terça-feira, 1 de outubro de 2013

APRENDENDO COM AMÓS (PARTE 2)



Amós era um profeta de Deus que falava abertamente contra aqueles que exploravam ou ignoravam os necessitados. Crer em Deus é mais que uma questão de fé individual. Deus conclama todos os cristãos a agir contra as injustiças sociais e ajudar os menos afortunados

A MENSAGEM DE AMÓS É MUITO PERTINENTE NOS DIAS DE HOJE

A sociedade atual ignora a justiça de Deus. Se tivermos uma boa reputação com os homens teremos uma péssima reputação com Deus. Se compactuarmos com o mundo atual e fechar os olhos às injustiças sociais desagradamos a Deus, que vai nos cobrar.

Deus não condena os ricos e as autoridades por usar riquezas e poder, mas condena os injustos na aplicação pessoal de cada um naquilo que faz

A ganancia e o abuso de poder sempre toma o lugar da justiça. Deus exige que o povo se arrependa dos seus pecados sempre:
Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Amós 5:14



Os injustos ouvirão o julgamento de Deus no final de suas vidas, cabe aos justos continuar fazendo justiça e esperar com paciencia no Senhor:

Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?  E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Mateus 25:35-40





 
 

Justiça é suprir as necessidades básicas das pessoas. Nós temos a missão de Jesus, o chamado pela fé: O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

(Isaías 61:1)




Os cristãos deveriam ser os detentores da justiça na terra, porque são responsáveis uns pelos outros, porque aprenderam sobre o amor de Deus. Deus nos ama tanto que nos torna responsáveis para amar e ajudar uns aos outros, como Ele nos amou, isso tem que reverberar na pratica de atos de amor e justiça com as nosssas ações diárias

E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. (Efésios 5:2)


Os cristão são a carta de amor ao mundo, o perfume suave de Cristo, que por onde passam deveriam fazer a diferença.

Amós fazia esta diferença, por onde passava as pessoas sentiam o seu cheio de justiça e amor. Amós desenvolvia sua santidade no meio do povo, sendo justo, transmitindo uma mensagem de paz, amor e esperança aso necessitados de justiça. Amós era o sal da terra e a luz do mundo

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6:33)


Amós dava enfase em buscar o reino de Deus e logo em seguida a justiça. Amós com certeza ia aos cultos de domingo nas sinagogas, mas buscava ser santo todos os dias na sociedade em que vivia na sua época.

Ser um discipulo verdadeiro de Jesus é isso: ser santo e caminhar na sociedade cara a cara com todos os problemas e adversidades e toda injustiça que ela apresenta.

Amós foi realmente um homem de Deus cumpriu sua missão e todas as exigencias de um Deus amoroso, numa sociedade corrupta e distante do seu amor, um Deus que pode nos trazer esperança...

A mensagem de Deus continua falando alto em nossos corações:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?
(
Miquéias 6:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...