terça-feira, 7 de junho de 2022

APRENDENDO COM JESUS

 

APRENDENDO COM JESUS


Jesus estava à mesa com os pecadores e publicanos – cobradores de impostos. O que surpreende, entretanto, não é que Jesus esteja à vontade na companhia de gente mal falada, mas que pessoas de reputação duvidosa e moral escandalosa se sintam perfeitamente à vontade na mesa de Jesus.


Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Levi levantou-se e o seguiu. Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e "pecadores" estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.


Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’?" Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". [Marcos 2.14-17]


Fariseus, escribas, publicanos e pecadores. Os fariseus, nome que significa “separados”, eram o mais ortodoxo e rigoroso segmento do judaísmo dos dias de Jesus. Eles se consideravam “o verdadeiro Israel”.


Os escribas, também chamados doutores da Lei, eram estudiosos e mestres da Torah, o texto sagrado dos judeus.À época os judeus eram colônia romana e pagavam impostos exorbitantes.


Os publicanos eram os judeus coletores de impostos que trabalhavam para Roma nas províncias e colônias romanas.Além de serem considerados traidores de Israel, eram repudiados pelos fariseus e mestres da Lei, pois não apenas faziam o serviço sujo para Roma como também estavam envolvidos em corrupção, cobrando impostos abusivos em benefício próprio.


HÁ RAZÕES PARA ESTE APARENTE PARADOXO.


JESUS NÃO USAVA SUA AUTORIDADE PARA SE DISTINGUIR, MAS PARA SEDUZIR. O biógrafo de Jesus, Marcos, parece desenvolver sua narrativa de modo a nos conduzir propositadamente a essa cena. Apresenta Jesus ensinando com uma autoridade jamais vista anteriormente, e contrapondo seu ensino ao modelo dos religiosos escribas e fariseus. Admiradas, as pessoas se perguntavam a respeito de Jesus: “O que é isso? Um novo ensino? De onde vem essa autoridade?” (Marcos 1.22,27).


Os mestres de Israel formavam uma casta iniciada na Torah, e por isso se julgavam acima do povo simples, com quem falavam assentados “na cadeira de Moisés”. Jesus se misturava entre as gentes, e enquanto falava compartilhava os mistérios do reino de Deus a quem estivesse de coração aberto. Geralmente os pecadores estavam mais prontos a ouvir, pois não se sentiam intimidados nem menosprezados por Jesus. Sim, Jesus revela mistérios espirituais aos simples e pecadores.


JESUS NÃO USAVA SEU PODER PARA DESTRUIR, MAS PARA PROMOVER LIBERTAÇÃO. Os demônios devem temer a Jesus. Os seres humanos, não. Diante de Jesus os espíritos maus davam passos para trás, em tom suplicante para que não fossem destruídos (Marcos 1.23-26).


JESUS NÃO AMEAÇA OS SERES HUMANOS COM SEU PODER ESPIRITUAL. Não é um feiticeiro gerando medo, adulação indevida e subserviência. Diferentemente dos neofariseus, Jesus coloca os homens em pé, os ensina a andar com suas próprias pernas e os conduz à autonomia responsável e reverente a Deus. Sim, Jesus expulsa demônios e liberta seres humanos.


JESUS NÃO USA SUA PUREZA PARA SEGREGAR, MAS PARA ABRAÇAR OS EXCLUÍDOS. O leproso que de Jesus se aproxima sabe que pode ser purificado. Na tradição de Israel, o leproso era impuro, e todo aquele que com ele tivesse contato se tornaria igualmente impuro. Mas Jesus, ao tocar o leproso, purifica o leproso. Com o seu toque, em vez de ser maculado pela lepra, transfere sua pureza ao leproso (Marcos 1.40-42). Sim, Jesus abraça os impuros.


JESUS NÃO USAVA SUA VIRTUDE PARA CONDENAR, MAS PARA OFERECER PERDÃO. O paralítico que lhe é apresentado tem seus pecados perdoados (Marcos 2.5-7). Os religiosos, partindo do princípio que somente Deus pode perdoar pecados, expressam sua contrariedade. Jesus poderia lhes estender a mão: “Muito prazer, Deus em carne e osso”. Sabedor de seu direito e do débito dos homens, Jesus estende a mão como oferta de aproximação, perdão e reconciliação.


