terça-feira, 22 de novembro de 2016

APRENDENDO COM NATANAEL (PARTE 1)

Natanael e a figueira.


                                 
  "Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.João 1:45-49" 
                O evangelho segundo escreveu João é  muito rico em revelações, e a cada versículo nós temos grandes declarações e demonstrações do poder de Deus, do Deus Jesus que caminhava e caminha entre os seus discípulos. 
               Logo  no primeiro capítulo temos , grandes encontros como o narrado entre Jesus e Natanael. 
              O encontro é arranjado por Felipe que ao encontrar Jesus aceitou o chamado e já sai evangelizando, e não pára ,tanto que em  Atos dos Apóstolos, ele ainda aparece evangelizando multidões. "E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.Atos 8:40" 
              Um bom evangelista não se deixa abater, mesmo sob o protesto  de Natanael de que de Nazaré  não viria coisa boa, ele não desiste , e  então  convida para que veja por si mesmo, assim como Felipe ao ver Jesus não teve dúvidas de que era Ele o Messias. Assim hoje quando falamos de Jesus e encontramos resistência devemos estar preparado , e convidar os descrentes para que vejam a graça e o poder de Deus  por si mesmos.Ao chegarem na Igreja ainda desconfiados, serão impactados pelo poder de Deus. Deus usará um profeta e o visitante se achará  diante do seu Criador. "Mas, se todos profetizarem, e algum incrédulo ou indouto entrar, por todos é convencido, por todos é julgado; os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, prostrando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, declarando que Deus está verdadeiramente entre vós.1 Coríntios 14:24-25" Assim como Natanael teve os segredos de seu coração revelados e se prostrou ao mestre.  
          " Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetasNatanael era um cidadão de Israel mas ,além disto ele era estudioso  da bíblia disponível em sua época, a saber a lei e os profetas. "Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11:13" O conceito de que Natanael era conhecedor das escrituras fica claro quando Felipe cita "aquele" que muito se havia estudado e aguardado.  
           Natanael era, segundo Jesus um verdadeiro israelita, pois   o apóstolo Paulo disse com muita sabedoria e graça de Deus :"porque nem todos os que são de Israel são israelitas; Romanos 9:6". Existiam israelitas que não eram fiéis que não adoravam com inteireza, que não cumpriam a lei e os profetas, que estavam em Israel mas não eram israelitas. Hoje temos em nossas igrejas muitos cristão  mas que não são de Cristo,  professam com os lábios mas as atitudes não condizem. Devemos ser como Natanael cristãos pertencentes a Cristo. "e isto por causa dos falsos irmãos intrusos, os quais furtivamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos escravizar;Gálatas 2:4" 
           Natanael estava aguardando a vinda do messias.O Rei de Israel era esperado por gerações, e já se iam 400 anos de silêncio desde que Malaquias  fechou o antigo testamento mandando que todos estivessem atentos para a vinda do messias. "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;Malaquias 4:5" 
            " Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" Em primeiro momento nos parece meio preconceituosa esta afirmação de Natanael, ele era homem sábio e estudioso da Lei, como pois poderia dizer precipitadamente que os nazarenos não prestavam, ou que o Messias que muito estudava e aguardava poderia vir de um lugar tão insignificante? A expectativa era que o rei  predito por Davi viesse de um palácio de Jerusalém e não de uma cidade sem expressão, logo a fala de Natanael é compreensível.  
            " Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo." Jesus testemunha do caráter de Natanael  dizendo que em tudo que ele fazia não havia maldade mas sim intenção de acertar, existe duas maneiras de pecar: 1)Com   dolo ,que  é a vontade consciente dirigida a realizar, ou aceitar realizar a conduta descrita na lei como crime ou pecado . 2) O pecado culposo ou seja sem intenção por imprudência, negligencia ou imperícia, sendo que a conduta "x" é pecado se for por dolo foi com intenção, se for por culpa continua sendo pecado mas sem a vontade do infrator ,por erro descuido falta de vigilância. O apóstolo Paulo sofria por pecar sem intenção  "Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse pratico.Romanos 7:19" 
