segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

APRENDENDO COM MIRIÃ



AS FACES DO ORGULHO - MIRIÃ SE TORNA UMA LEPROSA

A irmã mais velha de Moisés, Miriã, certamente foi uma das mulheres mais proeminentes da história de Israel

Sua coragem e seu raciocínio rápido ainda estavam atuando quando, ainda garotinha, ofereceu-se para procurar uma ama para a filha de faraó que tinha acabado de encontrar o bebê, Moisés, no carriçal, à beira rio

Logo, ela iria tornar-se uma leal ajudante de seu irmão mais novo enquanto ele encarava muitos desafios com os israelitas durante o êxodo

Corajosamente, Miriã permaneceu ao lado dele e nunca imaginou que poderia ser usada pelo maligno para se opor ao homem enviado por Deus para guiar os hebreus à Terra Prometida

O capítulo 11 do livro de Números relata que Moisés, obedecendo às instruções do Senhor, escolheu 70 anciãos para assistir o povo e julgá-lo

Essa foi a delegação de autoridade que Jetro, seu sogro, anteriormente tinha-lhe orientado

Moisés, cansado de suportar toda a carga do povo, sentiu-se aliviado por outros com quem dividia a responsabilidade. Porém, Miriã, que claramente se enfureceu ao pensar em perder o poder que havia conquistado como sua confidente, começou a atacá-lo

E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita. E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu. (Números 12:1-2)

Ela questionou Moisés em alguns assuntos, e a caminhada de Moisés com Deus era mais profunda que a dela. Embora ela ainda fosse uma profetisa no meio do povo e tenha permanecida ao lado do Senhor em muitas questões, ela cometeu o terrível erro de se focar na humanidade de Moisés, seu irmão.

Seu orgulho e seu espírito faltoso a posicionaram contra a autoridade do Todo-Poderoso.

Jesus disse a seus discipulos: Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. (Mateus 10:34-36)

As divergências de opiniões acontecem nas melhores familias. Não é de surpreender que este seja um problema entre associações de homens de Deus. Por ser difícil de ver, no dia-a-dia, o que acontece na vida pessoal com o altíssimo, é mais fácil os colaboradores concentrarem-se na liderança natural. 

Os que estão próximos a pessoas de Deus, quase não dão valor a sua posição, seja ele um líder ou só participante do corpo de Cristo, os familiares ou amigos não dão tão importância

Mateus também disse algo sobre as pessoas mais próximas de Jesus: Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. (Mateus 13:55-58)

Parece ter havido duas razões para Miriã levantar-se contra Moisés. A primeira era que, como irmã dele, ela tenha sido exaltada na frente de mais de 1 milhão de pessoas. Ter uma posição de honra tão invejada entre o povo afetou sua espiritualidade

Há um antigo ditado popular que diz a seguinte verdade: "o poder corrompe, e o poder absoluto corrompe totalmente".  Por esta razão, Paulo orientou o jovem líder cristão do primeiro século, chamado Timóteo a não colocar pessoas na posição de líderes após ele tão rapidamente:

Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? );
Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.
Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.  (1 Timóteo 3:5-10)

O segundo fator contribuidor para a ação de Miriã contra Moisés pode ser encontrado na seguinte passagem: "Não falou Deus também por nós?" Como profetisa, Miriã, provavelmente, deve ter proferido a Palavra do Senhor em diversas ocasiões

Talvez isso a tenha levado a pensar que ela estava no mesmo patamar que sei irmão mais novo. Ela se orgulhou do dom de profecias, que, ao contrário, deveria ter-lhe trazido modéstia

Moisés não fez nada contra Miriã, apenas ouvia suas afrontas: E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. (Números 12:3)

Foi a mansidão de Moisés que o segurou de se defender e permitiu que o Todo Poderoso lutasse suas batalhas por ele

O julgamento de Deus foi rápido, Miriã teve o seu castigo por um tempo, ela ficou leprosa:

E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três. Então o Senhor desceu na coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã e ambos saíram. E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele. Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés? Assim a ira do Senhor contra eles se acendeu; e retirou-se.

 E a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa. Por isso Arão disse a Moisés: Ai, senhor meu, não ponhas sobre nós este pecado, pois agimos loucamente, e temos pecado. Ora, não seja ela como um morto, que saindo do ventre de sua mãe, a metade da sua carne já esteja consumida. Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: Ó Deus, rogo-te que a cures. E disse o Senhor a Moisés: Se seu pai cuspira em seu rosto, não seria envergonhada sete dias? Esteja fechada sete dias fora do arraial, e depois a recolham. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã.    (Números 12:4-15

Os arquivos bíblicos mostram que, em outras ocasiões, quando Moisés foi atacado por outras pessoas, o Senhor respondeu destruindo as pessoas completamente! Contudo, nessa situação familiar, tudo que Arão, também irmão de Moisés, recebeu, foi um duro sermão

Miriã, recebeu como punição, uma semana de lepra, a doença incurável da época. Esse é um ótimo exemplo de como Deus age de diferentes maneiras com os salvos e o incrédulos, que se rebelam contra os escolhidos

Miriã, por outro lado, pela misericórdia de Deus, foi disciplinada como uma falha e restaurada ao convivio familiar 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...