O olhar de Jesus não é condenatório. Sua voz não é acusadora. Seu tom não é moralista. Sua mensagem não é de juízo, mas de salvação. Não vem para promover “o dia da vingança de Deus”, mas para anunciar “o ano da graça do Senhor”. Sim, Jesus perdoa pecados.


JESUS NÃO USA SUA TRADIÇÃO RELIGIOSA PARA SE EXIMIR DAS DORES DO MUNDO, MAS PARA PROMOVER A VIDA. Os religiosos querem saber se é lícito curar no sábado (Marcos 3.1-6). A interpretação de que guardar o sábado implica distanciamento ao sofrimento humano é absolutamente rejeitada por Jesus


A Torah é caminho de vida e não pode ser usada para garantir aos religiosos o lugar confortável e asséptico da omissão diante do ser humano que sofre. O sábado foi criado para o homem, e não o homem para o sábado, ensinou Jesus (Marcos 2.17). Sim, Jesus usa sua religião em favor da vida.


Devem ser temidos os homens que se valem de sua autoridade e poder espiritual para intimidar e abusar de gente simples, sua pretensa superioridade moral para segregar os pecadores, sua pseudo virtude para condenar os que não se encaixam em seus padrões de pureza, sua religião para lavar as mãos enquanto o mundo chora.


De fato, não surpreende que publicanos e pecadores se sintam à vontade na companhia de Jesus. A mesa está posta: partilha dos mistérios divinos, ação que promove libertação, abraços de inclusão, oferta de perdão, compaixão, solidariedade e generosidade.


Para quem imagina que Jesus é condescendente com pecadores e seus pecados, corações corruptos, e comportamentos imorais, é importante sublinhar que chamava todos ao arrependimento. Não legitimava a vida torta. Mas não olhava torto para ninguém. Aliás, olhava sim. Olhava torto para os que acreditavam que não precisavam se arrepender.



sexta-feira, 3 de junho de 2022

APRENDENDO COM JEOACAZ

 

Quem Foi o Rei Jeoacaz na Bíblia?

O rei Jeoacaz de Israel e o rei Jeoacaz de Judá viveram durante o reino dividido. A Bíblia registra que após a morte do rei Salomão, tão logo Israel deixou de ser um reino unificado, e as tribos do norte se separaram das tribos do sul. Essa divisão ocorreu, principalmente, por conta das injustiças e da exploração do povo através das altas cargas de impostos.

O rei Jeoacaz de Israel

O rei Jeoacaz de Israel foi filho de Jeú. Ele reinou durante dezessete anos em Samaria, a capital do Reino do Norte, sucedendo seu pai em aproximadamente 814 a.C. A história do seu reinado está registrada em 2 Reis 13:1-9. O rei Jeoacaz reinou em Israel quando o Reino de Judá estava sendo governado por Joás, filho de Atalia.

Durante o seu governo, o Reino de Israel estava subordinado à Síria, que naquele tempo era governada por Hazael em Damasco. Por isso, o texto bíblico informa que o Reino de Israel foi muito oprimido por Hazael durante os dias de Jeoacaz (2 Reis 13:22).

Naquele contexto, foi permitido que Jeoacaz controlasse um exército de apenas dez carros de combate, cinquenta cavaleiros e dez mil homens de infantaria. A opressão Síria sobre Israel naquele período era, na verdade, juízo de Deus contra o pecado dos israelitas impenitentes.

A Bíblia também diz que o rei Jeoacaz fez o que era mau aos olhos do Senhor. Ele seguiu as mesmas práticas pecaminosas do rei Jeroboão I, que fez pecar a Israel através da idolatria que corrompeu e religião israelita ao instituir uma espécie de culto apóstata em Betel (2 Reis 13:2). Além disso, durante o reinado de Jeoacaz o poste-ídolo dedicado a Aserá permaneceu de pé em Samaria (2 Reis 13:6).

