sexta-feira, 2 de outubro de 2020

APRENDENDO COM EZEQUIAS

 

COMO VENCER UMA CAUSA PERDIDA

 

Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; veio ter com ele o profeta Isaías, filho de Amoz, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás. Então, virou Ezequias o rosto para a parede e orou ao SENHOR. E disse: Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; e chorou muitíssimo. Então, veio a palavra do SENHOR a Isaías, dizendo: Vai e dize a Ezequias: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas; acrescentarei, pois, aos teus dias quinze anos.(Is. 38.1-5)

Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Um dia ele recebeu a notícia de que estava com uma enfermidade mortal.  O próprio Senhor mandou o profeta Isaías dizer que ele morreria (Is 38:1). Entretanto, este homem conseguiu mudar sua própria história, convencendo Deus a fazer outra coisa.

Vamos aprender a vencer desafios e conquistar as “causas perdidas” com Ezequias:

EZEQUIAS CREU QUE A ORAÇÃO PODERIA MUDAR AS COISAS - (Is 38:2) –

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que não esperava nada dos homens, mas do Senhor. Virar-se para a parede significa deixar de buscar nos homens, para confiar em Deus.

Mesmo tendo recebido uma palavra de Deus, Ezequias creu que poderia com sua atitude convencer o Senhor a mudar de idéia a seu respeito.

PRECISAMOS CRER QUE A ORAÇÃO NÃO TEM LIMITES! João 14:13; 16:23,24.

EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS (Is 38:3a)

O primeiro argumento que ele usa em sua oração é “andei diante de ti em verdade e com coração perfeito”. Isso significa que este homem tinha um compromisso com Deus e era sincero.

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem hipócrita, que o serve só na aparência. Seu favor é para aqueles que andam na verdade e o amam de todo o coração.

SE QUEREMOS OBTER O FAVOR DE DEUS, PRECISAMOS ANDAR EM SINCERIDADE. Rm. 4:8 Filip. 2:15

EZEQUIAS TINHA COMO ARGUMENTO UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA AO SENHOR (Is 38:3b)

O segundo motivo que ele apresenta para convencer a Deus é: “fiz o que era reto aos teus olhos”.

Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos.

DEUS TEM ALIANÇA COM AQUELES QUE FAZEM O QUE É RETO “AOS SEUS OLHOS”.

EZEQUIAS BUSCOU A DEUS COM INTENSIDADE E EXPÔS SUAS EMOÇÕES (Is 38:3c)

O versículo 3 termina dizendo que Ezequias “chorou muito”. Embora fosse um rei, não reteve suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se. Por isto Deus mandou o profeta Isaías lhe dizer: “Ouvi tua oração e vi tuas lágrimas”.

Há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus. Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus.

Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente. Precisamos aprender a chorar diante do Senhor, ou seja, humilhar-nos diante d’Ele, busca-lo intensamente em oração. Jô 5:11 - Mt 5:4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...