quinta-feira, 12 de junho de 2014

APRENDENDO COM DANIEL (PARTE 6)


DANIEL - HOMEM DE ORAÇÃO - INTEGRO E HONESTO

Daniel era um funcionário da corte do rei da Babilônia. Ele era intérprete de sonhos, se tornou domador de leões, estadista honesto, excelente escritor e decifrador de mensagens codificadas

Mas, acima de tudo Daniel era um homem de oração

Uma das orações mais poderosas e bonitas da Bíblia Sagrada está em Daniel capítulo 9.

No ano primeiro de Dario, filho de Assuero, da linhagem dos medos, o qual foi constituído rei sobre o reino dos caldeus, No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza.  (Daniel 9:1-3)

Nesta oração, Daniel clama por sua nação. Babilônia havia derrotado Israel e destruído seu santo templo, lugar de adoração ao Deus poderoso

Sendo homem de oração, Daniel também era um homem da Palavra de Deus. Ele tinha conhecimento da Bíblia antiga (pergaminhos) por isso sabia exatamente como orar e sobre o que orar.

Ele orou pela restauração de Jerusalém, e pelo retorno do povo de Deus a cidade santa.

A experiência de Daniel mostra a necessidade tanto da oração como do estudo da Bíblia Sagrada.

Daniel fez uma leitura do tempo em que vivia e estava de olho nas profecias que haveriam de ser cumpridas

Estudar a Bíblia nos ensina e nos ajuda a orar. Em contrapartida orar nos ajuda a estudar a Bíblia. Uma coisa está ligada a outra

A Bíblia não diz que Daniel tinha quaisquer fraquezas morais. Mas Daniel usa a primeira pessoa em sua oração. Significa que em toda sua oração, Daniel se incluía como um dos pecadores de sua nação.

E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; Pecamos, e cometemos iniqüidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos; E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra. A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas rebeliões que cometeram contra ti. Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti. Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele, E não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.  
(Daniel 9:4-10)

Ele entendia que todos pecam e ficam destituídos da glória de Deus. Ele entendia que todos são culpados à vista de Deus

Daniel sentia a necessidade de orar pelo seu povo, por ele mesmo e por todas as pessoas ao seu redor

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23)

Não se importava com a situação ruím e as circunstâncias contrárias, o negócio de Daniel era colocar Deus no centro de tudo e exaltá-lo no controle de todas as coisas

É tão fácil encontrar erros nas pessoas ao nosso redor. Mas o que a oração de Daniel nos ensina é que ele também se incluia nas suas orações como alguém que erra e também tem culpas e pendências a resolver

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...