Mas em determinado momento, o rei Jeoacaz clamou ao Senhor, e Deus ouviu a sua oração. Dessa forma, naquele tempo o rei Hazael somente não destruiu todo o Reino do Norte porque Deus foi misericordioso com o seu povo (2 Reis 13:3-22). Nesse ponto, a Bíblia diz que o Senhor providenciou um libertador para Israel, e os israelitas escaparam do poder da Síria (2 Reis 13:5).

O texto bíblico não informa o nome desse libertador. Alguns estudiosos acreditam que talvez esse libertador tenha sido o rei assírio Adade-Nirari III; enquanto outros identificam esse libertador como sendo o profeta Eliseu. Quando Jeoacaz de Israel morreu, ele foi sepultado em Samaria, e seu filho Jeoás reinou em seu lugar.

O rei Jeoacaz de Judá

O segundo rei chamado Jeoacaz na Bíblia foi filho do rei Josias de Judá. Ele viveu cerca de duzentos anos depois do primeiro Jeoacaz, e começou a reinar em Jerusalém em 609 a.C. quanto tinha vinte e três anos de idade. Sua mãe se chamava Hamutal, e seu avô materno se chamava Jeremias, de Libna. Seus irmãos eram: Joanã, Jeoaquim (também chamado de Eliaquim) e Zedequias (também chamado de Matanias).

Jeoacaz de Judá também era conhecido como Salum, provavelmente uma abreviação do nome Selemias. Muitos estudiosos acreditam que Salum era o seu nome pessoal, e Jeoacaz era o seu nome real. Isso não era algo muito incomum naquele tempo. Inclusive, seus irmãos, Jeoaquim e Zedequias, receberam esses nomes quando assumiram posteriormente o trono de Jerusalém como vassalos dos egípcios e dos babilônios, respectivamente.

Outra coisa interessante sobre Jeoacaz é que ele não era o filho mais velho de Josias, e mesmo assim foi escolhido como sucessor de seu pai no trono de Judá. Sobre isso, o texto bíblico é claro ao indicar que Jeoacaz não era o sucessor natural de Josias, e que sua ascensão ao trono ocorreu por interferência do “povo da terra” que o fez rei em lugar de seu pai (2 Reis 23:30).

A expressão “povo da terra” que designa as pessoas que entronizaram Jeoacaz, é muito debatida entre os estudiosos. Alguns acreditam que essa expressão se refere aos líderes do povo de Judá; enquanto outros sugerem que a expressão se refere aos camponeses de Judá que não habitavam dentro da cidade de Jerusalém. Seja como for, muitos comentaristas defendem que essas pessoas aclamaram Jeoacaz porque talvez ele tivesse uma política contrária ao Egito, assim como seu pai.

O reinado de Jeoacaz de Judá

Jeoacaz assumiu o trono de Judá num momento muito turbulento. Seu pai, o rei Josias, havia acabado de ser morto pelo Faraó Neco na batalha em Megido. 

Mas o reinado de Jeoacaz durou apenas três meses. Ele subiu ao trono no verão de 609 a.C. e foi destituído no outono, quando o Faraó Neco o capturou e o levou exilado para o Egito. Além disso, Neco tributou Judá e instituiu Eliaquim — a quem trocou o nome para Jeoaquim — como rei em Judá no lugar de Jeoacaz.

Apesar de ter sido muito breve — apenas três meses — a Bíblia fala do reinado de Jeoacaz de forma muito negativa. De acordo com o texto bíblico, Jeoacaz fez o que era mau perante o Senhor (2 Reis 23:32). Jeoacaz foi o primeiro rei de Judá a morrer no exílio.

Daniel Conegero

APRENDENDO COM JAFÉ

 

Jafé - Um modelo de Fidelidade, respeito, solidariedade e afeto ao pais

 

 Jafé, um dos três filhos de Noé, ao lado de Sem e Cam. Apesar de ser um personagem pouco conhecido e citado da bíblia, Jafé nos ensina importantes lições quanto à fidelidade e a capacidade de honrar os pais. 

A origem hebraica do nome Jafé faz referência às ideias de expansão e ampliação, características que podem ser observadas na história dele.

Na Bíblia, Jafé é retratado juntamente com seu irmão Sem, como um homem que é fiel e demonstra um profundo respeita ao seu pai (Gênesis 9:18) . . 

