PAULO E O EVANGELHO DA PROSPERIDADE
No evangelho da
prosperidade, também conhecido como a religião “Palavra da Fé”, o fiel é
encorajado a usar a Deus, enquanto a verdade do Cristianismo bíblico é
justamente o contrário – Deus usa o fiel. A Palavra da Fé ou Teologia da
Prosperidade enxerga o Espírito Santo como um poder a ser usado para qualquer
coisa que o crente queira alcançar.
O Movimento do Evangelho
da Prosperidade muito se parece com a ganância tão destrutiva que infiltrou a
igreja primitiva. Paulo e os outros apóstolos não tentaram conciliar sua
teologia com a dos falsos mestres que tentaram propagar tal heresia. Eles os
identificaram como mestres falsos e perigosos e muito encorajaram os Cristãos a
evitá-los.
Paulo advertiu Timóteo
sobre: "Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados
da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas
os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas
concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça
alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas
tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o
amor, a paciência, a mansidão." (1 Timóteo 6:5; 9-11)
Paulo disse que avareza
é idolatria (Efésios 5:5) e instruiu os crentes de Efésios a evitarem qualquer
pessoa que trouxesse uma mensagem de imoralidade ou avareza (Efésios 5:6-7). O
ensino de prosperidade impede que Deus trabalhe sozinho, quer dizer, Deus não é
o Senhor de tudo porque Ele não pode trabalhar até darmos a Ele a autoridade
para assim fazer.
Fé, de acordo com a
doutrina da Palavra da Fé, não é confiança submissiva a Deus; fé é uma fórmula
pela qual manipulamos as leis espirituais, as quais os professores da
prosperidade acreditam que governam o universo. Assim como o nome "Palavra
da Fé" implica, esse movimento ensina que a fé é só uma questão do que
dizemos, mais do que em quem confiamos ou quais verdades adotamos e afirmamos
em nossos corações.
Um termo favorito no
movimento Palavra da Fé é "confissão positiva". Refere-se ao ensino
de que palavras têm poder criativo. O que você diz, assim os mestres da Palavra
da Fé afirmam, determina tudo o que acontece com você. Suas confissões, especialmente
os favores que você exige de Deus, devem ser afirmados positivamente e sem
qualquer dúvida de que vão acontecer. Então Deus tem a responsabilidade de
responder a tal pedido (como se o homem pudesse exigir qualquer coisa de
Deus!). Portanto, a habilidade de Deus de nos abençoar supostamente depende da
nossa fé.
Tiago 4:13-16 claramente
contradiz esse ensinamento: "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou
amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e
ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a
vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em
lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou
aquilo. Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como
esta é maligna".
Longe de enfatizar a
importância de riquezas, a Bíblia nos adverte contra ir atrás de bens. Os
crentes, principalmente os líderes da igreja (1 Timóteo 3:3), devem se livrar
do amor ao dinheiro (Hebreus 13:5).
O amor ao dinheiro leva
a várias formas de mal (1 Timóteo 6:10). Jesus advertiu: "Acautelai-vos
e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância
do que possui" (Lucas 12:15). Em grande contraste à ênfase da
Palavra da Fé em ganhar dinheiro e ter muitas posses nessa vida, Jesus
disse: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem
tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam" (Mateus 6:19).
A contradição
irreconciliável entre o ensino do evangelho da prosperidade e o evangelho do
nosso Senhor Jesus Cristo é resumido nas palavras de Jesus em Mateus 6:24:"Ninguém
pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a
um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro."
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