terça-feira, 4 de dezembro de 2018

APRENDENDO COM PAULO (PARTE 33)



CRESCIMENTO NUMÉRICO COM QUALIDADE
O crescimento do Evangelho na vida da igreja
Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,
Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos;
Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;
Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo,
O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
(Colossenses 1:3-10)
A palavra de ação de graças do apóstolo Paulo nessa introdução da carta aos colossenses traz revelações preciosas para nós sobre como o poder de Deus (que é o evangelho, Romanos 1.16) atua na vida da igreja.
Os colossenses receberam a mensagem do evangelho de Jesus Cristo e a entenderam.
A partir dessa experiência de receber e entender, aquela igreja passou também a frutificar e crescer.
Ou seja, aquelas pessoas foram como solo fértil ao receberem a semente do evangelho.
E como é bom ver isso acontecendo perto de nós, pessoas chegando ao entendimento da Palavra de Deus e logo já começam a frutificar, vencendo desafios pessoais e já trazendo mais pessoas para viverem o mesmo que elas experimentaram.
Ao ver esse pequeno trecho de Colossenses podemos ver como o evangelho cresce na vida da igreja.
Esse crescimento se dá de duas maneiras, a primeira delas é o crescimento numérico; a igreja de Colossos era uma igreja que estava crescendo.
Certa ocasião tive a oportunidade de participar de um encontro com um pastor e uma pessoa perguntou sobre a possibilidade de ter uma vida com Deus sem a igreja, apenas com as pessoas que temos afinidade.
A resposta daquele pastor foi simples e profunda: não tem como iniciarmos um grupo para pregar o evangelho e ter controle total sobre esse grupo, pois, se abrirmos para a ação do Espírito Santo, Ele concederá dons aos crentes ali, esses dons vão se manifestar, vidas vão ser alcançadas e esse grupo crescerá.
O Espírito Santo é livre e poderoso, não tem como ser aprisionado, Ele é como vento que sopra para onde quer (João 3.8).
O evangelho de Jesus é indomável!
Se somos uma igreja com QUALIDADE que anuncia o evangelho cresceremos, porquanto vidas serão transformadas por essa mensagem e passarão a caminhar conosco.
A segunda maneira é o crescimento do evangelho na vida das pessoas, isso é o que o texto de Colossenses chama de dar fruto.
Quando o que se prega na igreja é o evangelho puro e genuíno não ocorre apenas um crescimento numérico, mas também crescimento em santidade.
O evangelho cresce na vida dos crentes, de forma que eles transbordam ele em seu cotidiano, afetando diretamente o tipo de pessoas que elas são. Isso cria um ciclo contínuo, porque esses cristãos saudáveis anunciarão o evangelho com autoridade e poder, permitindo que outras pessoas sejam alcançadas e gere também mais crescimento numérico.
Por isso é importante destacar que essas duas expressões de crescimento do evangelho se manifestam juntas, como está registrado em Colossenses 1.6: “... produzindo fruto e crescendo...”.
Muitas pessoas medem o “sucesso” de uma igreja pelo tamanho que ela tem, assimilando que por ela ser grande ela é uma igreja fiel.
O que não é verdade, pois muitas igrejas crescem numericamente negociando princípios da Palavra de Deus.
Por outro lado, existem também aqueles que, por conta dessa verdade que acabamos de apontar, se acomodam com a quantidade de pessoas já alcançadas e justificam sua acomodação dizendo que quantidade não é sinônimo de qualidade.
Aprendemos então com os colossenses que o evangelho vivido faz com que cresça a igreja e o evangelho na igreja. Gera fruto e cresce.
Não se acomode em sua caminhada, a obra só acabará na sua vida quando você morrer. Não se dê por satisfeito pelo que alcançou até aqui, mas continue sendo bênção nas mãos de Deus, porque a seara é grande (Lucas 10.2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...