Além disso, Jafé também é um exemplo de honra aos pais. Quando Noé se embebedou de vinho em sua tenda, Jafé e seu irmão Sem cobriram a sua nudez, ato que demonstra respeito, cuidado e fidelidade. Nessa mesma ocasião, seu irmão Cam agiu de forma contrária, o que representou desrespeito ao pai. Dessa maneira, essa diferença entre os dois comportamentos demarca as bênçãos que Jafé e Sem receberam em suas atitudes para com o pai, além da própria amizade entre eles. 

Por causa desse gesto, Jafé foi abençoado por meio da expansão do seu território e obteve o privilégio de viver nas tendas de Sem em Canaã. Jafé também é referenciado como fundador de uma cidade chamada Jafa.

Jafé e sua esposa foram duas das oito pessoas que foram salvas na arca e, após o dilúvio, tiveram 7 filhos: Javã, Magogue, Tubal, Meseque, Madai, Gômer e Tiras. Dos 7 filhos de Jafé, surgiram por volta de 14 nações, que são apontadas como originárias dos indo-europeus.

O respeito e cuidado que Jafé demonstrou para com seu pai Noé naquele momento de vulnerabilidade, embriaguez e desânimo pode nos trazer muitas reflexões sobre fidelidade para com os nossos pais. Quando Cam demonstrou impaciência e desrespeito, fez Noé amaldiçoar os seus descendentes e, em contrapartida, abençoar os descendentes de Jafé.

As bênçãos proferidas por Noé em favor de Jafé foram importantes para que ele conseguisse expandir o seu território e os seus descendentes entrassem nos territórios de Sem. 

Por isso, o dever de respeitar, honrar e se manter fiel aos pais é um preceito demonstrado e reforçado muitas vezes na bíblia em diferentes contextos, histórias e pessoas. Essa atitude de lealdade e respeito é essencial para que sejamos abençoados e bem-sucedidos em nosso projetos, além de prolongar os anos de vida. 

Em Êxodo 20:12, esse ensinamento é bem claro quando diz que, ao honrar seu pai e sua mãe, os seus dias se prolongarão sobre a terra. Em Efésios 6:1-4, esse mesmo ensinamento é reforçado como primeira promessa.

Em Colossenses 3:20, nos é dito que a obediência aos pais é uma atitude de honra e que agrada a Deus. No livro de Provérbios 1:8, temos o ensinamento de que dar ouvido às correções dos nossos pais nos trará coisas boas, pois elas serão “como enfeite para a sua cabeça e adorno para o seu pescoço”.

APRENDENDO COM POTIFAR

 

Potifar, oficial de Faraó

 

Potifar é um personagem bíblico (Gn 39.1), oficial de Faraó, vivia no Egito e era casado com uma mulher que a Bíblia não narra seu nome, ficando conhecida apenas como a mulher de Potifar. 

Ele comprou José dos comerciantes ismaelitas que o tinham levado até o Egito e levou o jovem filho de Jacó à sua casa para servir-lhe como mordomo (Gn 39.4). O nome Potifar provavelmente significa “a quem Rá deu”, no sentido de ter colocado na terra. Rá era o deus sol cultuado no antigo Egito. Esse significado vem do entendimento adotado por muitos estudiosos de que o nome Potifar é uma forma abreviada do nome Potífera.

 

Quem foi Potifar?

 

Potifar era um egípcio que, de acordo com a Bíblia, servia como oficial de Faraó e capitão da guarda (Gênesis 37.36; 39.1). Um ponto interessante na descrição bíblica de Potifar é que a palavra hebraica aplicada é a mesma para “eunuco”. Inclusive, algumas traduções da Bíblia em português se refere a Potifar exatamente assim, como "eunuco de Faraó".

No entanto, os eruditos explicam que o significado mais geral e antigo dessa palavra indicava um cortesão, ou seja, um oficial da corte. Assim, o sentido de eunuco é um significado mais restrito da mesma palavra usada para designar um oficial da corte que servia no alojamento das mulheres.

 Mas no caso de Potifar, um homem casado, obviamente o sentido mais apropriado dessa palavra é mesmo aquele que faz referência a um oficial que ocupava uma posição privilegiada exercendo um cargo de confiança na corte de Faraó.

De acordo com os historiadores da história egípcia, o tipo de cargo ocupado por Potifar como “capitão da guarda”, fazia dele o líder do corpo da guarda real. Alguns comentaristas sugerem que talvez Potifar fosse um tipo de mordomo no palácio Egípcio, mas isso parece ser bem pouco provável.

José na casa de Potifar

Para compreender o contexto bíblico, no antigo testamento, José, filho de Jacó, despertou a inveja de seus irmãos, que o venderam como escravo aos ismaelitas, os quais o levaram ao Egito, onde o venderam ao oficial egípcio Potifar (Gn 37.28).

A mulher de Potifar

Deus fez com que José prosperasse (Gn 39.2-4) e tornou-se alvo do desejo lascivo da mulher de Potifar (Gn 39.7), ela pôs os olhos nele e intentou deitar-se com o jovem que à época tinha apenas 17 anos de vida (segundo a maioria dos estudiosos).

José, mesmo jovem, guardava preceitos de moral e temor a Deus, e, em seu coração, jamais intentou pecar contra Deus nesse sentido e trair a confiança do seu senhor, que o havia colocado como administrador de todos os seus bens e de toda a sua casa, reservando, por óbvio, sua mulher (Gn 39.9).

A mulher de Potifar assediou José e desejava ardentemente deitar-se com ele, ao que o jovem recusou de forma veemente, sendo acusado falsamente pela mulher de ter tentado se aproveitar dela (Gn 39.10-15). 

Potifar lança José na prisão

Em virtude da falaciosa história narrada ao marido; irado, Potifar toma José e lança-o no cárcere. Assim, o jovem José ficou preso por um crime que na realidade ele jamais cometeu ((Gn 39.19).

Um escravo que tentasse violentar a esposa de seu senhor, provavelmente seria morto. Mas como José foi apenas mandado à prisão, muitos eruditos acreditam que talvez Potifar tenha, de alguma forma, desconfiado do testemunho de sua mulher.

Seja como for, a verdade é que José foi mandado para o cárcere que recebia os presos da corte de Faraó (Gn 39.20). É claro que em tudo isso o propósito de Deus estava sendo cumprido, e todo aquele mal seria tornado em bem.

 Depois dessas coisas, nada mais é dito na Bíblia a respeito da história de Potifar. Alguns comentaristas conjecturam que talvez o chefe dos carcereiros que confiou em José na prisão fosse o próprio Potifar. Outros sugerem que Potifar não era necessariamente o carcereiro-mor, mas, sim, o chefe da guarda que posteriormente entregou o padeiro e o copeiro de Faraó aos cuidados de José.

Como o texto bíblico diz que o cárcere ficava na casa do capitão da guarda, e se estiver correta a suposição de que Potifar era o capitão da guarda responsável pelo cárcere, então José ficou aprisionado nas dependências da casa de Potifar. De qualquer forma, o texto bíblico não é claro nesse sentido e nada sobre isso pode ser afirmado com certeza.

APRENDENDO COM JOIADA

 

Joiada, o sacerdote conselheiro

 

O sacerdote era o representante do povo diante de Deus, por isso, sua vida devia ser ilibada em todos os sentidos (Lv 21; Nm 18). Arão foi o primeiro sumo-sacerdote constituído diretamente por Deus, todavia, não entrou na Terra Prometida porque, juntamente com seu irmão Moisés, pecou contra o Senhor (Nm 20.12). Eli e Samuel foram grandes sacerdotes, mas deixaram a desejar na educação de seus filhos (1Sm 3.12-14; 1Sm 8.1-3).

Quem foi o sacerdote Joiada?

Joiada, cujo nome em hebraico provavelmente significa “o Senhor conhece", foi um homem reto e íntegro em todo seu proceder perante o Senhor, tanto em relação ao povo de Judá quanto em relação a sua família. Joiada foi um verdadeiro sacerdote de Deus. Bem diferente de Eliasibe, o sacerdote contemporâneo de Neemias que se aparentou com o perverso Tobias, a ponto de fazer-lhe um quarto espaçoso nos pátios da Casa de Deus (Ne 13.4,5,7).