         Jesus não estava dizendo que Natanael era santo ou perfeito, que não pecava. Pelo contrário disse que ele era um pecador mas seu coração era puro diante do Senhor,pois  se errava, era sem intenção. Ao julgar os nazarenos ele fez com base nos seus conhecimentos do torá de que de uma cidade sem importância não viria o homem mais importante do universo.Nós devemos ser assim, como João disse: somos pecadores, mas sem o desejo de pecar, eventualmente erramos mas nosso desejo é acertar. "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. 1 João 2:1" 
            "De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira." Ao revelar fatos da vida de Natanael, Jesus surpreende  aquele discípulo. De onde o Senhor conhece a cada um de nós? Num culto temos uma vida revelada, e o descrente pensa de onde este profeta me conhece , logo , só pode se Deus. 
               Mesmo de antes de cada um de nós tomar uma decisão por Cristo ele já nos conhece, bem como disse ao profeta Jeremias.  "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5" Jesus tinha marcado este encontro com Natanael já há milênios. Jesus vinha apenas aguardando o momento em que Natanael o conhecesse. "agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.1 Coríntios 13:12" 
                Natanael estava debaixo da figueira por dois motivos: 1) Ele era um israelita verdadeiro, descendente legitimo da nação e das promessas decorrentes de ser israelita. Natanael estava debaixo da figueira pois a figueira significa a nação  de Israel, isto fala da origem . As promessas estavam sobre ele, promessas de um Rei eterno, de liberdade , de vida plena, como os galhos da figueira cobriam ele, assim as promessas de Deus para os israelitas cobriam o povo que era comparado com figos. "prendei, pois, da figueira a sua parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. Mateus 24:32" e "E como os figos ruins, que não se podem comer, de ruins que são, certamente assim diz o Senhor: Do mesmo modo entregarei Zedequias, rei de Judá, e os seus príncipes, e o resto de Jerusalém,  Jeremias 24:8" 
             2) Estar debaixo da figueira significa estar tranquilo e em paz , como no tempo de Salomão ."E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde  até Berseba, todos os dias de Salomão. 1 Reis 4:25" Debaixo da figueira era um bom lugar para descansar e receber visitas , se abrigando do forte calor na sombra dos seus galhos."Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira. Zacarias 3:10" Local para receber visitas centro social da casa durante o dia. Apesar da invasão romana causar opressão, apesar dos impostos altos, apesar da demora do Messias, Natanael estava debaixo da figueira. Não devemos nos abater pelas circunstancias mas permanecer debaixo da graça , confiando no  Senhor. 
         "Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. João 1:49"  Se nós confessarmos com nossos lábios, e crermos com todo nosso coração  em Cristo seremos salvos. ".Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Rm 19:9" 
          "E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.João 1:51"  Certamente , como conhecedor do Torá Natanael muito lia  a passagem da escada de Jacó , onde Deus mostrou para Jacó , o patriarca que deu origem á Nação de Israel, pai da figueira , pai de dos israelita, instrumento pelo qual Deus  deu continuidade á promessa feita a Abraão. A escada de Jacó, onde os anjos subiam e desciam, era uma das maiores visões , e promessas da bíblia, o acordo feito com Jacó foi muito importante pois tratava do futuro dos israelitas.  "E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;Gênesis 28:12" 
          Israel  tem este nome devido á Jacó, ser chamado de Israelita é ser chamado de filho do Jacó. "Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.Gn 32:28"  
         AS promessas feitas a Jacó, cumprir-se-iam em Cristo.Jesus afirma que Natanael presenciaria a plenitude do poder de Deus, tudo que ele cria estudava e esperava , estavam para se tornar real na sua frente , na pessoa do Rei de Israel. 
          Reconheça hoje, que Jesus é o rei na tua vida, fique tranquilo debaixo de suas promessas e verá a glória do senhor na tua vida. Jesus hoje se revela a ti , através desta mensagem ele diz que conhece a tua vida. Se hoje aceitares ele como Rei, ele guiará os teus passos e tu verá a vinda do filho do Homem com seus anjos descendo do céu.  "Lucas 21:27 “Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. 
        Escrito por Nelson Quadros

