domingo, 1 de junho de 2014

APRENDENDO COM OSÉIAS (PARTE 1)



ADULTÉRIO ESPIRITUAL

O profeta Oséias ministrou no fim de um período muito próspero da história de Israel, pouco antes da queda nacional diante dos assírios em 722 a.C.

Naquele tempo, o povo escolhido de Deus já não adorava somente ao Senhor, mas também servia a Baal, um deus cananeu

Sendo o primeiro dos profetas menores, que escreveu menor quantidade de palavras, o livro de Oséias aborda a questão central da proclamação profética durante aquele tempo de apostasia (abandono da fé)

Continuava Deus amando Israel, apesar da prostituição espiritual?

Ainda mantinha Deus Seu propósito para a nação, apesar dos pecados dela e do juízo vindouro?

A história pessoal de Oséias e a profecia estão inseparavelmente ligadas em seu livro

Assim como o profeta havia perdoado a esposa infiel e estava disposto a levá-la de volta, Deus estava disposto a fazer o mesmo por Seu povo

Mesmo em meio ao adultério espiritual e ao juízo divino, o amor de Deus por Seu povo nunca vacila

E semeá-la-ei para mim na terra, e compadecer-me-ei dela que não obteve misericórdia; e eu direi àquele que não era meu povo: Tu és meu povo; e ele dirá: Tu és meu Deus! 
(Oséias 2:23)

Muitas vezes, Deus pediu que outros profetas fizessem algo além da pregação. Há paralelos importantes entre a história de Oséias e a experiência de Deus com Israel

Em nível humano, Gômer foi infiel ao seu esposo Oséias. Em nível espiritual, Israel foi infiel a Deus

Assim como a imoralidade de Gomer feriu o coração do seu marido, a idolatria de Israel entristeceu o coração de Deus.

Oséias foi chamado a suportar tristeza de coração e rompimento do casamento. Ele deve ter sofrido indignação e vergonha públicas

O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra certamente se prostitui, desviando-se do Senhor.Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho.   (Oséias 1:2-3)

Gômer era uma prostituta ou apenas uma esposa infiel? Ela era imoral antes do seu casamento com Oséias, ou somente depois se tornou infiel?

Não sabemos ao certo. Uma coisa, porém, é certa: Quando o Senhor falou a Oséias e por meio dele, queria desviar a atenção das pessoas da história de Oséias para a história do Seu amor por Israel. Visto que Gômer era israelita, a história de seu casamento com o profeta se mistura com a história da aliança divina com Israel

Quanto mais Oséias experimentava a infidelidade de Gômer, mais profunda era sua compreensão da tristeza e frustração de Deus com Israel 

Quando Gômer cometeu adultério em relação a Oséias, ele sofreu agonia da traição, humilhação e vergonha. Aos vizinhos e amigos que viram sua dor, Oséias transmitiu uma mensagem divina por meio de palavras e ações: Israel, a esposa de Deus, era igual a Gômer.

O povo escolhido estava cometendo adultério espiritual


Deus já havia advertido antes Seu povo através de outros profetas sobre adultério espiritual

Eles dizem: Se um homem despedir sua mulher, e ela o deixar, e se ajuntar a outro homem, porventura tornará ele outra vez para ela? Não se poluirá de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR. 

Deus tem um caso de amor profundo com Seu povo, e toda vez que Seu povo se rebela e o trai, Deus fica frustrado, triste e deixa Seu povo desprotegido e desamparado

Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos. A todas as meretrizes dão paga, mas tu dás os teus presentes a todos os teus amantes; e lhes dás presentes, para que venham a ti de todas as partes, pelas tuas prostituições. Assim que contigo sucede o contrário das outras mulheres nas tuas prostituições, pois ninguém te procura para prostituição; porque, dando tu a paga, e a ti não sendo dada a paga, fazes o contrário. Portanto, ó meretriz, ouve a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto se derramou o teu dinheiro, e se descobriu a tua nudez nas tuas prostituições com os teus amantes, como também com todos os ídolos das tuas abominações, e do sangue de teus filhos que lhes deste; Portanto, eis que ajuntarei a todos os teus amantes, com os quais te deleitaste, como também a todos os que amaste, com todos os que odiaste, e ajuntá-los-ei contra ti em redor, e descobrirei a tua nudez diante deles, para que vejam toda a tua nudez. E julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme. E entregar-te-ei nas mãos deles; e eles derrubarão a tua abóbada, e transtornarão os teus altos lugares, e te despirão os teus vestidos, e tomarão as tuas jóias de enfeite, e te deixarão nua e descoberta. 

Por esta razão, a idolatria, a prostituição, o afastamento de Deus, o abandono da fé, tudo isto é visto como adultério espiritual







Um comentário:

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...