sexta-feira, 25 de outubro de 2019

APRENDENDO COM NOÉ (PARTE 6)



Entra na Arca, Tu e toda sua casa

Genesis 7:1; 6:5-18; 8:20.

Louvado seja o Senhor que nos tem preservado em Sua presença, em meio a tantas dificuldades que tentam nos afastar de Sua maravilhosa Pessoa, isso não depende de quem quer, ou de quem corre, mas do Senhor usar sua misericórdia. Aleluia! Somos alvo da Graça e do Amor de Cristo Jesus, Nosso Senhor.

“Disse o Senhor á Nóe: Entra na Arca, tu e toda sua casa”

Quantos já estão na arca? Quantos ainda faltam entrar?

A Arca é para você e toda sua família entrar. Josué 24:15 diz que eu e minha casa serviremos ao Senhor, então esta palavra tem que se cumprir em nossa família.

Quando falamos em casa de imediato nos lembramos de família, casa e família estão intimamente ligadas. Casa é lugar de descanso, desfrute. 


Família é algo do coração de Deus. Já no inicio de toda Bíblia vimos um quadro maravilhoso da criação de Deus, ali, vimos o Eloim, a Divindade, o Criador, O Todo Poderoso trazendo á existência às coisas ainda inexistentes, através de Seu falar, mediante á Sua Palavra. 

Simplesmente Ele falava e todos os elementos de Sua Criação surgia pelo poder que há em Sua Palavra. Ele disse: haja luz e simplesmente houve luz, porque a terra estava totalmente em trevas, e vendo Deus que a luz era boa fez separação entre o que era luz e trevas.

A luz foi o primeiro item de Sua criação já no 1º dia. Daí por adiante, todas as outras coisas foram surgindo na proporção que Ele falava. Observe que até Gen. 1:25 todas as coisas foram criadas conforme suas espécies, sem nenhuma prévia.

 Porém, em Gen. 1:26 “também disse Deus: "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança” uma vez que este homem foi criado, o Senhor Deus prescreveu vários itens os quais este homem deveria observar, sujeitando ao mesmo toda Sua Criação. 

Ou seja, em seis dias criou todas as coisas para este homem e no sétimo dia Ele pode descansar de toda Sua obra, ou seja, a única coisa que trouxe descanso ao Senhor, fora o homem que havia criado.

A única razão para a existência do homem (Gen. 2:7) é que o mesmo foi criado para Glória de Deus e para ser Sua expressão e cooperação (1ª Co. 3:9b),um homem com deveres, direitos e responsabilidades, sendo sua principal tarefa - cultivar e Guardar o Jardim (Gen. 2:15).

Já no final de Gen. 2 temos um quadro daquilo que Deus tinha em Seu coração, A Família – um homem, uma mulher um jardim e uma incumbência (Gen. 2:21_24). Somos a Igreja de Deus, somos membros uns dos outros, somos a Casa de Deus e também somos membros da Família de Deus e herdeiros da mesma promessa.

O Senhor nos comprou com Seu sangue precioso na cruz do calvário, pagando um alto preço para nos tornar Sua Igreja, Casa e Habitação. Com relação à casa e habitação de Deus, podemos fazer uma analogia entre o Antigo e o novo Testamento.

No A.T, Deus tinha a casa e não habitava nela, no novo, Ele não somente tem a casa como também habita nela, ou seja, no antigo, Ele construiu a casa e morou fora, no Novo, Ele pode entrar e fazer Sua morada (Ef. 2.22). 


O Novo Testamento é a plena realidade e o comprimento do antigo. Amados irmãos, devemos orar ao Senhor para que Ele nos mostre o que há nas entrelinhas da Bíblia, para que Ele nos revele todo seu desfecho central que traz CRISTO E A IGREJA, como um grande casal Universal.

Como isto pode ser possível? Isto só foi possível através do processo que se deu desde á sua encarnação, viver humano, morte, ressurreição, ascensão, entronização e o derramamento do Espírito Santo como promessa. 

Todos estes passos O Senhor - Aquele que habita em luz inacessível, deu em nossa direção para se tornar O Espírito (2ª Co 3:17) e agora como O Espírito pode entrar em nós para fazer Sua morada (Jo: 20:19-22), agora somos o Santuário de Deus, onde Deus Habita e descansa (1ª Co3:16-17) e por termos a Sua vida e natureza, fomos gerados por Ele, agora como Seus filhos, fazemos parte da Sua Família.

“Entra na Arca, Tu e toda sua casa”

Chegamos agora ao capítulo 6 de Gen. do qual nos dá um quadro totalmente negro e seqüencial após a queda no cap. 3. Vimos que a queda do homem vem evoluindo ao longo das eras. E em Gen. 6 vimos também que Deus executa Seu juízo ao longo de cada dispensação. 

O Dilúvio foi o grande julgamento de Deus sobre a humanidade caída. O Espírito de Deus não podia mais suportar tamanha ofensa e o descaso desta humanidade degradada. A maldade havia se multiplicado e era continuamente mau todo desígnio do coração humano. 

A única coisa que Deus poderia fazer é desaparecer da face da terra o homem e toda Sua criação. Isto nos deixa claro que Deus tem o domínio e o controle de todas as coisas e nada fica sem o Seu devido julgamento. 

Chega um momento em que Ele não pode continuar a tolerar maldades, pecados, iniqüidades e etc, daí Ele estabeleceu um dia propício para julgar todas as coisas que há sobre o Seu Senhorio.

Na época de Noé, Ele trouxe o Dilúvio. Deus é justo, bem como o Seu Julgamento. Ele não poderia de forma alguma condenar o justo com o injusto. 


