JEREMIAS, JOVEM, TÍMIDO E INSEGURO
Uma história vitoriosa é a de Jeremias. Jovem e tímido, foi chamado por Deus para uma grande missão. Seu chamado não foi fácil, profetizar contra Israel, no período mais problemático de sua história. Havia grande desobediência e idolatria na naçãoA palavra do Senhor veio a mim, dizendo: -- Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações. Mas eu disse: -- Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. (Jeremias 1.4-6)
Houve um milagre com Jeremias. O tímido se tornou um profeta ousado. Mesmo que muitos não queria ouvi-lo, Jeremias se tornou uma pedra no sapato dos Israelitas
SOBRE A TIMIDEZ: Em certo sentido, todos somos tímidos, o que é bom, por nos dar um sentido de culpa e vergonha e impedir que evitemos excessos comportamentais.
A timidez se caracteriza por um desconforto diante de situações sociais, desconforto que "atrapalha o indivíduo na conquista de seus objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais".
O tímido tem dificuldades em: * enfrentar situações novas; * fazer amigos ou namorados (o que torna seu círculo social extremamente reduzido); falar em público; * apresentar trabalhos estudantis, profissionais ou sociais.
As causas para a timidez não são claramente conhecidas. Ela pode se derivar por alguma predisposição genética. Os estudiosos mencionam também a natureza mutante de nossa sociedade e até o impacto da tecnologia sobre a vida contemporânea. O problema cresce numa sociedade em que todos precisam aparecer e o ambiente de trabalho exige dinamismo.
É provável que possa existir uma predisposição genética, mas será o aprendizado que irá determinar se uma criança, um jovem ou um adulto experimentarão ou não dificuldades no seu relacionamento com as pessoas.
“Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação" II Timóteo 1:7
É alto o número de pessoas que sofrem com a timidez, o medo de enfrentar algum tipo de desafio, faz com que ocultem a coragem dentro de seus mais profundos sentimentos que não são expostos.
Existem várias passagens na Bíblia Sagrada onde narra fatos que ocorreram com grandes homens escolhidos por Deus que eram tímidos, entretanto estes foram encorajados a enfrentarem os desígnios que lhes eram propostos.
O maior exemplo que podemos citar foi mesmo o caso de Jeremias, homem na qual Deus escolheu para uma grande obra, no entanto ele acreditava não ser capacitado para tal, porém Deus afirmara que lhe ajudaria no que fosse preciso, assim como afirma no livro de Jeremias, capítulo 1 e versículo 8, que diz: “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor.”
A timidez pode ser crônica ou situacional. Na timidez crônica, a pessoa experimenta dificuldade em praticamente todas as áreas do convívio social (e não consegue falar com estranhos, fazer amigos, paquerar, falar em público). Na timidez situacional, a inibição se manifesta em ocasiões específicas. ..
Quando a timidez é exacerbada, torna-se uma fobia social (ou ansiedade social), o terceiro maior problema de saúde mental no mundo, afetando 7% da população mundial. A ansiedade social é o medo de situações sociais que envolvam interação com outras pessoas. É o medo de ser julgado e avaliado por outras pessoas.
JEREMIAS VENCEU A TIMIDEZ E SE TORNOU UM GRANDE PROFETA DO SENHOR
A timidez não se tornou um grande problema para Jeremias.
Quando a timidez se torna algo que prejudica o convívio social é bom ficar atento e de fato pedir auxilio para Deus ou uma ajuda profissional, porém a cura garantida e eficaz é a do próprio Deus.
No Evangelho de Lucas capítulo 1 e versículo 37, afirma: “Porque para Deus nada é impossível.” Diante dessa promessa para que temer?
Para Ele tudo se torna possível, basta confiar e crer somente.
***
Aleluia.
ResponderExcluir