 

A única repreensão registrada na Bíblia a Joiada é quando o rei Joás adverte o sacerdote pelo atraso no recolhimento dos impostos para a restauração da Casa de Deus, arruinada pela perversa Atalia e seus filhos (2Rs 12.6,7; 2Cr 24.5-7). Joiada, numa disposição contrária a dos demais sacerdotes (2Rs 12.8), imediatamente improvisou um gazofilácio na entrada do templo e arrecadou o dinheiro necessário para a obra (2Rs 12.9-16).

 Quando Atalia reinava em Judá, exterminando toda realeza do Reino do Sul, foi a esposa de Joiada, a princesa Jeosabeate (ou Jeoseba), quem escondeu o infante Joás, seu sobrinho, de apenas um ano de idade, da terrível assassina (2Rs 11.1-3; 2Cr 22.10-12). Por sinal, Joiada é o único sacerdote na Bíblia casado com uma princesa.

Joiada, o sacerdote conselheiro do rei

Seis anos depois Joiada lidera uma das maiores revoluções política e religiosa de Judá – a ascensão de Joás ao trono, com apenas sete anos de idade (cf. 2Cr 24.1). O sacerdote sabiamente reorganizou a junta militar de Judá em favor do novo rei, em detrimento da usurpadora Atalia que culminou na morte dela (2Rs 11.4-16; 2Cr 23.1-15).

Joiada congregou os levitas de todas as cidades de Judá e os cabeças das famílias de Israel, e fizeram aliança com o rei (2Cr 23.1-11). “Joiada fez aliança entre o SENHOR, e o rei, e o povo, para serem eles o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo” (2Rs 11.17; cf. 2Cr 23.16). A liderança de Joiada indica que ele era um principal sacerdote, ou sumo-sacerdote, como sugerem alguns. Pelo menos, em 2Crônicas 24.6, ele é chamado de “o chefe”. E, como deixa claro 2Crônicas 23.18, ele não era centralizador e detentor de poder.

 

 Durante toda sua vida Joiada serviu como conselheiro do rei Joás. Enquanto Atalia foi a conselheira do rei Acazias, seu filho, para o mal (2Cr 22.3), Joiada orientou Joás no caminho do Senhor por quase os quarenta anos de seu reinado. Ele tinha o jovem rei como seu filho. O ambiente familiar era bom e sadio, visto que os filhos legítimos de Joiada apoiaram Joás na conquista e subida ao trono, ungindo-o e gritando: “Viva o rei!” (2Cr 23.11).

 

O sacerdote Joiada resistiu à rainha Atalia e obteve o apoio militar necessário para as reformas políticas e do templo. Foi necessária muita coragem, astúcia e sabedoria para manter tudo oculto aos olhos daquela figura que não teve escrúpulos algum ao tentar eliminar toda a família real para se manter no poder.

Morte e sepultamento

Joiada viveu até os 130 anos de idade (2Cr 24.15). E por ter sido um homem de Deus em tudo, foi sepultado junto com os reis de Judá, na Cidade de Davi. “Sepultaram-no na Cidade de Davi com os reis; porque tinha feito bem em Israel e para com Deus e a sua casa” (2Cr 24.16). Ele é o único sacerdote na Bíblia sepultado junto com os reis.

 

Por seus serviços como um verdadeiro estadista e homem de Deus, Joiada teve uma morte digna e honras fúnebres próprias de um rei. Enquanto viveu sua longa existência, livrou seu povo dos desvios tão comuns naquela época triste da história dos israelitas.

 

Joás se afasta dos caminhos do Senhor

 

Infelizmente, após a morte do grande sacerdote, Joás se afastou tanto dos caminhos de Deus que se tornou irreconhecível. Os conselhos do bom sacerdote foram esquecidos completamente pelo rei. E aquele que um dia advertiu Joiada por causa do atraso do dinheiro para a reforma do templo de Jerusalém, agora era um idólatra, totalmente desviado de Deus (2Cr 24.17,18).

Quando Zacarias, filho do sacerdote Joiada, se pôs em pé perante o povo e o advertiu por ter se afastado do Senhor, “Conspiraram contra ele e o apedrejaram, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR” (2Cr 24.21). Algo tão marcante que foi até mencionado por Jesus em Mateus 23.35.

