segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

APRENDENDO COM ELISEU (PARTE 1)

OS MENINOS E AS URSAS

 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. (2 Reis 2:23-24)

Eliseu havia dedicado a vida ao serviço das necessidades espirituais de sua nação

Mas mesmo quando estava entrando nessa importante missão, um grupo de jovens saiu de Betel para escarnecer/zombar dele.

As palavras deles, que ele "subisse", mostravam que eles sabiam alguma coisa sobre a ascensão de Elias, um evento solene e sagrado (afinal, não é todo dia que alguém é transladado sem ver a morte!)

Não estando mais Elias entre eles, agora voltaram seus insultos contra Eliseu, desafiando-o zombeteiramente a ser transladado também

O comportamento dos meninos é resultado de: (1) O diabo: "Satanás inspirou os garotos. Satanás tentou mudar os resultados positivos da transladação de Elias"

(2) Os pais: "Rapazes ímpios, que haviam aprendido com seus pais a desprezar o homem de Deus, seguiram Eliseu, ...zombando

Mas Eliseu respondeu aso meninos assim: E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.  (2 Reis 2:24)

O terrível juízo que caiu sobre eles era de Deus. Depois disso, Eliseu não teve mais dificuldade em sua missão

Durante 50 anos, entrou e saiu pelos portais de Betel, e andou de uma parte para outra, de cidade em cidade, passando por multidões dos piores e mais rudes jovens ociosos e dissolutos: mas ninguém jamis zombou dele ou fez pouco de suas qualificações como profeta do Altíssimo.

Esse único exemplo de terrível severidade no começo de sua carreira foi suficiente para impor respeito durante toda sua vida

Esta história é uma poderosa advertência para as pessoas que dão pouca importância à santidade ou que zombam, fazem chacota com os obreiros de Deus.

Podemos ser culpados do mesmo pecado? Sim.

Devemos tomar cuidado quando falamos dos profetas de Deus desta geração

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...