já estiveram) onde você deseja estar. São pessoas que, além de saberem como realizar, sabem como transmitir essa informação.
Mentores são como pontes para o seu futuro. Pontes que viabilizam, ou encurtam, sua jornada rumo a grandes conquistas.
Salomão tinha e recomendava que todos tivessem mentores e que ouvissem atentamente seus conselhos. Veja:
Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.
Provérbios 19:20
Tudo leva a crer que Davi foi um dos grandes mentores de Salomão, conforme vemos em 1 Reis 2:1-4:
E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
4. Salomão não se apressava
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Eclesiastes 3:1
A construção do templo é indiscutivelmente um dos grandes feitos do reinado de Salomão. Mas, você sabe quanto tempo demorou para completar tal obra?
Sete anos! Conforme vemos em 1 Reis 6:1 e 1 Reis 6:38.
Imagine trabalhar em uma obra durante 3 meses, 1 ano, 5 anos e somente no sétimo ano vê-la finalizada. Difícil?
Existem sonhos que demandam tempo. Pensando nisso… você sabe quanto tempo será necessário para construir o seu sonho? E mais, você está disposto a persevera ao longo desse tempo?
Para gerar um filho, é necessário um pai, uma mãe e nove meses!
Não há como fazer um filho em um mês colocando nove pais.
Esse exemplo retrata muito o processo temporal de construção de alguns sonhos.
Em se tratando de sonhos financeiros, é importante conhecer o poder do tempo, usá-lo a seu favor, e ter paciência.
Como disse Gustavo Cerbasi no livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos: “Tempo e dinheiro são os elementos básicos da receita. Quanto mais vocês tiverem um deles, menos precisarão do outro.”
De forma prática, darei o seguinte exemplo: investindo 10 mil, com retorno de 1,2% por mês, daqui a 30 anos você terá mais de 700 mil (R$ 732.7798,38)!
Está ai o poder multiplicador do tempo nas finanças!
É claro que este é apenas uma exemplo didático, visto que não levei em consideração os impostos e a inflação do período (daqui a 30 anos, 700 mil valerá bem menos do que vale hoje).
Mas, mesmo sendo um exemplo didático, serve para mostrar que ter paciência e usar o tempo a seu favor é uma das chaves do sucesso financeiro.
Me responda uma coisa: Quantos aposentados milionários você conhece?
Provavelmente, pouquíssimos ou nenhum.
Você sabia que, investindo apenas R$ 85,00 mensalmente (com taxa de retorno de 1% ao mês), em quarenta anos você se tornará um milionário?
Com apenas R$ 85,00 por mês você terá mais de um milhão de reais (R$ 1.010.005,72).
E um milhão, aplicado em um investimento que rende 1% ao mês, renderá 10 mil reais mensais.
Ou seja, não há por que confiar a sua aposentadoria ao governo (que muda as regras a todo momento). Se eduque financeiramente, aprenda investir seu dinheiro e conquiste a sua Independência Financeira criando você mesmo a sua aposentadoria!
Quer saber tudo o que a Bíblia fala sobre finanças? Então clique na imagem abaixo e saiba:
O maior guia
5. Salomão aprendeu com as tragédias que viveu
…mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.
Romanos 5:3 e 5
Tem gente que pensa que existe uma nuvem negra pairando sobre sua cabeça. Assim, acreditam que tudo de errado que possa acontecer, vai acontecer e nada poderá ser feito para evitar.
Esse pensamento serve como muleta, como desculpa para uma vida desastrosa. Pessoas que pensam assim, esquecem que todos estão sujeitos a imprevistos, conforme vemos em Eclesiastes 9:11:
Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor.” Por quê? Ele explicou: Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.
Eclesiastes 9:11
Já que imprevistos acontecem para todos, você tem duas opções: se vitimizar ou aprender com eles e seguir em frente.
Analise a vida de Salomão… Podemos dizer que as tragédias o acompanharam de perto.
Davi, seu pai, assassinou o primeiro marido de sua mãe, Bate-Seba. A irmã de Salomão foi estuprada por um de seus irmãos. E, como se não bastasse, seu irmão Absalão tentou destruir o reinado de seu pai.
Vê a quantidade de problemas que Salomão enfrentou no meio de sua família? Para alguns, viver tudo isso seria sinônimo de fracasso em todas as áreas da vida. Mas não foi assim para Salomão, que aprendeu com os problemas que viveu.
