sexta-feira, 4 de outubro de 2013

APRENDENDO COM JEROBOÃO (PARTE 1)



JEROBOÃO foi o homem que recebeu revelações da parte de Deus, uma profecia foi direcionada a ele, mas este homem quis seguir seu próprio caminho. 

Salomão não cuidou bem da profecia, seu filho repetiu a mesma história, a nação de Israel passa sufoco e Deus tenta levantar outro rei, para ver se as coisas melhoram 

Salomão fez o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai. (1 Reis 11:6)

O rei Salomão perde o bom senso, levando-lhe a prática e a promoção da idolatria. O clima de insatisfação se agrava entre as tribos do norte pela alta carga de impostos que cobrava, seu filho faz uma péssima administração posterior. O reino foi dividido 

A sentença estava decretada. Deus estabelece e remove líderes, verdade esta negligenciada por muitos na atualidade, fato este evidenciado pela maneira com que lidam com os negócios do Reino. 

Mas, quem seria este servo de Salomão a quem Deus daria parte do Reino? 


Seu nome era Jeroboão, homem corajoso, habilidoso e aplicado em suas responsabilidades e trabalho. Suas qualidades fizeram com que ele alcançasse a confiança do rei, conquistando assim o cargo de supervisor.

Os pecados de Salomão causou um reboliço no povo de Deus. Jeroboão tinha toda confiança de Salomão 

E o homem Jeroboão era forte e valente; e vendo Salomão a este jovem, que era laborioso, ele o pôs sobre todo o cargo da casa de José.
1 Reis 11:28 

Mas Jeroboão recebe uma profecia da parte de Deus. Então começa a ser dada a profecia através de um profeta chamado Aías: veja em 1 Reis 11:29-34 - A PROFECIA DIZIA QUE ELE GOVERNARIA 10 TRIBOS - ROBOÃO FICARIA REI EM APENAS 2 TRIBOS

Foi durante esse tempo que a vontade de Deus para com Jeroboão lhe foi claramente manifesta: houve uma PROFECIA, que senão tomada as devidas precauções, DEUS JULGARÁ quem as recebe... 

A BIBLIA ESTÁ CHEIA DE GENTE QUE RECEBEU PROFECIAS MAS TERMINOU MAL SEUS DIAS NA TERRA, NÃO SOUBE LIDAR BEM COM A PROFECIA 

Salomão morre e Jeroboão começa a viver a sua profecia. A profecia é dada, mas tem que pagar um certo preço pela OBEDIENCIA. 

Quem foi realmente Jeroboão? Quais foram as profecias direcionadas a este homem?
Jeroboão recebe uma profecia e logo é perseguido pelo próprio Rei Salomão. E o negócio ficou ruím, a solução foi fugir para o Egito. Todo o texto exalta a soberania de Deus evidenciada na força e modo dos verbos Empregados: “rasgarei”, “darei”, “tomarei”, “fá-lo-ei”, “elegi”. 

Somente Ele é absolutamente capaz de decidir quem governa, comanda, preside e serve ao seu povo em posição de autoridade. Estatutos e regimentos internos de igrejas e convenções, apesar de suas importantes funções em termos organizacionais e normativos, não prevalecem diante da determinação e escolha soberana de Deus. Para Jeroboão ele disse: “Tomar-te-ei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel”. (1 REIS 11.37) 
Não há no texto condicionante alguma para a decisão de Deus. Ele disse, ele faria. O Senhor iria intervir na história se apropriando de situações e circunstância para fazer com que a sua vontade se cumprisse. Jeroboão RECEBE A PROFECIA e seria rei como dito. 

Deus nem sempre trabalha seguindo a lógica humana. Mas, se engana quem pensa que Deus ficará alheio a todas as armações, esquemas, articulações sujas e jeitinhos que as pessoas fazem para se dar bem na vida. 

No tempo certo, Deus intervirá com juízo e disciplina sobre quem o desonra, quem não cuida bem das PROFECIAS, quem pisa sobre a sua Palavra promovendo os mais abomináveis atos e escândalos. Deus dá as profecias, cumprirá na íntegra o que prometeu a seus servos! Deus cumprirá em nós a sua vontade soberana, mas tem que haver obediência. 

Deus concedera a Jeroboão um grande privilégio e responsabilidade. Caberia a ele zelar e honrar a escolha soberana de Deus. O Senhor advertiu o futuro rei, afirmando que a sua prosperidade no trono estaria condicionada a sua obediência plena: 

“Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel”.
(1 Rs 11.38) 

Observe que Jeroboão precisaria se submeter ao que já estava estabelecido em termos de estatutos e mandamentos (Palavra escrita), e ao que Deus ordenaria e orientaria em qualquer circunstancia, durante o exercício de sua liderança.  


Jeroboão, ocupava agora o lugar que o Senhor lhe tinha reservado. Para se manter rei, e contar com a contínua bênção de Deus, só precisava obedecer aos mandamentos e estatutos do Senhor, e seguir as suas orientações. JEROBOÃO segue seu próprio caminho e se desvia rapidamente do Senhor, não pede mais a direção de Deus 

Temos aqui mais um claro retrato de situações que são vivenciadas nos dias atuais, onde pessoas, diante do medo de serem removidos dos lugares que Deus os colocou (partindo deste pressuposto), agem de acordo com as suas racionalizações, e passam a seguir as orientações de conselheiros em pior situação espiritual que a deles. 

Em vez de confiarem em Deus, e de buscar a direção do altíssimo, buscam um caminho alternativo. Neste caminho alternativo, seguem a lógica maquiavélica de que os fins justificam os meios 

Jeroboão não cuida bemn das profecias, ofereceu ao povo um culto alternativo, que implicava na prática de idolatria (1 Rs 12.28-30), construiu nos altos santuários alternativos (1 Rs 12.31a) e constituiu sacerdotes alternativos, que não eram filhos de Levi (1 Rs 12.31b). Para finalizar, a seu bel-prazer, marcou dia e mês, e fez uma grande festa para celebrar a sua insensatez. 

“Depois destas coisas, Jeroboão ainda não deixou o seu mau caminho; antes, de entre o povo tornou a constituir sacerdotes para lugares altos; a quem queria, consagrava para sacerdote dos lugares altos”. (1 Rs 13.33) 

Infelizmente, há pessoas que por mais que sejam alertados, não se converterão dos seus pecados. Para estes, o juízo divino é inevitável (1 Rs 13.34; 14.7-16).


Jeroboão foi agente de seu próprio fracasso. Ele teve a oportunidade, mas, não soube aproveitá-la. Jogou fora e destruiu com as próprias mãos o que poderia ter sido um belo governo. Maculou a sua biografia, tornando-se exemplo de como não se deve proceder nsi caminhos de Deus 

Senhor, faze-nos enxergar a nossa insensatez, e livra-nos do caminho de Jeroboão.

Deus faz sua intervenção como sempre usando profetas para cumprir seus planos: Jeroboão pretencioso, em vez de agradecer a Deus pela profecia dada a seu respeito começa a mudar sua adoração, e começa a corromper o coração das pessoas
Jeroboão estava com a profecia de Deus, mas não cuidou bem dela.

Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos. E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.

1 Reis 13:33-34

SEJA TAMBÉM UM GRANDE HOMEM DE DEUS, MAS TOME CUIDADO, DE DEUS NÃO SE ZOMBA, CUIDE BEM DA SUA PROFECIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...