CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
No Segundo livro de Samuel, podemos ver que Davi tinha tudo para ser igual a outro personagem das Escrituras, o José, ele tinha tudo o que uma pessoa possa sonhar.
Ele podia ter a mesma atitude de fidelidade de José, mas bagunçou a sua vida. Bagunçou a sua vida, a vida de seus filhos, bagunçou a vida da nação.
Em II Samuel, no capitulo 11, versículo 1-5 diz: “Decorrido um ano no tempo em que os reis acostumavam ir para a guerra, enviou Davi a Joabe seus servos com ele e toda Israel, que destruíram os filhos de amom e sitiaram a Rabá. Porem Davi ficou em Jerusalém. Uma tarde levantou-se Davi do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real. Daí viu uma mulher que estava tomando banho, era ela mui formosa. Davi mandou perguntar quem era. É Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu. Então Davi mandou mensageiros que a trouxesse, ela veio, ele se deitou com ela , ela purificou-se da sua imundice, voltou para sua casa. A mulher concebeu e mandou disser a Davi: estou grávida”.
Não existe nada que fique oculto. Quando as pessoas dizem ninguém está vendo, estão enganadas, pois Deus vê. Não há nada feito de portas fechadas que Deus não veja, e não existe um pecado na área sexual que não floresça e que não traga conseqüência tão amarga.
Quando você vê história de Davi, aquele homem que tinha tudo para dar certo, deu tudo errado. Quando Davi fez isso ele já tinha sete esposas, e concubinas à vontade. A lascívia quando toma o coração da pessoa a deixa louca, essa mulher era uma jovem, os estudiosos dizem que talvez ela tivesse apenas 19 anos.
Bate-Seba, bonita, seu marido talvez bem mais velho. E quando você vai conhecendo a história, como que Davi começou a mentir. O pecado na área sexual leva a pessoa a mentir, a viver uma vida de mentiras, e uma mentira sempre puxa outra mentira, e um dia essas mentiras vêm a tona. Podemos perceber como que o rei Davi armou tudo para esconder o seu pecado, seria somente uma noite, mas exatamente naquela noite ela estava fértil e ficou grávida, como fazer?
Davi manda trazer o marido, Urias, e tentou enviá-lo para sua casa a fim de que tivesse relação com sua esposa e tudo seria escondido. Urias veio, mas não foi dormir em sua casa, pois seus companheiros estavam no campo da batalha e ele não se sentia bem em descansar um pouco.
Que homem extraordinário era Urias! Davi manda embebedá-lo, para não ter entendimento do que está fazendo e ir para sua casa e pela manhã pensar que dormiu com sua esposa e ele não saberia o que aconteceu na noite anterior.
Mas Urias novamente dorme no quartel, pois dizia: meus companheiros de batalha, os outros saldados estão na guerra eu não posso dormir com minha esposa! Não que fosse errado, mas sua consciência não permitia.
Vendo Davi que não conseguia dobrar Urias mandou colocá-lo na frente da batalha, um lugar onde certamente seria morto, e assim aconteceu, ele foi morto. Davi tirou os empecilhos e tomou Bate-seba como esposa. Pensava ele que ninguém sabia o que havia feito, e agora estaria livre de qualquer condenação. Não devemos esquecer jamais que nosso Deus vê todas as coisas, nada passa desapercebido aos seus olhos.
Vejamos o que aconteceu no segundo livro de Samuel no capítulo 12 versículos 10 -12, no meio de toda essa desgraça a maldição vem, pois Deus levantou um profeta chamado Natan que repreendeu a Davi: “Agora pois não se apartará espada da sua casa por quanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias o heteu, para ser tua mulher”, “assim diz o Senhor eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti e tomarei as tuas mulheres a tua própria vista e as darei ao teu próximo a qual se deitará com elas em plena luz deste sol”, “porque tu fizeste em oculto, mas eu farei isso perante todo o Israel e perante o sol”.
Davi abre seu o coração, e o que acontece? O filho de Bate-seba morre. Sua história passa a ter acontecimentos muito tristes. Um de seus filhos, Amnom, toma sua própria irmã Tamar, e abusa sexualmente dela. O irmão de Tamar chamado Absalão mata o seu próprio irmão Amnom, depois esse irmão Absalão faz uma revolta para dividir o reino, destitui Davi do trono. Você vai acompanhado a história de Davi, dos seus filhos, e vai vendo que família entrou em uma desgraça.
