sábado, 6 de setembro de 2014

APRENDENDO COM JÓ (PARTE 4)



A VIDA E A TRAGÉDIA PESSOAL DE JÓ

A vida tem muitas surpresas que não conseguimos controlar nem entender as causas e que por vezes nos derrubam como aconteceu com o patriarca Jó.

O livro de Jó fala sobre a origem do mal, quando a calamidade chega, as brechas que as pessoas dão, fazendo com que o mal e a desgraça nos atingem, e a soberania de Deus no controle de tudo

De frente com as calamidades da vida, a única solução é olharmos para o nosso criador e mantenedor e pularmos em seus braços protetores

Jó passou por grandes dificuldades, PERDEU QUASE TUDO, só não perdeu a fé, e questionou a Deus em muitos momentos, porque ele não conseguia entender o porquê do seu sofrimento.

No capítulo 38 até o 41 Deus mostrou para seu servo o quanto seu poder pode construir, manter e permitir situações demonstrando domínio total de tempo e circunstâncias.

Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. (Jó 38:4)

Ou quem encerrou o mar com portas, quando este rompeu e saiu da madre; Quando eu pus as nuvens por sua vestidura, e a escuridão por faixa? Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus portas e ferrolhos, E disse: Até aqui virás, e não mais adiante, e aqui se parará o orgulho das tuas ondas? (Jó 38:8-11)

Onde está o caminho onde mora a luz? E, quanto às trevas, onde está o seu lugar; Para que as tragas aos seus limites, e para que saibas as veredas da sua casa? De certo tu o sabes, porque já então eras nascido, e por ser grande o número dos teus dias!
(Jó 38:19-21)

Deus mostra sua soberania de maneira detalhada em todo livro de Jó - E no final do livro, Deus reverteu o estado de calamidade do patriarca, recriando sua vida física, material, social e espiritual

Na resposta de Jó para Deus o que aprendemos sobre a reação dele?

Como devemos agir com Deus quando temos tragédias pessoais?

Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:1-6)

Jó reconheceu o poder e a sabedoria divina e que ele nada sabia dos mistérios da vida e da criação feita por Deus. 

Como Jó devemos confiar em Deus quando os problemas fugirem do nosso controle sempre

Devemos fazer como Jó fez diante das impossibilidades, ou seja, reconhecer a grandeza de Deus e colocar nossos sonhos, projetos, planos e dificuldades em suas poderosas mãos com a confiança de que Ele fará o melhor por nós, que fomos feitos à sua imagem

#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...