“APRENDENDO COM O PROFETA OBADIAS”
Obadias (NVI)
Introdução: Obadias, cujo nome significa “Servo do Senhor” ou “Que adora a Jeová”, foi um dos três profetas usados por Deus para proclamar uma mensagem a uma nação pagã (os outros foram Jonas e Naum).
Ele é um dos 12 personagens do A.T. que têm esse nome. Não nenhuma informação sobre a sua vida pessoal. Alguns eruditos (estudiosos) crêem que o seu livro, que o menor do A.T., foi escrito logo após a queda de Jerusalém no ano 586 a.C. Sua mensagem é voltada especificamente contra os Edomeus/Idumeus/Edomitas. Eles eram descendentes de Esaú (Ob 8,9; Gn 33.16; 36.1-30, 46; Dt 23.7; 2 Cr 25.14).
Viviam em constante conflito com o povo de Israel. Os edomeus habitavam a região sul do Mar Morto, numa região montanhosa de difícil acesso. O livro do profeta Obadias está dividido em 2 partes: Dos vv 1-16 nos fala sobre os pecados e o castigo destinado a Edom e dos vv 17-21 nos fala do futuro de Israel. Vejamos então o que o texto bíblico tem a nos ensinar por intermédio de Obadias:
I) OBADIAS DESCREVE OS PECADOS E O FIM DE EDOM (vv 1-16):
A mensagem profética de Obadias era para todos os povos (v 1), mas atingia especificamente os edomitas.
1 – Por que os edomitas seriam destruídos?
1.1) Porque eram soberbos (vv 3,4): Eram presunçosos, orgulhosos, altivos. Viviam em fortalezas nas rochas e pensavam que nada e ninguém poderia lhes atingir.
1.2) Porque foram violentos com o povo de Israel (vv 10,11): Durante séculos eles agiram assim contra o povo de Deus, mesmo sendo uma nação irmã.
1.3) Porque foram coniventes com os povos que destruíram Israel e Judá e se omitiram em prestar ajuda (v 11): Deixaram os israelitas sozinhos no sufoco.
1.4) Porque tiveram prazer em ver a destruição do povo de Deus (vv 12,13): Escarneceram, riram, zombaram da queda dos judeus.
1.5) Porque participaram do saque de Jerusalém (v 13 c): Ajudaram a roubar os bens do povo de Deus.
1.6) Porque agiram com total desumanidade, em emboscadas, tanto matando os judeus fugitivos quanto entregando-os aos seus inimigos (v 14): Além de não socorrer os fugitivos, ainda os matavam no caminho e os denunciavam aos seus algozes. Estas atitudes levaram os judeus cativos em Babilônia a amaldiçoar os edomitas (Sl 137).
2 – O que aconteceria com os edomitas?
2.1) Seriam desprezados e reduzidos entre as nações (v 2): Seriam muito pequenos entre os demais povos. Sua grandeza seria extinta. Seriam chamados de”Povinho”.
2.2) Seriam despojados de todos os seus bens (v 6): Os povos saqueadores não deixariam nada para trás. O historiador grego Diodoro Sículo diz que os edomitas escondiam seus tesouros (acumulados através do comércio) nas cavidades das rochas.
2.3) Seriam expulsos do próprio território (v 7 a): É a pior humilhação para um povo: Ser expulso do seu próprio lugar de origem!
2.4) Seriam traídos pelos próprios aliados (v 7 b): As nações que eram companheiras lhe deixariam na miséria, causariam o seu mal.
2.5) Seriam destituídos dos seus melhores cidadãos que eram os sábios e os guerreiros, além da maior parte dos homens (vv 8,9): Veja o quanto o país seria reduzido. Era uma predição de total humilhação!
2.6) Seriam retribuídos com as mesmas maldades que praticaram (v 15): Muitas nações iriam participar da desgraça de Edom (v 16).
3 – O que isto nos ensina hoje? (Ensinamentos práticos):
3.1) O pecado se torna mais agravante na vida de uma pessoa quando é praticado contra um irmão ou amigo. Este pecado pode ser tanto por comissão quanto por omissão.
3.2) Jamais devemos zombar da queda dos outros, nem mesmo dos nossos inimigos, pois Deus está observando tudo e não tem prazer nisto (Pv 24.17,18; Rm 12.17-21).
3.3) O importante não é ser famoso, conhecido, mas servir a Deus com fidelidade. A mensagem divina a ser entregue é mais importante do que o mensageiro.
II) OBADIAS DESCREVE O FUTURO DO POVO DE DEUS (vv 17-21):
A mensagem do profeta não é só de destruição, há também, promessas de bênçãos para o futuro dos filhos de Deus. Esta profecia é tanto para o futuro dos exilados judeus quanto para a Igreja de Deus:
1 - Que bênçãos são prometidas ao povo de Deus (Israel e Igreja)?
1.1) Retorno para a Terra Prometida (v 17): Os exilados voltaram do cativeiro babilônico no ano 537 a.C. e haverá salvos de todas as nações que entrarão no Reino de Cristo.
1.2) Verão a vingança do Senhor com o fim dos seus inimigos (vv 18-20): No Séc. V a.C. os nabateus expulsaram os edomitas de seu território; Ciro, rei da Pérsia, eliminou milhares deles; no ano 109 a.C. os macabeus, também, os massacraram e, com a queda de Jerusalém no ano 70 d.C. eles deixaram de existir. Herodes era edomita.
1.3) Todo aquele que morre em e com Cristo já entrou no Reino Milenial de Cristo e está reinando com Ele agora (v 21): No futuro todos os salvos, de todas as épocas, também irão governar com Cristo (Ap 2.26-28).
1.4) O Reino de Deus será implantado na terra (v 21 b): Quando Jesus veio o Reino foi inaugurado. Hoje ele é invisível. Está dentro dos salvos, mas um dia ele será visível.
2 – O que isto nos ensina hoje? (Ensinamentos práticos):
2.1) O final para o povo de Deus é sempre o melhor. O povo de Deus sofre com lutas, perseguições, perdas, mas no final vai sorrir, vai se alegrar, vai triunfar. Você sabia que está no íntimo do ser humano ver o bem triunfando sobre o mal? Em nenhuma área do saber o mal prevalece: Nem na filosofia, nem na história, nem na ciência, nem na cultura, muito menos na Bíblia, a Palavra de Deus.
As 2 meninas na Escola Dominial: Maria chorava ouvindo a história que Abraão iria sacrificar o próprio filho. A amiga interrompe dizendo: “Não chore Maria, você não sabe que as histórias de Deus sempre terminam com um final feliz?”]
Conclusão: Obadias termina o seu livro com um tom de missão cumprida. Ele foi objetivo, claro no que queria falar. Sigamos pois o seu exemplo, sendo objetivos na mensagem que Deus nos conceder para entregar e na missão a ser cumprida. Que Deus nos abençoe. Amém.
escrito por Alexsandro Marcondes Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário