quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

APRENDENDO COM PEDRO (PARTE 4)

PEDRO CRUCIFICADO DE CABEÇA PARA BAIXO

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. (João 21:18-19)

Antiquíssimos escritores eclesiásticos informam: "Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo(Orígenes [+séc.III], Com. in Genes. 3).

"Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foicrucificado de cabeça para baixo(Eusébio de Cesaréia [+séc.IV], História Eclesiástica 3,1).

O único apóstolo cuja morte está registrada na Bíblia é Tiago 
(Atos dos Apóstolos 12:2). 

O rei Herodes “fez Tiago passar a fio de espada” - aparentemente uma referência à decapitação. 

As circunstâncias das mortes dos outros apóstolos só podem ser conhecidas baseadas nas tradições da igreja primitiva

A tradição mais aceita em relação à morte de um apóstolo é que o Apóstolo Pedro foi crucificado, de cabeça para baixo em uma cruz em forma de x, em Roma, cumprindo a profecia de Jesus (João 21:18).
Não encontramos nenhuma citação no Novo Testamento que fala da morte de Pedro. Apenas a tradição alguns anos depois nos narra em detalhes o martírio de Pedro. Assim prova escrita que imaginas encontrar no Novo Testamento, não existe. 

Poderíamos citar a literatura apócrifa, (Pregação de Pedro, Atos de Pedro, Atos de Pedro e dos Doze, Atos de Pedro e Paulo, Carta de Pedro a Tiago maior, Apocalipse de Pedro etc.) na verdade esses escritos contêm detalhes sobre a biografia do apóstolo Pedro, mas muitos detalhes e fatos são legendários e não podemos considerá-los como fontes históricas.
Uma única indicação de Jesus para a morte de Pedro: JOÃO 21:18-19 é o único verso na Bíblia que explica como Pedro morreu - O final do evangelho de João indica uma profecia sobre o fato: “.... No versículo 19 Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: segue-me”.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.  E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? 
(João 21:18-23)

Nesta passagem Jesus profetizou de que maneira Pedro haveria de morrer, seria o martírio semelhante a ele, para glorificar a Deus. 

Isto é, crucificado. É a profecia da morte de Pedro. Nada mais encontramos. 
Provavelmente seja verdade que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo. 

O mais importante é que Jesus disse a ele: "Siga-me" - nem olhe para trás e nem pros lados, não se compare a ninguém, nem queira saber o que vai acontecer com os outros


Pedro até escreveu uma parte do Novo Testamento. Pedro perseverou até o fim.
Nas cartas de Pedro, ele mostra entender os problemas que os cristãos em toda parte enfrentam

Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;  (1 Pedro 1:6-7)

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...