ISAÍAS E O NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS
ISAÍAS
ESTAVA PENSANDO EM JESUS QUANDO PROFETIZOU SOBRE O NASCIMENTO VIRGINAL?
Primeiro,
a profecia no capítulo 7 de Isaías — “eis que uma virgem conceberá, e
dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel” — cumpriu-se no
capítulo 8. Como Isaías deixa claro, essa profecia se cumpriu quando ele “[foi]
ter com a profetisa; e ela concebeu e deu à luz um filho” (8.3).
No
contexto, Judá foi agitada quando dois reinos poderosos procuraram o fim das
nações (veja Isaías 7.1-2). No entanto, Deus prometeu que o nascimento de
Maer-Salal-Has-Baz era um sinal de que Judá seria poupada. Nas palavras de
Isaías “antes que este menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a
terra de que te enfadas será desamparada dos seus dois reis” (7.16;
cf. 8.4).
Além
disso, embora a esposa de Isaías, diferente de Maria, não fosse virgem quando
deu à luz, ela foi o cumprimento em um futuro próximo da profecia de Isaías.
“Virgem” (ahnah) foi apenas um termo usado para referir-se à profetisa antes de
sua união com Isaías, não para indicar que ela daria à luz um filho sendo
virgem.
Por
analogia, teria sido verdade dizer em 1999 que “o governador do Texas um dia
governará seu país”, mas isso não significa que George W. Bush governaria os
Estados Unidos como governador do Texas.
Finalmente,
embora o Espírito Santo possa ter revelado a Isaías que sua profecia apontava
para Jesus “Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele” João
12.41, só depois da miraculosa concepção virginal e nascimento de Jesus, mais
de seis séculos depois, que se tornou completamente claro que o futuro próximo
do cumprimento da profecia de Isaías era um tipo, o arquétipo de que Jesus é o
Messias (Mateus 1.22-23). Enquanto Maer-Salal-Has-Baz significava a salvação
temporária para Judá, Jesus Cristo — o “Emanuel” literal — personificou a
salvação eterna para o verdadeiro Israel.
“Tudo
isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo
profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho, e ele será
chamado pelo nome de Emanuel” (Mateus
1.22-23).
“Mas,
vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido
sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a
adoção de filhos” (Gálatas 4.4-5).
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