 

 Joás não se lembrou da benevolência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera, antes, matou-lhe o filho (2Cr 24.22). O Senhor levantou os siros que executaram “os juízos de Deus contra Joás” (2Cr 24.24). Pouco tempo depois Joás seria brutalmente assassinado por seus próprios servos (2Rs 12.20,21; 2Cr 24.25).

 

Por causa de todo mal que praticara Joás não foi sepultado junto com os reis, como foi Joiada, seu tutor (2Cr 24.26). Joiada entrou para a história de Israel e Judá como o único sacerdote que esteve entre reis na vida e na morte. 

APRENDENDO COM ANA

 

Ana, um legado de fé e esperança para sua vida

 

A Bíblia traz histórias maravilhosas de pessoas que, mesmo falhas como nós, entregaram completamente seu coração a Deus e deixaram um legado de fé e esperança aos que viveriam posteriormente. Ana é uma dessas pessoas. Foi uma mulher de fé inabalável e que honrou a Deus em sua vida. 

Quer saber mais sobre a vida de Ana e as lições que podemos tirar dela? Então continue a leitura.

1 – Fé inabalável

Ana passou por uma situação em comum com algumas mulheres. Para a sua tristeza e de seu marido, ela não podia ter filhos e, humanamente falando, era impossível reverter esse quadro. Porém, ela sabia que Deus tinha poder para realizar o seu sonho. Com fé inabalável no Senhor depositou aos Seus pés sua angústia e o seu pedido (1 Pedro 5.7). Após levantar-se daquela oração, estava confiante de que Deus supriria as suas necessidades e lhe daria o tão sonhado filho. Ela creu de todo coração no Senhor que tudo pode.

2 – Humildade

Enquanto orava e se derramava em lágrimas aos pés do Senhor, Ana era observada pelo sacerdote Eli. Ao ver aquela mulher chorando amargamente e apenas mexendo os lábios, Eli pensou que ela estava bêbada, já que esta era uma cena comum naquelas ocasiões. Prontamente se aproximou de Ana e repreendeu-a dizendo-lhe para que deixasse de consumir vinho. Mesmo ao ser mal interpretada daquela forma, Ana não respondeu com arrogância, mas foi humilde e relatou brandamente ao sacerdote o que estava acontecendo.

3 – Fidelidade

Apesar de todas as provocações de Penina e de todas as situações difíceis que enfrentou, Ana sempre se manteve fiel ao Deus de Israel. Ao pedir um filho a Ele, Ana fez um voto ao Senhor dizendo que se seu pedido fosse respondido e ela tivesse um filho, o dedicaria ao Seu serviço. Lemos na Bíblia que o Senhor atendeu o seu pedido e, quando o menino desmamou, Ana cumpriu o voto que havia feito e levou seu tão sonhado e único filho ao templo para dedicá-lo a Deus e para que lá servisse no trabalho do Mestre.

4 – Mulher de oração

Ana não confiou sua angústia a um amigo terrestre pois sabia que ninguém poderia tirá-la. Ela foi direto à Fonte, dobrou seus joelhos e, orando, lançou seus fardos a Deus. Além disso, orava todos os dias por seu filho.

“Cada ano ela lhe fazia, com suas próprias mãos, uma túnica para o serviço; e, subindo com o esposo para adorar em Siló, dava ao menino esta lembrança de seu amor. Cada fibra da pequena veste era tecida com uma oração para que ele fosse puro, nobre e verdadeiro” (1 Samuel 2.18-20). 

5 – Gratidão

Ana reconheceu a bênção que o Senhor a havia dado e não economizou palavras para louvá-lO e engrandecê-lO por este grande feito. O Espírito Santo lhe inspirou a dizer uma das mais lindas orações que encontramos nas páginas sagradas. 

A oração de Ana continha palavras proféticas acerca do rei Davi, bem como do próprio Messias. “Aponta o cântico para a destruição dos inimigos de Deus, e o triunfo final do Seu povo remido”.

Sua piedade e fervor é um exemplo para todas as moças e mulheres que professam servir a Cristo. Momentos difíceis sempre surgirão, mas devemos nos lembrar de exemplos como estes que nos inspiram uma fé inabalável em Deus para que possamos seguir estes exemplos e sermos igualmente fiéis ao Senhor.

 

APRENDENDO COM JUDAS (PARTE 15)

 

APRENDENDO COM JUDAS

Qual é a versão correta da morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27,5 diz que “se enforcou” , enquanto que Lucas em Atos relata que ele “se jogou de um barranco e se partiu ao meio” (Atos 1,18).

Podem-se conciliar as narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem contradições

Para analisar o texto deveríamos estudar a história da exegese do texto, pois desde a antiguidade os estudiosos tentam dar a explicações, teríamos que passar pelo testemunho de Papias na antiguidade ou mesmo as harmonizações de Agostinho para os dois textos, ou os dicionários que descrevem o verbete “Judas”.

 

Judas se enforcou (Mateus 27,5) ou se jogou de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1,18)?

 Olhando os dois escritos vemos que existe uma diferença de tempo entre o que Mateus escreveu e o que Lucas nos Atos dos Apóstolos escreveu.

Ambos escrevem para comunidades diferentes, Mateus escreve para Judeus de Jerusalém (Mateus aramaico 50 d. C e Mateus 60 d.C.) e numa distância pequena entre o acontecido e o escrito.

Muitos dos que ouviam o evangelho de Mateus viveram aqueles fatos, presenciaram e participaram. Enquanto que Lucas, não foi discípulo de Jesus, acompanhou em particular a Paulo nas suas viagens e seus ouvintes. (evangelho de Lucas 70 (d.C.) não conheciam nem a Palestina, ou Jerusalém muito menos onde se localizava este campo Aceldama, chamado de “campo de sangue”.

Nota: Lucas não foi discípulo de Jesus. Ele nem chegou a conhecer Jesus, pois quando Lucas nasceu, Jesus já tinha morrido. Lucas era um médico grego e viveu na época do apóstolo Paulo.

Na compreensão dos fatos podemos dizer que o que Mateus descreve são os fatos reais do momento.

Judas vendo que Jesus fora condenado se arrependeu e pegou as 30 moedas de prata e quis devolver aos sacerdotes, mas eles não receberam, então Judas atirou as moedas no templo e retirou-se para enforcar-se.

Os chefes e sacerdotes compraram com este dinheiro “impróprio para o templo, dinheiro de sangue” um campo para sepultar os estrangeiros chamado “campo de sangue”, devido ao acontecido. (Conhecemos a rigidez da lei judaica para com os estrangeiros).

Atos dos Apóstolos escrito por Lucas aparece mais tarde simplesmente, não repete o fato, mas só narra as consequências em Atos 1,18 diz que:

“caindo de cabeça para baixo, arrebentou pelo meio e derramando-se todas as suas entranhas” (Atos 1,18) Bíblia de Jerusalém.

Portanto pode assim se entender: que Mateus trata do modo da tentativa de suicídio, e Atos dos Apóstolos por sua vez descreve o resultado. Lucas simplesmente narra o acontecimento depois do fato acontecido, o suicídio.

Pelo visto, Judas atou uma corda ao galho duma árvore, e tentou enforcar-se por pular dum penhasco. (E uma explicação razoável e compreensível, a Aceldema localiza num penhasco rochoso, perto de Jerusalém ao lado da “Geena”, onde se levava toda a imundice da cidade e da limpeza dos animais para os sacrifícios).

Parece que a corda ou o galho da árvore se rompeu, de modo que ele despencou de cabeça para baixo e se rebentou nas rochas embaixo. (Jerusalém por estar junto ao deserto da Judeia, e dos vários cercos que sofreu, praticamente não possuía árvores de porte, e a árvore escolhida por Judas, não aguentou e quebrou).

A topografia em volta de Jerusalém torna esta conclusão razoável.

Outros autores entendem da mesma forma a passagem de Atos 1,18 como o resultado do acontecimento.

É possível que, “se precipitando de cabeça para baixo” fosse um termo médico para “inchação”. (ou também possível que o cadáver tenha inchado, arqueado a cabeça e pelo calor caído por terra arrebentando-se)

 

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