Um dos versículos bíblicos mais belos, na minha opinião, é o seguinte:
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28
Você pode olhar para as adversidades que tem enfrentado e desanimar, achar que para você, resta o sofrimento e a amargura. Por outro lado, você pode tomar esse versículo como verdade em sua vida e notar que todas as coisas cooperam para o seu bem, para o seu crescimento e promoção.
Do mesmo modo que Salomão superou e aprendeu com os problemas que viveu, espero que siga esse exemplo.
6. Salomão fazia e seguia planos
Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.
Provérbios 21:5
Estima-se que o custo da construção do templo liderada por Salomão, apenas em materiais de ouro e prata, foi de 550 BILHÕES de reais.
Não há como realizar uma obra dessa magnitude sem planos detalhados.
Salomão recebeu de Davi, seu pai, a planta do templo prevendo o peso dos utensílios de ouro, prata e bronze. Também recebeu instruções a respeito das divisões dos sacerdotes e dos levitas e sobre a execução de todas as tarefas no templo (1 Crônicas 28 13).
Baseado nisso, ele seguiu a risca todas as plantas e executou a obra. Se não seguisse os planos que Deus deu a Davi, certamente não teria êxito nessa empreitada.
Com você não deve ser diferente! Se deseja realizar algo, um plano é necessário.
Falando a respeito de finanças pessoais… Se deseja sair das dívidas, gastar melhor o seu dinheiro ou mesmo realizar sonhos financeiros, tais como: a aquisição de casa própria ou realização de uma viagem. Você precisará de um plano!
7. Salomão sabia o que queria
Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus
Filipenses 3:14
Por mais obvio que pareça, muitos não conquistam nada de relevante por não saberem o que realmente desejam.
Poucos sabem exatamente o que querem e, por isso, pulam de galho em galho sem se comprometerem firmemente com nenhum objetivo.
Certamente você conhece pessoas que agem assim. Pessoas que a todo momento mudam de namorado, emprego e igreja.
É claro que existe tempo oportuno para mudanças, mas mudar a todo tempo é sinônimo de indefinição.
Salomão era bem definido, ele sabia exatamente o que deseja, veja:
Salomão respondeu: Ó Deus, tu foste extremamente bondoso para com o meu pai Davi, e agora deste-me o reino. Só pretendo que as tuas promessas se confirmem! A tua palavra, dirigida a Davi meu pai, concretizou-se, e fizeste-me rei sobre um povo tão numeroso como o pó da terra! Dá-me agora sabedoria e conhecimento para os governar com competência. Porque quem seria capaz de dirigir sozinho uma tão grande nação como esta?
2 Crônicas 1:11-12
O desejo de Salomão era saber governar com competência a nação. Por saber bem o que desejava, na hora certa, fez o pedido certo a Deus.
É desse modo que deve ocorrer com você. É preciso que você conheça seu sonho, pois, ele guiara boa parte das suas decisões.
Se seu objetivo em morar no exterior, provavelmente você não comprará uma casa financiada em 30 anos. Se deseja conquistar a Independência Financeira o mais rápido possível, você não comprará um carro de luxo. Se seu sonho é ser um missionário na África, você provavelmente não prestará um concurso público.
conclusão
Uma das maneiras mais eficientes para se alcançar o que se deseja e seguir os passos daqueles que já alcançaram.
Ao estudar a vida de Salomão e colocar em prática seus princípios, você certamente experimentará grandes benefícios. “Ande com os sábios e serás sábio.” Provérbios 13:20.
Se você deseja se aprofundar em conhecer os Segredos do Sucesso de Salomão, recomendo que leia e estude os Provérbios de Salomão. São apenas 31 capítulos, lendo e estudando um capítulo por dia, em um mês, você completará a leitura.
O Steven K. Scott conta no livro “O Homem Mais Rico Que Já Existiu” que, ao conhecer o livro de Provérbios, passou a estudá-lo e aplicá-lo no seu dia a dia. Com isso, sua vida foi completamente transformada em todas as áreas.
Salomão registrou no livro de Provérbios um verdadeiro tratado de sabedoria para todos aqueles que querem ter sucesso na vida.
Então, se esse é seu desejo é obter sucesso (em qualquer área da vida), estude e aplique os princípios de Salomão
escrito por Samuel Vinicius

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...