O que o Senhor Jesus disse a Bartolomeu que o surpreendeu?
Filipe, que era da mesma cidade que Pedro e André, estava muito empolgado por ter encontrado o Messias – há muito os profetas de Israel prediziam que um dia Ele apareceria entre os judeus para salvá-los –, e logo contou o feito para o amigo Bartolomeu.
“Achamos Aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a Quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José.” João 1.45
Mas Bartolomeu duvidou de que o amigo estivesse certo sobre o Messias encontrado. Tanto que desdenhou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?”
Filipe não ligou para a ironia na fala do amigo, simplesmente respondeu: “Vem e vê.”
Quando chegaram ao local, o Senhor Jesus olhou para Bartolomeu e gostou do caráter daquele homem. “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” Com essa fala, Jesus quis dizer que Bartolomeu não era falso, enganador ou traidor. Ele era transparente, sincero e honesto.
Então, ainda desconfiando do Messias, ele questionou o Senhor Jesus sobre como Ele o conhecia. Porém, Cristo devolveu com uma das respostas mais surpreendentes de Sua jornada na Terra:“Antes de Filipe te chamar, Eu te vi, quando estavas debaixo da figueira.”
Assim, Bartolomeu ficou impressionado, porque o Senhor Jesus sabia o que tinha acontecido, mesmo sem estar de corpo presente quando Filipe o chamou. E logo reconheceu que o Senhor Jesus realmente era o Salvador que as Escrituras citavam. “Mestre, Tu és o Filho de Deus, Tu és o Rei de Israel!”
Entretanto, Cristo acrescentou: “Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”
Como você tem se apresentado a Deus?
A nossa luta espiritual é contínua. Todos os dias nós enfrentamos os espíritos malignos, as tentações e os desafios da vida. Por isso, avalie como você tem se apresentado diante de Deus.
Será que Ele pode enxergar boas qualidades na maneira como você tem conduzido a sua vida, assim como Ele identificou em Bartolomeu?
Faça essa reflexão diariamente, não perca o foco. Se você tem enfrentado lutas e por isso o desânimo tem invadido a sua alma, apresente o seu problema para Deus. Converse com Ele, mas não deixe que isso lhe impeça de ter um bom relacionamento com o Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário