quinta-feira, 5 de julho de 2018

APRENDENDO COM DAVI (PARTE 25)



A PERSEVERANÇA DE DAVI 
 
"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança." (Tiago 1:2-3)

O ensino deste versículo é tremendo, porque entendemos o significado das nossas provações.

Provação é diferente de tentação. A provação é aquela situação onde nossa fé é provada, geralmente a provação acontece na forma de adversidades que se levantam contra nós, e a tentação é aquela situação em que somos seduzidos, e induzidos ao pecado.

A tentação não leva a nada, mas a provação quando vencida, essa sim, ela produz a perseverança, promove o nosso crescimento humano e espiritual e nos aproxima mais de Deus.

Somos como o ouro que precisa passar pelo fogo para ser refinado e para ser purificado.

Então se você estiver passando, mesmo que seja por uma prova de fogo, louve ao Senhor, espere mais um pouco, mantenha-se firme e logo Deus trará o livramento para a tua vida.

Não há quem nos ensine tanto em perseverar no caminho e como desenvolver o nosso potencial como Davi

Davi foi chamado, ungido por Deus para ser um grande rei, e se tornou um homem corajoso e valente, que fez diferença na sua geração

Davi não desistiu do chamado por nada. Ainda jovem, ele sofreu extrema perseguição, mas valorizou a obediência a Deus em toda circunstância

Vivemos nos dias de hoje, numa geração de desistências, de sonhos e projetos mal acabados

Pessoas desistem fácil do casamento, dos estudos, do ministério, do trabalho, enfim, de quase tudo.

E tudo que começam, a maioria das pessoas não terminam o que começa

A nós cristãos, importa como terminamos nossa carreira, nossa vocação, para isso devemos estar focados na benção da permanência

Cada um de nós tem potencial, se a gente deixar, Deus nos usa até o limite

O mérito é sempre de Deus. Nós estamos aqui pela graça.

Deus nos achou, quando estávamos perdidos em nossos pecados e delitos, nos alcançou, nos redimiu, nos salvou e agora quer nos usar com dons e talentos

Foi merecido?

Não. Esta frase é perigosa. Não somos merecedores de nada. Mas Deus nos dá dons e talentos para servi-lo

Já me disseram: “Você merece ser chamado de mestre”

Eu poderia me orgulhar muito disso, mas foi Deus quem me capacitou, agora vivo pela graça, servindo por gratidão

“Foi merecido” é uma placa que tá lá no inferno pra ser lida se um dia eu for pra lá.

Este é o único lugar que eu posso ler isso: "eu mereço"

Quem nos leva para o céu é Jesus, quem nos salva é Jesus, quem nos capacita é Jesus e se mereço estar lá no céu, é tudo mérito dele

Todo crédito e merecimento de algo que faço pra Deus e para o mundo é pra botar na conta de Jesus, somente pra ele todo mérito

Vamos aprender mais um pouco com Davi a obedecer e aplicar os princípios de Deus na nossa vida

A Bíblia é um livro de princípios. Sempre quando for meditar nela, observe os princípios

Davi foi escolhido de Deus, não por causa de sua estatura, nem por sua sua beleza, nem tampouco por causa de status, nem fama.

Nada disso foi valorizado, Davi simplesmente foi escolhido por causa do seu coração

E Davi se destacava por suas qualidades internas: valente, animado, corajoso, sabia conversar muito bem, tomava atitudes corretas, era gentil, agradável, de boa presença e obedecia os princípios de Deus

Leia (1 Samuel 16:16-19)

Davi começa a marcar seu nome na história, e começa a desenvolver seu potencial e as portas se abrem pra ele

Davi desenvolvia seu potencial tocando harpa e enfrentando leões e ursos quando apascentava ovelhas e ninguém estava vendo, ninguém ainda o conhecia

Quando mais a gente desenvolve nosso potencial, mas aumenta as chances de sermos solicitados por outros

E quando precisaram de alguém capacitado, se lembraram de Davi

E Davi sempre foi desenvolvendo seu potencial até se tornar rei, tudo dentro do propósito de Deus

E ressalto mais uma vez as qualidades de Davi em relação ao propósito de Deus: Ele era obediente, sempre na dependência de Deus ( consultava a Deus em tudo que fazia) e sabia da unção que estava sobre ele, e jamais queria que o Espírito Santo saísse dele

(Não retires de mim o Teu Espírito) está foi sua oração mais sincera, descrita no Salmos 51:10-11

Davi tinha o coração preparado por Deus, ele guardava seu coração do mal

Não deixava o inimigo confrontar a sua área psicológica. Assim foi com Golias, ele confrontou o gigante no campo de batalha da mente

Leia (1 Samuel 17:42-47)

Davi perseverava no caminho certo, apesar das perseguições e desafios. sua fé é provada dia após dia, luta após luta

Numa certa conquista, talvez a mais importante, quando ele conquistou (Jebus Salém), a maior e mais forte fortaleza, construída pelos jebuseus na época, foi ali que ele se destacou, também confrontou os Jebuseus no campo de batalha da mente

Leia (2 Samuel 5:6-10)

Davi é um grande exemplo de perseverança, que marcou definitivo seu nome na história dos grandes heróis da fé

Seja como Davi, persevere no seu CHAMADO e faça diferença nesta geração 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...