Eu creio que Ele ao resolver dar cabo de todo ser vivente, olhou para terra e pode ver que em meio a tantos, havia alguém posicionado ao Seu lado na terra, Noé – homem justo e integro entre seus contemporâneos e que andava com Deus e achou Graça diante de Deus. 
Por Ter Andado com Deus...

Por ter andado com Deus Nóe pode provar de Sua graça e misericórdia. Por ter andado com Deus ele e toda sua família pode ser salvo do dilúvio. Por ter andado com Deus pode ser o referencial para Deus julgar toda a humanidade da forma como julgou. 

Por ter andado com Deus alcançou Dele misericórdia e graça. Noé foi um modelo padrão para sua época, e Deus pode preservá-lo e usá-lo como um novo início e marco. Embora a terra estivesse corrompida e degradada, havia alguém em que Deus pudesse ter um novo começo.

A Arca

O Senhor disse á Noé: “Faze uma Arca” (Gen. 6:14), a Arca era o único meio de salvação de Noé e toda sua família. O Senhor então deu a Nóe o padrão com o modelo para sua construção. Todos nós devemos saber que a Arca era uma tipologia de Cristo. Ela era de tábuas de cipreste com três compartimentos e calafetada com betume (um tipo de matéria na cor avermelhada significando um tipo do sangue redentor).


As tábuas de cipreste denota Sua natureza humana revestida da natureza divina. Um dia Deus se encarnou tomando nossa natureza pecaminosa, se revestindo na pessoa de Seu Filho Jesus, é o que João logo no início de seu evangelho nos afirma que: “No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade....” (Jo.1:1-18).

A Arca também possuía três pavimentos, três denota a Trindade Divina composta pelo Pai, o Filho e o Espírito. Esta foi a grande salvação que nós hoje provamos e recebemos, fomos salvos mediante o Plano de Salvação do Pai, Ele planejou nossa salvação antes da fundação do mundo, porque como Deus, já sabia que o homem iria cair.

 Então o que temos aqui: o plano do Pai, a execução do Filho e a aplicação do Espírito. O mundo da época de Nóe foi condenado por Deus, da mesma forma em que o mundo da era egípcia também foi condenado.

O Que Salvou Nóe da Era Maligna?

O dilúvio enviado por Deus foi um julgamento sobre o mundo maligno. O mesmo dilúvio que julgou o mundo, separou Nóe daquela era maligna. As mesmas águas do mar vermelho que sepultou os egípcios, separou os filhos de Israel do mundo egípcio, e mesmas águas do dilúvio fizeram a mesma coisa com Nóe. 


Por um lado o dilúvio julgou aquela era maligna; por outro lado, ela separou Nóe daquela época. Noé foi salvo da condenação de Deus e da influência maligna de sua era. De igual modo a nossa salvação é algo completo. A Arca proveu a Noé e sua casa uma grande salvação. Nossa salvação chegou até nós, no exato momento que ouvimos o evangelho.

A palavra de Deus nos diz que a fé vem pelo ouvir, no momento que ouvimos, a salvação começa operar e somos salvos. Noé viveu em uma era completamente degradada, maligna e totalmente dominada por satanás. Embora vivendo em uma era tão hostil, era alguém que ainda observava os preceitos de Deus e vivia sob as promessas de Sua palavra.

Irmãos! Fiel é Deus que nos tem chamado à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo Nosso Senhor (1ª Co.1:9). Amados! “Entrem e permaneçam na Arca” entrar na Arca é salvação para nós e nossa casa. Em 2ª Pe3:1-18 diz que o Senhor não retarda Sua volta, diz ainda que virá como um ladrão o Dia do Senhor.... Ele é longânimo conosco e não deseja que nenhum de nós se perca, contudo Sua volta é certa.

Gostaria de abrir um parênteses aqui e voltar a questão da casa. Com relação a Sua volta devemos estar apercebidos e prudentes. Mt. 7:24-27 nos diz acerca da edificação de uma casa, a qual somos nós. Toda casa possuiu em sua estrutura um fundamento.

Cada Um Veja Como Edifica
O apostolo Paulo nos diz que Ele como prudente construtor lançou o fundamento e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. O apóstolo vai além e diz que ninguém poderá lançar outro fundamento além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo (1ªCorintios 3:10-11). 

Chegará um dia em que cairão as chuvas, transbordarão os rios e os ventos irão soprar com ímpeto contra a casa. Ou seja um dia nossa obra será julgada, se o que edificamos for madeira, feno ou palha, um dia por mais que não queremos, nossa obra irá se queimar facilmente e seremos reprovados pelos Senhor. 

Porém, se formos prudentes e edificarmos com ouro e prata preciosas as chuvas os rios e os ventos com todos seus ímpetos não nos dará dano algum. Assim que saiu da Arca, Nóe levantou um altar ao Senhor e ofereceu holocaustos sobre ele.
Altar é lugar de íntima comunhão com Deus, levantar um altar é estar totalmente consagrado ao Senhor. Ao ser livre do Dilúvio pela Arca, e ao posar em terra seca, edificou noé um altar ao Senhor e ali ofereceu sacrifícios....

A Igreja de Cristo

Hoje a Arca da Salvação de Deus é Sua Igreja, e Ele deseja que nós a edificamos mas não com qualquer tipo de material; e sim com ouro, prata e pedras preciosas, ou seja, com a divindade do Pai, a redenção do Filho e o trabalhar transformador do Espírito, nos transformando de barro para pedra, de pedra para pedra que vivem e de pedras que vivem para pedras preciosas, as mesmas que adornarão as muralhas da Nova Jerusalém.

Que o Senhor nos conceda mais e mais de Sua graça e Misericórdia para que possamos permanecer na Arca, e introduzir aqueles que ainda não estão nela, para que possamos estar junto a Ele em Seu Reino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...