APRENDENDO COM JESUS

JESUS E NATANAEL
Vem e vê

Filipe encontrou Natanael e lhe disse: “Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei, e a quem se referiram os profetas, Jesus, o Nazareno, filho de José. Perguntou-lhe Natanael: de Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê” (João 1:45-46). Vem e vê foi o convite de Filipe, é o convite do Senhor e é nosso convite àqueles perdidos no pecado.

Naturalmente, esperamos ver alguma coisa antes de acreditar. Deus não nos pede que acreditemos sem evidência. Se alguém “vier ver” Jesus através das páginas da divina revelação, ele crerá, como Natanael, que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, o Rei de Israel.

“Vem e vê”

Quando Natanael concordou em vir, ele não tinha grandes expectativas sobre o que ele iria ver. Seu comentário sobre Nazaré pode não ter sido de desprezo, mas provavelmente um comentário indicando a falta de quaisquer afirmações a respeito de Nazaré nas profecias messiânicas. Podemos começar a entender sua surpresa quando ele foi apresentado ao Filho de Deus, o Rei de Israel. Ele esperava tão pouco e encontrou tanto.

Jesus de Nazaré era o Verbo que era Deus e estava com Deus (João 1:1), e se tinha tornado carne para que o homem pudesse ver a glória de Deus (João 1:14). Séculos antes, Moisés disse a Deus, “Rogo-te que me mostres a tua glória” (Êxodo 33:18). Mas para que ele não morresse, Deus colocou Moisés na entrada da rocha e cobriu-o com sua mão enquanto passava. Quando acabou de passar, Deus retirou sua mão e permitiu que Moisés visse as suas costas (Êxodo3:20-23). Deus não se revelou plenamente a Moisés, mas em Jesus de Nazaré a revelação foi completa.

Em um sonho foi revelado a José que o filho de Maria seria Emanuel, “Deus conosco” (Mateus 1:23). Em outra ocasião, Filipe disse a Jesus, “ mostra-nos o Pai,” e Jesus lhe disse, “Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:8-9).

Hoje somos convidados a “vir e ver” Jesus de Nazaré através das páginas da santa palavra de Deus. Se alguém der apenas uma honesta olhada à narração da testemunha ocular de sua vida e ensinamento, sua morte, sepultamento e ressurreição, ele ficará face-a-face com o Filho de Deus, o Rei de Israel.

“Eu te vi”

Quando Jesus viu Natanael chegando, ele fez uma afirmação a respeito do caráter de Natanael, “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há  dolo!” (João 1:47). Quando Natanael perguntou a Jesus como ele o conhecia, Jesus respondeu: “Antes de Filipe te chamar, eu te vi, quando estavas debaixo da figueira” (João 1:48). 

Jesus sabia tudo a respeito de Natanael, seus atos e seu coração. A mulher samaritana, também impressionada pela onisciência de Jesus, entrou na cidade e disse aos homens, “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito...” (João 4:29).

Como Jesus sabia tanto sobre Natanael e a mulher samaritana? É porque Deus sabe todas as coisas. Ele sabe tudo sobre mim e sabe tudo sobre você. De fato, nada há que possamos esconder dele. Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda.... Para onde me ausentarei do teu Espírito?” (Salmo 139:1-4,7). Ele nos vê.

“Maiores coisas do que estas verás”

Natanael, convencido pela demonstração de divina onisciência, exclamou para Jesus, “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel!” (João 1:49). Jesus disse a Natanael, “Pois maiores coisas do que estas verás.... Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1:50-51).

Natanael tinha visto bastante para convencê-lo de que Jesus era o Filho de Deus. Coisas ainda maiores seriam vistas por Natanael. Ele veria o cumprimento da eterna vontade de Deus para a redenção do homem através deste Jesus de Nazaré.

Num sonho, o patriarca Jacó viu posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gênesis 28:12). O Senhor estava acima dela e disse, “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado eu ta darei, a ti, e à tua descendência. A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra” (Gênesis 28:13-14). 

Quando Jacó acordou, disse: “Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus” (Gênesis 28:16-17).

A escada, ou escadaria, no sonho de Jacó, está entre o céu e a terra. É o que permite o acesso do céu à terra e o acesso da terra ao céu. Na afirmação de Jesus a Natanael, o Filho do Homem é Jesus. É um nome que Jesus aplicou a si mesmo muitas vezes. Jesus disse que ele, o Filho do Homem, é aquele que: subiria (João 3:13-14), julgaria (João 5:27), daria vida eterna (João 6:27,53) e seria glorificado (João 12:23).

Anjos são os mensageiros de Deus subindo e descendo. Subindo com relatos de seu reconhecimento terrestre (Zacarias 1:11) e descendo para executar a vontade de Deus. O que é que permite a Deus cumprir sua vontade? É a obra de Jesus Cristo, seu Filho. A promessa de Deus de abençoar Abraão, Isaque, Jacó e todas as famílias da terra estava na “semente” e esta semente é Cristo (Gálatas 3:16). A obra de Cristo é de mediação. Ele é a ponte entre Deus e o homem, céu e terra.

Jesus disse a Natanael que ele veria o céu aberto (João 1:51). Os patriarcas “morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe” (Hebreus 11:13). Com respeito à salvação, os profetas “indagaram e inquiriram...investigando atentamente...” (1 Pedro 1:10-11) dando de “antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo, e sobre as glórias que os seguiriam” (1 Pedro 1:11). 

Natanael veria o dia quando os homens poderiam chegar portanto, confiadamente, junto ao trono da graça” para que possam achar “graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4:16).

Os sinais miraculosos, testemunhados pelos homens no primeiro século, foram verdadeiramente admiráveis e maravilhosos, criando fé. Mas, há “coisas maiores”. A ênfase não é no sinal, mas no que o sinal está apontando. “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:30-31).

Se viermos e virmos,” nós, como Natanael, poderemos vir a crer que Jesus é o Filho de Deus. E, crendo, veremos “coisas maiores”. Veremos que o Filho abriu o céu e que podemos ter vida em seu nome. 

***

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

APRENDENDO COM NEEMIAS (PARTE 5)

APRENDENDO COM NEEMIAS

Ahistória de Neemias também ocorreu num tempo em que a nação de Israel já não mais existia como entidade política, mas como remanescente espalhado por terras estrangeiras. 
Porém Deus, como sempre, seria fiel às Suas promessas da aliança, mesmo que as pessoas tivessem falhado em cumprir sua parte.
Leia Neemias 1. Veja o contexto da oração de Neemias? Ele ficou preocupado com a falta de proteção de seu povo que havia voltado do cativeiro
Pela graça do rei, foi dada a Neemias permissão para retornar e reconstruir Jerusalém. Quando retornou, Neemias passou os primeiros dias simplesmente observando. 
Ele tentou examinar a cidade à noite, mas as pilhas de entulho eram tão grandes que ele não conseguiu ir muito longe (Neemias 2:14). 
Então, ele foi para o lado de fora dos muros, com o fim de examiná-los a partir dali (Neemias 2:15).
Leia Neemias 2:16-18
Veja como Neemias convenceu os líderes a começar a trabalhar em algo que eles haviam considerado impossível - O que esse líder poderia ensinar à nossa igreja hoje?
Para Deus não existe nada impossível - Neemias confiava em Deus
Embora Neemias, a princípio, não tivesse dito aos líderes por que tinha vindo, algumas pessoas não estavam felizes e fizeram tudo o que podiam para impedir que fosse realizada qualquer obra para melhorar Jerusalém (Neemias 2:10, 19, 20). 
Quando começou a obra de reparo dos muros (Neemias 3), esses oficiais estrangeiros “[arderam] em ira, e se [indignaram] muito” (Neemias 4:1), além de zombar desses esforços (v. 2, 3). Quando viram que o povo de Deus estava levando a sério o trabalho (v. 6), ficaram irados e planejaram um ataque (v. 7, 8).
Teria sido muito fácil os israelitas recuarem; contudo, apesar de todo tipo de maquinação contra seu trabalho, eles persistiram. 
Confiando em Deus, Neemias cuidou da reconstrução do muro e deixou as ameaças dos inimigos nas mãos dEle (Neemias 6:14, 15).
Todos enfrentamos obstáculos. Como saber quando recuar e quando continuar? Peça direção a Deus, assim como Neemias, que sempre orava pedindo uma direção segura a Deus e nunca desistiu de seu sonho de restaurar os muros de Jerusalém e por estar no propósito de Deus de abençoar Seu povo, Neemias colheu bons resultados apesar das muitas adversidades pelo caminho, que qualquer um que não estivesse confiante em Deus teria desistido
***


APRENDENDO COM RUTE (PARTE 3)



Em vez de falar sobre grandes exércitos inimigos que ameaçavam o povo de Deus, a história de Rute fala sobre algo menor: uma família que estava quase sendo extinta pela morte mas que, em vez disso, foi reavivada. 
Não é de surpreender que a terra de Judá tivesse sofrido fome durante o tempo dos juízes (Rute 1:1Deuteronomio 28:4832:24; ver também Juizes 17:621:25). 
Isso era um sinal de que o povo da aliança havia abandonado a Deus. O pecado e a rebelião haviam reduzido a terra que manava leite e mel a uma vasilha estéril cheia de poeira. 
Mas, no livro de Rute, Deus havia “visitado” a terra e devolvido a ela a vida, “dando-lhe pão” novamente (Rute 1:6).
Quando Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos foram inicialmente para Moabe, fizeram isso porque desejavam alguma esperança para o futuro. 
A terra do inimigo deu um alívio temporário mas, depois que o marido e os dois filhos morreram, Noemi decidiu finalmente voltar para casa.
Rute desejou ir com Noemi
Rute era de uma nação inimiga que, em muitas ocasiões, havia tentado destruir Israel, mas ela escolheu se identificar com o povo de Israel e adorar o seu Deus. 
Além disso, ela encontrou favor em sua terra adotiva, não apenas da parte de Boaz (Rute 2:10), mas também da parte das pessoas que ficaram sabendo a seu respeito (Rute 2:11). 
Boaz tinha certeza de que ela também havia encontrado favor aos olhos de Deus (Rute 2:12) e, levando sua admiração por ela um passo adiante, concordou em se casar com ela (Rute 3:10, 11). 
Contudo, havia um parente mais chegado que Boaz, o qual teria direito à terra do falecido caso se casasse com Rute. Porém, o parente mais próximo não estava interessado em outra esposa porque isso complicava seus planos financeiros (Rute 4:6). 
Nessa altura, a assembleia de testemunhas abençoou Rute, comparando-a às grande mulheres da história de Israel (Rute 4:11, 12), o que se cumpriu quando ela se tornou uma ascendente do Messias (Rute 4:13, 17Mateus 1:5, 6).
Realmente essa é uma história do tipo “e viveram felizes para sempre”. 
Infelizmente, não há muitas dessas na Bíblia e, é claro, não há muitas dessas na vida real. 
Contudo, nisso também podemos ver como, apesar das flutuações da vida, a vontade de Deus prevalecerá no final. Essa é uma boa notícia para todos os que O amam e confiam nEle. 
***

APRENDENDO COM SANSÃO (PARTE 7)

As linhas de batalha entre o bem e o mal ficaram indistintas na história de Sansão. O início de sua vida foi impressionante, com o anúncio do Anjo do Senhor de que ele devia ser nazireu desde o nascimento. 
O Anjo instruiu os pais de Sansão sobre a preparação para receber aquele bebê especial. 
Foi dito à mãe que não bebesse álcool nem ingerisse comidas proibidas (Juizes 13:4, 13, 14; ver também Levitico 11). 
Deus, na verdade, tinha planos especiais para Sansão; infelizmente, as coisas não foram tão bem como poderiam ter sido.
“Exatamente quando estava se tornando adulto, época em que deveria executar sua missão divina, ocasião em que, mais do que em todas as outras, deveria ser fiel a Deus, Sansão se ligou aos inimigos de Israel. 
Não procurou saber se poderia glorificar mais a Deus estando unido ao objeto de sua escolha, ou se estava colocando-se em posição em que não poderia cumprir o propósito a ser realizado pela sua vida.
A todos os que em primeiro lugar procuram honrá-Lo, Deus prometeu sabedoria; mas não há promessa para aqueles que se inclinam a agradar a si mesmos” 
Leia Juízes 14:1-4
Como é possível que Deus tenha usado a fraqueza de Sansão em relação às mulheres como “uma oportunidade para atacar os filisteus”? (versiculo 4)
Sansão “atacou” os filisteus de várias formas, sempre como uma irada reação a desfeitas pessoais. Primeiro matou 30 homens e levou as vestes deles para sua festa de casamento a fim de pagar uma dívida (Juizes 14:19). 
Depois destruiu as colheitas deles, quando sua esposa foi dada em casamento ao seu padrinho (Juizes 14:2015:1-5). 
A seguir, Sansão matou muitas pessoas como vingança pelo fato de que os filisteus tinham matado sua esposa e o pai dela (Juizes 15:6-8). 
Quando os filisteus tentaram se vingar desse ato (Juizes 15:9, 10), ele matou mil homens com a queixada de um jumento (Juizes 15:14, 15). 
Por fim, derrubou o templo deles e matou três mil pelo fato de que eles o haviam cegado (Juízes 16:21, 28, 30).
Sansão se deu mal no final, foi humilhado e morreu cego, não deveríamos voltar pra Deus antes que seja tarde demais? 
É interessante, mesmo desobediente e longe de Deus, o Senhor usou Sansão para Seus propósitos, eliminou os inimigos de Israel. Iso porva que apesar de nossa desobediência, os plnaos de Deus não podem ser frutrados

Pense agora neste herói cheio de falhas. Há bem pouca coisa em Sansão que deveríamos imitar, embora ele seja mencionado em Hebreus 11:32 junto com alguns personagens importantes da fé. 

Obviamente, a história vai além do que se pode ver. Pense no que Deus poderia ter feito com Sansão se ele tivesse obedecido em tudo.

 E o que dizer de nós? Quanta coisa mais poderíamos fazer se estivéssemos vivendo à altura de nosso potencial?

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...