Por isso que maldição sem causa não vem. Tudo isso veio de uma noite de prazer. Note que o reflexo durou muitos anos, até na vida do filho Salomão. Salomão conheceu o auge, esteve no mais alto lugar que um rei poderia estar, mas seu fim foi cheio de desgraças, a lascívia o dominou, tinha trezentas mulheres e setecentas concubinas. O homem só pensava numa coisa sexo de manhã, de tarde e a noite.
Aquele homem que teve coisas tão lindas e fez tantas outras, e chegou a este ponto. Onde tudo começou? Lá atrás. Existem determinadas marcas que nos perseguem e ficam. No Salmo 51 tomamos conhecimento de como o coração de Davi se encontrava em meio aquela situação, como ele sofreu, e como as marcas ficaram.
Conselhos de Deus
Em Provérbios 2:16-18, diz. “Para te livrar da mulher adultera da estrangeira que lisonjeia com palavras a qual deixa o amigo da sua mocidade e se esquece da aliança do seu Deus. Porque a casa se inclina para morte e as suas veredas para o reino da sombras da morte”.
Quando o texto fala para o homem está falando a mesma coisa para mulher. A Bíblia não esconde nada. Deus fala das virtudes, fala também das desgraças, fala da benção, fala dos recomeços, fala do seu amor. Provérbios 5:1-15, diz. “Filho meu, atende a minha sabedoria e a minha inteligência inclina os ouvidos para que conserve a minha discrição e os teus lábios guardem o conhecimento, porque os lábios da mulher adultera destilam favos de mel, e as suas palavras mais suaves que o azeite; mas o fim delas é amargoso como absinto, agudo como espada de dois gumes. Os seus pés descem a morte; os seus passos conduz ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e não sabem, agora, pois, filho, dá-me ouvidos e não te desvie das palavras da minha boca, afasta o teu caminho da mulher adultera e mão te aproximes da porta da sua casa, para que não dês a outrem a tua honra, nem os teus anos a cruéis, para que os teus bens não se fartem os estranhos, e o fruto do teu trabalho não entre em casa alheia. E gemas no fim da tua vida. Quando se consumiu a tua carne, o teu corpo e digas: como aborreci o ensino e desprezou o meu coração a disciplina e não escutei a voz dos que, me ensinavam , nem aos meus mestres me inclinei os ouvidos. Quase que me achei em todo mal que sucedeu no meio da assembléia e da congregação. Bebe a água da sua própria cisterna, e das correntes do teu poço”.
O Senhor está falando que a esposa é como uma cisterna, como uma corrente de águas. Jesus encontrou a mulher samaritana junto ao poço de Jacó. Ele lhe perguntou - vai e chama teu marido, ela disse: eu não tenho marido. Jesus falou: cinco marido já tiveste e o que agora tem, não é teu marido (João 4:18). Água é água. No verso 15 do mesmo capítulo de Provérbios a Palavra do Senhor diz: Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu posso. Verso 16. Derrama por fora as tuas fontes e pelas praças os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estrangeiros contigo sejam bendito o teu manancial e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Corça de amores o gazela graciosa saciaste os seus seios em todo tempo e embriaga-te sempre com suas carícias, porque filho meu andaria cego pela estranha e abraçarias o peito de outra, porque os caminhos do homem estão perante o olhos do Senhor e ele considera todas as suas veredas. Quanto aos perversos as suas iniqüidade os prenderam e com as cordas do seu pecado serão detidos. Ele morrera pela falta de disciplina e pela sua muita loucura perdido e cambaleia”.
No capitulo 6 de Provérbios versos 20 a 35 está escrito: “Filho meu guarda o mandamento de teu pai e não deixe as intrusões de tua mãe, atos perpetuamente em teu coração e penduram no teu pescoço, quando caminhares isto te guiaras, quando te deitares te guardaras, quando acordares falaras contigo. Porque o mandamento é lâmpada e a instrução, luz e as repreensões da disciplina caminho da vida , para te guardar da vil mulher, das lisonja da mulher alheia. Não cobices no coração a sua formosura nem te deixar prender com as suas olhadelas, por uma prostituta o máximo que se paga é um pedaço de pão mas a adultera anda a caça de vidas preciosas, tomará fogo no seio sem que suas vestes incendeiem? Ou andará alguém sobre brasa sem que se queime seus pés? Assim será com que chegar a mulher de teu próximo, não ficará sem castigo. Todo aquele que tocar, Não é certo que se desprezes o ladrão quando se furta para saciar-se tendo fome? Pois este quando encontrado pagará sete vezes tanto, entregará todos os seus bens de sua casa. O que adulterará com uma mulher está fora de si, só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa, achará açoites infâmia e o seu opróbrio nunca se apagará, porque o ciúme hesita o furor do marido e não terá compaixão no dia da vingança. Não se contentará no dia do resgate, nem aceitará presentes ainda que sejam muitos”.
