domingo, 23 de fevereiro de 2014

APRENDENDO COM SIMEÃO




Simeão já em idade avançada esperava a chegada do Messias. Homem dedicado as coisas de Deus. Ele fazia uma leitura do tempo que vivia com clareza e zelo pela palavra de Deus

Simeão foi o homem que apresentou Jesus no templo em Jerusalém, glorificando a Deus pelo cumprimento daquilo que Deus lhe tinha revelado, que não morreria antes de ter visto o Cristo Salvador. 

Estes acontecimentos entre Simeão e a família de Jesus no templo em Jerusalém, se deu durante as realizações religiosas obrigatórias para os judeus, são relatadas pelo evangelista Lucas.

Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, (Lucas 2:25-30)

Alguns historiadores apontam que esse Simeão tivesse sido filho do famoso rabino Hilel e pai de Gamaliel, mencionado em (Atos 5:34), que foi o mestre de Paulo de Tarso. 

Se realmente Simeão foi pai de Gamaliel, provavelmente foi um rabi de alta consideração. Diz à tradição que ele foi chefe do Sinédrio. 

 Não se sabe ao certo dizer quem era Simeão, se sacerdote, rabi ou profeta, mas, pode-se afirmar que este homem tinha um altíssimo conceito e respeito na comunidade religiosa judaica, sendo um homem de destaque e autoridade para seus contemporâneos religiosos. Sabemos tão somente que Simeão gozava de uma presença especial do Espírito Santo.  

Aquela forma superior de vida espiritual que em dias antigos era expressa pela menção, andar com Deus.

Simeão já idoso, talvez até com dificuldades de visão, estava sempre andando pelo templo, só que um dia foi diferente, ele foi conduzido pelo Espírito de Deus para conhecer o "Cristo do Senhor"

O motivo pela qual Simeão estava tão aberto ao chamado do Espírito Santo era porque ele tinha intimidade com Deus

Obviamente, Simeão mantinha uma relação estreita e tão íntima com Deus que o Espírito lhe disse que fosse ao templo exatamente no dia e na hora em que o menino Jesus estava sendo dedicado ao Senhor

O sacerdote em ofício no templo não reconheceu tão bem Jesus como Simeão fez, O reconheceu porque Deus lhe mostrou quem era.

Cla­me a mim e eu responderei e direi a você coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece".  (Jeremias 33:3)

Só a intimidade e a comunhão com Deus através da ajuda do Espírito Santo capacita as pessoas a interpretar corretamente os detalhes proféticos de informações de muitas coisas que acontecem, e reconhecem a presença e a voz de Jesus a todo tempo

***


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...