sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

APRENDENDO COM SILAS

 

APRENDENDO COM SILAS

Atos 15:22-41; Atos 16:19-33

O nome de Silas é conhecido certamente por muitas pessoas somente por causa de sua associação com o Apóstolo Paulo. Entretanto, foi um produtivo e fiel servo de Deus também (Atos 15:22 e I Pedro 5:12). A primeira menção sobre ele na Bíblia está em Atos, capítulo 15. 

No entanto, ele já era, nesse tempo, “distinto entre os irmãos” (Atos 15:22). É muito provável que Silas também foi um dos setenta anônimos enviados em Lucas 10, como o foi Barnabé. Descobrimos, segundo Atos 15:32, que ele também era um profeta de Deus. 

Silas também é conhecido na Bíblia como Silvano e é mencionado quatro vezes nas Escrituras com esse nome.

Seu lugar mais proeminente nas Escrituras é quando se torna companheiro de Paulo em sua segunda jornada missionária. Muito do que foi escrito sobre ele encontra-se em Atos 15:22-18:5. 

Foi logo depois a discordância entre Paulo e Barnabé, que Paulo escolheu Silas como seu companheiro de trabalho e partiu em direção à Síria e Sicília fortalecendo as igrejas.

Provavelmente o período mais dramático de sua vida revelado pela Bíblia encontra-se em Filipos. Havia uma jovem possuída por um demônio e ela seguiu Paulo e Silas, proclamando que eles eram os servos do Deus Altíssimo. 

Isso era verdade, mas o seu conhecimento era demoníaco e Paulo perturbou-se, então expulsou o demônio que a possuía. Quando os seus donos, que tinham adquirido grande fortuna através de suas previsões, viram o que acontecera, cercaram Paulo e Silas e os surraram até suas costas ficarem em carne viva. 

Depois foram levados para a prisão como criminosos comuns. Todavia, mantiveram um bom testemunho durante toda essa perseguição.

A vida pessoal de Silas não vai muito longe além disso. É como um conto inacabado que ensina uma lição. Esta lição é isto: no decorrer dos séculos, existiram homens, como Silas, que serviram e sofreram em silencio. Sangraram e morreram pela causa de Cristo e do ministério do evangelho, mas seus nomes nem são conhecidos pelo mundo. 

Lembremos, entretanto, que Deus os conhece. Conhece cada chicotada, cada lágrima, cada gota de sangue e ferimento de coração e Ele assegura uma preciosa recompensa eterna conseqüentemente.

Forrest L. Keener

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...