quarta-feira, 18 de junho de 2014

APRENDENDO COM JEROBOÃO II


O REINADO PRÓSPERO DE JEROBOÃO II

No décimo quinto ano de Amazias, filho de Joás, rei de Judá, começou a reinar em Samaria, Jeroboão, filho de Jeoás, rei de Israel, e reinou quarenta e um anos. E fez o que era mau aos olhos do Senhor; nunca se apartou de nenhum dos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, com que fez pecar a Israel. (2 Reis 14:23-24)

Mais um rei na dinastia Judaíca que fez o que era mau aos olhos do Senhor.  (Data: 798 A 722 aC)

Ele entra na galeria daqueles homens que estavam no comando de uma nação próspera e abençoada, mas não se rendeu a obediência total a Deus. 

Nesta época a área social da nação estava esquecida. Não havia obras sociais e ninguém que tivesse interesse em realizar

Durante este período da história de Israel, muitos profetas - tais como Oséias, Amós, Jonas, Miquéias e Isaías - começaram a reunir suas mensagens e escrevê-las sob a direção de Deus.

Eles continuaram a pregar sobre a importância mundial da obra do Senhor enquanto olhavam para o futuro reino espiritual

Porque viu o Senhor que a miséria de Israel era muito amarga, e que nem havia escravo, nem absolvido, nem quem ajudasse a Israel. (2 Reis 14:26)

Deus usaria o declínio moral e espiritual de Israel a fim de preparar o caminho para a vinda do Messias

Pelo fato de o reino e o poder militar de Israel estarem anulados, muitas pessoas encontravam-se prontas para se voltarem às Boas Novas que Jesus traria

Jeroboão II não apresentava qualquer devoção a Deus; porém sob suas hostis orientações militares e sua hábil administração, Israel desfrutou de poder nacional e prosperidade material mais do que em qualquer tempo desde os dias de Salomão.

Os profetas Amós e Oséias, no entanto, nos dizem o que realmente acontecia no reino:

Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há Salvador senão eu. Eu te conheci no deserto, na terra muito seca. Depois eles se fartaram em proporção do seu pasto; estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim. Serei, pois, para eles como leão; como leopardo espiarei no caminho. Como ursa roubada dos seus filhos, os encontrarei, e lhes romperei as teias do seu coração, e como leão ali os devorarei; as feras do campo os despedaçarão. (Oséias 13:4-8)

O povo de Israel (povo separado por Deus) estava se sentindo poderoso, porém, soberbos, injustos, cada um olhando pro seu próprio umbigo, achando que Deus estava protegendo todo mundo

Porque, eis que o Senhor ordena, e ferirá a casa grande de brechas, e a casa pequena de fendas. Porventura correrão cavalos sobre rocha? Lavrar-se-á nela com bois? Mas vós haveis tornado o juízo em fel, e o fruto da justiça em alosna; Vós que vos alegrais do nada, vós que dizeis: Não é assim que por nossa própria força nos temos tornado poderosos? Porque, eis que eu levantarei sobre vós, ó casa de Israel, uma nação, diz o Senhor, o Deus dos Exércitos, e oprimir-vos-á, desde a entrada de Hamate até ao ribeiro do deserto.    (Amós 6:11-14)

A administração de Jeroboão II ignorou os procedimentos justos e íntegros. Como resultado, o rico tornou-se mais poderoso ainda; e o pobre, mais necessitado e carente

Obras sociais nem pensar, uns ajudando os outros, nada! 

As pessoas no reino ficaram mesquinhas, individualistas, egoístas e confiaram mais e mais em seu poder próprio, segurança e posses do que em DEUS

Os pobres eram tão oprimidos que foi difícil crerem que o Senhor conhecia as condições que enfrentavam

A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. Tiago 1:27

O que Deus mais queria era ver seu povo praticando a verdadeira religião, ajudar os pobres, viúvas e necessitados da nação. Mas isso tudo, não estava acontecendo, era cada um por si e Deus contra todos

A nação de Israel estava rica e abastada. Isto parecia bem ser uma provisão de Deus. A prosperidade material nem sempre é uma indicação da benção de Deus. Pode ser também o resultado do EGOCENTRISMO

Se experimentamos a prosperidade de DEUS, devemos nos lembrar de que o Senhor nos considera responsáveis pela maneira como alcançamos o sucesso e como usamos nossas riquezas. O ideal divino é COMPARTILHAR com os outros a nossa prosperidade.

Todas as coisas que temos realmente pertencem a Deus, se de fato somos POVO DO SENHOR.

Devemos usar os dons, talentos, recursos e habilidades que Deus nos concedeu afim de colaborar com o EVANGELHO, cientes cada um do seus interesses cristãos

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. (Gálatas 5:26)

Nesta época de Jeroboão II o povo estava próspero, mas cada um por si, os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, ninguém se importando com ninguém, ninguém ajudando o próximo, igual o mundo pagão de hoje em dia.

Só que Deus queria que seu POVO fizesse a diferença! Todo mundo igual uns ajudando os outros, fazendo com que Israel fosse de fato uma nação ABENÇOADA...

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. (Efésios 5:21)
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Romanos 12:10)

O que Deus espera de nós, ajuda mútua uns aos outros sempre, colaborando com sua obra na terra, até que ele volte e veja a diferença do que serve a Ele e dos que não servem

Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve. (Malaquias 3:18)

Conscientize-se de sua posição cristã hoje em dia, prefira servir ao Senhor servindo os outros e seja uma benção

****

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...