quarta-feira, 12 de novembro de 2014

APRENDENDO COM OSÉIAS (PARTE 2)



APRENDENDO COM OSÉIAS (PARTE 2)

No tempo de Oséias, as pessoas eram tão ingratas para com Deus, tão envolvidas com o mundo, que estavam apresentando essas dádivas divinas, como o trigo, o óleo e o vinho, aos seus falsos ídolos

Há uma advertência a nação israelense que se distanciava de Deus e corria atrás de outros deuses para servir.

Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal.Portanto tornarei a tirar o meu grão a seu tempo e o meu mosto no seu tempo determinado; e arrebatarei a minha lã e o meu linho, com que cobriam a sua nudez. E agora descobrirei a sua vileza diante dos olhos dos seus amantes, e ninguém a livrará da minha mão. E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. E devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: É esta a minha paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as feras do campo as devorarão. Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR.  (Oséias 2:8-13)

Estamos em perigo de fazer essencialmente a mesma coisa como cristãos deste tempo

Isso nos adverte a não utilizar as dádivas recebidas do Senhor tendo em vista objetivos diferentes daquele para o qual elas foram planejadas - Seu serviço:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)

Como Deus considera nossa ingratidão e falta de apreciação por Suas bênçãos?

Quando vemos alguém desprezar ou usar mal as dádivas de Deus criticamos, e os nossos dons, talentos, nosso coração e nossas mãos se fecham contra essa pessoa

Mas os que recebem as dádivas misericordiosas de Deus, dia após dia e ano após ano empregam mal suas bençãos e negligenciam as pessoas por quem Cristo deu Sua vida

A mensagem de Oséias apresenta a profunda verdade do constante amor de Deus por um povo indigno, de coração duro.

O capítulo 2 de Oseías contém um longo discurso do Senhor sobre a apostasia de Israel, que é então comparada com esse amor infálivel.

Após a punição, o marido guiará a esposa em uma viagem ao deserto, onde eles se casarão novamente. Assim o capítulo termina com a descrição de um tempo futuro, depois do juízo, quando Deus atrairá Israel para amá-lo como antes

E devastarei a sua vide e a sua figueira, de que ela diz: É esta a minha paga que me deram os meus amantes; eu, pois, farei delas um bosque, e as feras do campo as devorarão. Castigá-la-ei pelos dias dos Baalins, nos quais lhes queimou incenso, e se adornou dos seus pendentes e das suas jóias, e andou atrás de seus amantes, mas de mim se esqueceu, diz o SENHOR. ¶ Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias de sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito. (Oséias 2:12-15)

Deus oferece gratuitamente o perdão dos pecados. E o custo do perdão para Deus foi seu filho Jesus na cruz.

Oséias também teve um custo pessoal, para perdoar uma mulher adultera e amá-la

E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo, contudo adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses, e amem os bolos de uvas. E comprei-a para mim por quinze peças de prata, e um ômer, e meio ômer de cevada (Oséias 3:1-2)

No antigo Israel, o homem tinha que fazer um tremendo esforço para perdoar e receber de volta a esposa infiel, além da aceitação dos filhos gerados por outro homem

Ficar com a esposa, esses filhos e, assim, sofrer rejeição social deve ter sido uma das mais difíceis experiências da vida

Oséias, porém, "comprou-a" de volta. Deus, em certo sentido, fez a mesma coisa pela humanidade, perdoou os pecados de todos os homens, mas o custo foi exatamente a morte de Jesus na cruz

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...