Lendo todo o capitulo sete do mesmo livro de Provérbios observamos que Deus continua falando de uma forma bem clara sobre o assunto.
Hoje tantas pessoas estão envolvidas na prostituição no adultério por não ter o devido cuidado e acaba trazendo a casa da mulher estranha, da adúltera, para dentro de sua própria casa, através de uma fita de vídeo pornográfica, através de sites na Internet, etc. ..
A maldição sem causa não vem. Provérbios, capitulo 9 versículo 13 à 18 diz: “A loucura é a mulher apaixonada é ignorante e não sabe coisa alguma, assenta-se a porta de sua casa nas alturas da cidade numa cadeira par a dizer aos que passam e seguem direto o seu caminho, quem é simples volte-se para o simples. Já falta de senso diz: as águas roubadas são doces, e o pão comido as ocultas é agradável. Eles porém não sabem que ali estão os mortos, e que os seus convidados estão nas profundezas do inferno”.
Não existe maldição sem causa. Como é tão delicado tratar de situações quando alguém busca as águas roubadas porque dizem que elas são doces, e o pão comido as ocultas que é agradável. Aquela sensação diferente de conquista de engano ou até de vantagens. Todavia quando as conseqüências vêm geram lágrimas, lagrimas que matam e destroem tanto a vida do praticante como as vidas de seus familiares e amigos.
Obras da Carne
Na carta de Paulo aos Gálatas no capitulo 5 e versículo 19 encontramos as obras da carne relacionadas diretamente com a área sexual: “Ora as obras da carne são: prostituição, impureza, lascívia”, Também em sua carta aos Efésios no capitulo 5 versículos 3 a 5 Paulo escreve: “A impudicícia e toda sorte de impureza da cobiça nem se quer se nomeei entre vós como convém aos santos, nem conversações torpes nem palavras vãs ou chocarrice, coisas estas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. Sabei, pois, isto: nenhum incontinente ou impuro, ou avarento que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus”.
Em Colossenses no capitulo 3 versículo 5, existe algo que esta escrito que você precisa fazer: “fazei pois morre a nossa natureza terrena como: prostituição, impureza paixão lascívia, desejo maligno e avareza que é idolatria”. Fazei pois morrer, não é a sua carne que vai controlar o seu espírito mas o seu espírito que vai controlar a sua carne. A Palavra diz: “andai em espírito, e jamais satisfarei as concupiscência da carne”
Se alguém começa alimentar a sua carne com pornografia, alimentando assim os desejos sexuais, o que vai acontecer a essa pessoa? Ela será fatalmente dominada por seus desejos carnais. Não podemos impedir que passarinhos fiquem voando por cima da nossa cabeça, mas podemos impedir que eles venham fazer um ninho na nossa cabeça.
Na primeira carta aos Tessalonicenses no capitulo 4 versículos 3 à 7 encontramos o seguinte: “Pois esta é a vontade de Deus a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que casa um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porque Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação”.
Na carta aos Hebreus no capitulo 13 versículo 4 encontramos o sonho do Deus. “Digno de honra entre todos seja o matrimônio”. O que é matrimônio? É o casamento. Deus zela por tudo que criou e tudo o que disse. Quando o homem se coloca como empecilho, levantando contra os desígnios de Deus há uma conseqüência, e qual e a conseqüência? O julgamento. E de que forma? Na família nas finanças, nos céus de bronze e na terra de ferro.
Conclusão
Quando a confusão toma parte de sua vida, e as coisas começam a ficar enroladas, os erros passam a fazer parte de seu dia a dia, brechas começam a aparecer em sua vida, isso é perigoso, pois você está prestes a sucumbir.
Em lugar da bênção vem a maldição. As armadilhas de Satanás estarão por toda parte, e elas vêm camufladas com muitas coisas diferentes, e isto vai trazer sem dúvida alguma muitas conseqüências terríveis sobre seus filhos, netos, etc. .. Não existe um único pecado que faça diferença diante de Deus, pecado é pecado - “Por isso, Deus entregou tais homens as imundícias, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si” (Rm 1:24). Se você obedece! A benção vem sobre a sua vida, vem sobre seu, lar , sobre seu casamento.
Muitas vezes você pergunta: porque eu não casei? Talvez você esteja solteiro por uma legalidade criada através de um filme pornográfico. Muito cuidado, pois uma brecha aberta em nossas vidas pode trazer conseqüências danosas para o resto da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário