sexta-feira, 5 de setembro de 2014

APRENDENDO COM PAULO (PARTE 6)



O TESTEMUNHO DE PAULO

Como Paulo era antes de conhecer Jesus?

Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zelador de Deus, como todos vós hoje sois.
E persegui este caminho até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres, Como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos. E, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer maniatados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados. (Atos 22:3-5)


Qualquer pessoa que se converte ao Cristianismo deve ter em mente e pontos importantes

1 - Como era antes de conhecer Jesus
2 - Como conheci o Salvador
3 - Como é a minha vida agora com Jesus

Um testemunho breve abordando esses 3 tópicos pode ser dado em qualquer lugar, em qualquer oportunidade, com efeitos positivos em outras vidas para glória de Deus

Foi o que Paulo fez durante sua vida, após ter um encontro com Jesus de forma sobrenatural, aonde quer que ele estivesse, seu testemunho era dado

Paulo testemunhava sempre que antes de conhecer Jesus, era muito zeloso na religião, perseguidor implacável dos cristãos e rígido como a lei judaica exigia

Quando não temos compreensão total dos fatos, exageramos em atitudes, ações e palavras. Foi isto que Paulo fez por não conhecer a pessoa de Jesus e a salvação

Pelo seu testemunho, como ele conheceu Jesus?

Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues. E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo. Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer. E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco. E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi. E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.   (Atos 22:6-16)

Paulo testemunhou de seu encontro com Jesus no caminho de Damasco através de uma forte luz que mudou a sua vida para sempre.

Isto marcou sua vida pessoal, depois disso, para onde ele ia, seu testemunho o acompanhava, qualquer pessoa que aparecia na sua frente ele testemunhava sobre a VERDADE do evangelho, seja pessoas comuns, governadores, reis, príncipes, autoridades, romanos, judeus, carcereiros, gregos...

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8:32)

Paulo deixou explícito que vivia cego pela tradição religiosa que aprendera. A luz no caminho de Damasco foi a luz da verdade que o libertou da sua prisão tradicional abrindo-lhe a mente e o coração para uma nova vida e abrindo uma nova janela da compreensão dos propósitos divinos

Como foi a vida de Paulo depois do encontro com Jesus?

E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim. E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim. E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti. E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam. E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.  
(Atos 22:17-21)

De perseguidor passou a ser perseguido e foi enviado por Deus para ser um pregador da Palavra entre os gentios mostrando Jesus como Salvador

De lá pra cá, a chama do Evangelho se espalhou, porque Paulo evangelizou todo o mundo antigo de sua época, até hoje o Evangelho chega até nós, por causa do TESTEMUNHO e EVANGELISMO do apóstolo Paulo

Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria. (João 4:44)

A expressão "não há profeta valorizado em sua própria terra" se aplicou a Paulo após sua conversão, ele não foi bem recebido pelos judeus, seu povo não deu a mínima pra ele, mas por ordem divina, foi enviado para fora, pregar a todos os povos

Jesus também não teve honra em sua pátria, muitos se escandalizavam com ele, e ninguém dava crédito para suas palavras

E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. (Mateus 13:57)
Não será novidade se você também não tiver crédito quando fala de Deus para outras pessoas, continue, o nosso galardão está no céu
Muitas pessoas não vão te dar crédito nenhum, mas tudo bem, a glória pertence mesmo a Jesus, de tudo que fazemos, pensamos e trabalhamos
E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. (Marcos 6:4) 
Faça como Paulo, dê bons testemunhos e evangelize a todo tempo. Faça o bem sempre, nunca se canse da palavra de Deus que gera vida. A alegria do Senhor é nossa força

Graças a Paulo, enviado de Deus para as nações, que hoje muita gente se rende ao verdadeiro Evangelho







Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...