sábado, 21 de fevereiro de 2015

APRENDENDO COM MALAQUIAS (PARTE 1)



DÍZIMO NA CASA DO TESOURO - O QUE É O DÍZIMO?

Muitas pessoas fazem perguntas frequentes sobre o dizimo. Há muitas dúvidas sobre o assunto

Há muita dificuldade e resistência em colaborar e obedecer a Deus sobre os DÍZIMOS

O que Deus estava dizendo ao Seu povo em Malaquias 3:1-10 em relação a DÍZIMOS?

O profeta Malaquias exorta o povo a dizimar e ofertar corretamente, obedecendo um dos mandamentos do Senhor que era reverter 10% da renda de cada Israelita em favor do levitas que trabalhavam no templo

Que elementos específicos são encontrados nesse texto e por que todos eles estão interligados?

Com esses versos, Deus reafirmou a mensagem básica dos Profetas Menores: Seu amor continua firme e inabalável.

No verso 7, o chamado de Deus é ouvido mais uma vez: “Tornai-vos para Mim, e Eu Me tornarei para vós outros.”

O povo então perguntou: “Em que havemos de tornar?” Essa pergunta é semelhante à de Miqueias 6:6, sobre os sacrifícios apresentados a Deus.

No caso de Malaquias, no entanto, foi dada uma resposta específica e, surpreendentemente, tinha a ver com a questão da entrega ou não do dízimo.

Na verdade, eles foram acusados de roubar o que pertence a Deus. Isso aconteceu porque eles não foram fiéis na devolução de seus dízimos e ofertas e os levitas estavam passando necessidade.

O costume de entregar o dízimo, devolvendo 10% da renda, é apresentado na Bíblia como lembrete de que Deus é dono de tudo e tudo o que as pessoas têm provém dEle.

O dízimo era usado em Israel para sustentar os levitas que ministravam no templo. 

Os levitas e os sacerdotes tinham muito trabalho no templo/tabernáculo. 

Era o dia todo, Sacrifícios de animais e adoração a Deus a todo momento, preparação dos sacrificios, limpeza do local, remoção das cinzas e carcaças dos animais 

Para mantê-los naquele oficio de realizar sacrifícios e limpeza do templo, tudo em favor do próprio povo de Deus, e o povo de Deus que era beneficiados com este serviço sacrifical deveria sustenta-los com alimentos e suprir suas necessidades

De acordo com Malaquias, negligenciar a devolução do dízimo é o mesmo que roubar a Deus.

Malaquias 3:10 é um dos raros textos em que Deus desafia as pessoas a prová-­Lo. 

Nas águas de Meribá, no deserto, os filhos de Israel repetidamente “puseram à prova” a paciência de Deus, o que O deixou irado (Salmos 95:8-11).

Em Malaquias, no entanto, Deus estava convidando Israel a prová-Lo. Ele queria que eles vissem que podiam confiar nEle a respeito desse assunto, o que, de acordo com o texto, é algo de grande significado espiritual.

Como o ato de entregar o dízimo (e também de dar ofertas) fortalece você espiritualmente? 

Em outras palavras, quando você é desonesto na entrega do dízimo, por que você está enganando a si mesmo, além de tentar enganar a Deus?

No Novo Testamento e até hoje o dízimo e as ofertas (em dinheiro $$$) são para sustentar a igreja/templo, com os gastos, as taxas, o aluguel, a força e água, a faxina, trabalhos sociais, o pagamento do líder (salário/ajuda de custo), etc e tal

No Novo Testamento não se fala em porcentagem, apenas diz “conforme sua prosperidade”. Ou seja, quem tinha condições de devolver o dízimo e ajudar com mais que 10% poderia até fazer de coração que não tinha problema nenhum, não era regra

 Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.  (1 Coríntios 16:1-2)

Ninguém deve se sentir obrigado, coagido, forçado, exposto por não ajudar na igreja, deve ser feito com alegria, de acordo com as possibilidades de cada um, confiantes de que Deus proverá cada necessidade da igreja.

Tudo era uma questão de liberalidade, compromisso e dedicação de cada um

E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre. Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça; Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus. 
Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos;  (2 Coríntios 9:6-13)

Esqueça a Teoria da prosperidade, que diz que quanto mais dá a Deus, mas rico e prósperos seremos. 

Dízimo e ofertas não é aplicação financeira, nem caderneta de poupança, nem barganha com Deus

Dizimo é devolver o que Deus já te deu, é 10% de tudo aquilo que você já ganhou com seu trabalho, reconhecendo que Deus é dono de tudo, até de sua vida. 

Agora ofertas são voluntárias, de coração, é semear patrocinando o reino de Deus na terra, é com alegria, doar o seu melhor, compartilhar em direção as outras pessoas necessitadas da provisão, proteção e direção de Deus, financiar o anuncio do Evangelho para alcançar almas que precisam ser salvas

Um exemplo de igreja eficiente, onde todos tinham algo em comum, e todos ajudavam todos, está em Atos 2:42-47

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.


***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...