segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

APRENDENDO COM HABACUQUE (PARTE 02)

“APRENDENDO COM O PROFETA HABACUQUE”

Habacuque 1.1-3.19

Habacuque, cujo nome significa “Abraçador”, viveu, aproximadamente, entre os anos 650 a.C. a 590 a.C. Ele foi contemporâneo de Jeremias, Naum e Sofonias. 

Seu livro descreve a situação de Judá nos dias do reinado de Jeoaquim (609-598 a.C.), antes da queda de Jerusalém. 

Há várias lendas ligadas a ele: Uma tradição rabínica diz que ele era o filho da mulher sunamita (2 Reis 4.16), outra diz que ele livrou o profeta Daniel de uma segunda cova dos leões (livro apócrifo “Bel e o Dragão”), uma outra diz que ele fugiu na época da invasão babilônica para a Arábia, retornando depois do período do exílio e ainda, uma última, diz que ele era levita e cantor no templo (baseada no cap. 3 do seu livro). 

Tudo isto não passa de lendas e especulações. O que sabemos de concreto sobre ele é que Habacuque existiu, foi profeta de Deus e sua mensagem é verdadeira. Podemos aprender muito com o profeta Habacuque. Vejamos o que o texto sagrado tem a nos ensinar:

I) APRENDENDO COM OS QUESTIONAMENTOS DE HABACUQUE (1.1-2.20):

     O livro começa com uma breve apresentação do profeta e logo após expõe os questionamentos que consumiam a sua alma. Vemos Habacuque fazendo 2 perguntas para Deus e recebendo 2 respostas. São elas:

1 – Por que Deus permitia que o mal prevalecesse em Judá? (1.2-4)

   1.1) Qual era o mal que o profeta se referia? Violência, contenda, litígio, injustiça, corrupção e opressão.

   1.2) Qual foi a resposta de Deus? (1.5-11): Ele iria usar uma nação ímpia, perversa, amarga, para punir o seu povo que vivia em pecado.

2 – Por que Deus iria usar justamente uma nação ímpia para punir o seu povo? (1.12-2.1)

   2.1) Como Habacuque se refere aos caldeus? Eles tratavam os povos conquistados como peixes capturados na rede, isto é, capturavam, matavam e partiam para novas capturas.

   2.2) Qual foi a resposta de Deus? (2.2-20): A resposta que foi dada por meio de uma visão que deveria ser gravada numa tábua, para que todos pudessem lê-la. Deus diz que tanto puniria Judá, usando os caldeus, como, também, puniria os caldeus no seu devido tempo. 

O justo deveria viver pela fé, independente das circunstâncias (2.4). O profeta descreve 6 classes de pessoas que seriam punidas: Agiotas gananciosos (2.6-8); Extorsionistas (2.9-11); Governantes opressores e tiranos (2.12,13); Beberrões lascivos (2.15,16); Destruidores da natureza e pessoas (2.17) e Idólatras (2.18,19).

3 – O que isto nos ensina hoje? (Ensinamentos Práticos):
   3.1) Somente quem anda em retidão, em comunhão com Deus, pode sentir -
se perplexo e indignado com os males que o próprio povo de Deus comete. O fiel não se conforme com a corrupção do povo eleito. 

[O irmão negro, americano, que se mudou com a família para uma cidade e queria freqüentar uma igreja de brancos. Estavam adiando a recepção deles. Deus lhe falou para não insistir, pois Ele já não estava mais com aquela igreja racista, preconceituosa]

   3.2) Nossas dúvidas e questionamentos devem ser levados a Deus, em oração, sempre esperando Dele a resposta. Embora, às vezes, Ele não nos responda na hora, nem do jeito que desejamos, a resposta divina é sempre certa.

   3.3) Deus sempre concede ao fiel a orientação necessária e uma palavra de conforto, quando prenuncia algum mal que há de vir (2.4,14,20).
[Noé , Jeremias em relação aos judeus]

II) APRENDENDO COM O CÂNTICO DE HABACUQUE (3.1-19):

     Depois ouvir as respostas de Deus, Habacuque tem uma visão da grandeza e da majestade de Deus, provavelmente, representada numa imensa tempestade. Daí surge uma oração em forma de cântico. O que este cântico revela?

1 – Revela uma fervorosa oração do profeta em favor do seu povo (3.2):
   1.1) Pede a Deus avivamento para o seu povo no decorrer dos anos.
   1.2) Pede a Deus misericórdia na hora do julgamento.

2 – Revela o conhecimento que o profeta tinha dos atributos de Deus:
   2.1) Deus se ira, mas, também, se compadece (3.2).
   2.2) Deus é santo (3.3).
   2.3) Deus é cheio de glória (3.3).
   2.4) Deus é cheio de poder (3.4).
   2.5) Deus é eterno (3.6).
   2.6) Deus é soberano sobre a natureza e as nações (3.3-12).
   2.7) Deus é o salvador do seu povo (3.13).
   2.8) Sua presença causa imenso temor (3.16).

3 – O que isto nos ensina hoje? (Ensinamentos práticos):
   3.1) O fiel deve não apenas ficar indignado com os pecados cometidos pelo próprio povo de Deus, mas deve, ainda, pedir a Ele que mude esta situação, que se compadeça, que tenha misericórdia.

   3.2) É nos momentos mais difíceis, de crise, que o filho de Deus deve demonstrar a sua fé. Deve até cantar, expressando esta confiança em Deus.
3.3) O que Deus faz pelo fiel na hora da tribulação, da angústia, do aperto? Ele o faz andar (viver) altaneiramente, isto é, com firmeza, com segurança. Não se arrastando envergonhado, escondido, derrotado. O filho de Deus deve crer nisso e permanecer firme nesta promessa.

Conclusão: A grande lição do livro de Habacuque é independente de quaisquer circunstâncias o filho de Deus precisa continuar confiando em Deus. Nos capítulos 1 e 2 vemos o profeta cheio de inquietações, a fé foi provada pela dúvida, mas no capítulo 3, vemos a fé triunfando sobre a dúvida e Deus sendo louvado através de um cântico maravilhoso. 

Está acontecendo isto na sua vida? As dúvidas têm te perturbado? 

Questionamentos têm invadido a sua mente e coração? Então confie em Deus, Ele transformará as tuas dúvidas em louvor e te firmará os passos no dia mal. 

Alexsandro Marcondes Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...