sexta-feira, 25 de outubro de 2019

APRENDENDO COM ABRAÃO (PARTE 12)

Os 5 principios que aprendemos com Abraão


É tempo de acordarmos para vivermos a promessa que  Deus tem pra cada um de seus filhos , é tempo de despertarmos e não nos conformarmos. 

A vida em muitas vezes nos submete a situações pelas quais nos sentimos menores do que todos em  nossa volta, situações que nos faz pensar que fomos esquecidos por Deus.

Abraão (um grande homem de Deus descrito no antigo testamento) homem este conhecido como o “pai de fé”, fé esta que trouxe existência e concretização as grandes promessas que Deus o havia feito.

A palavra de Deus no livro de HEBREUS 11:16 nos ensina que sem fé é impossível agradar a Deus.

Deus não se alegra com o nosso desespero antes pelo contrario, o nosso desespero é uma forma direta de mostrarmos que não estamos crendo total ou parcialmente em nada do que Deus nos prometeu. 

A sua paciência é prova de fé, e isso é tão simples que podemos usar um exemplo pessoal. 
Quando marcamos um encontro com alguém a “tal horas” e esse alguém demora a chegar, no momento de espera é que fazemos o maiores “desabafos”, é quando falamos tudo o que pensamos daquela pessoa no momento de impaciência (não quero em hipótese alguma usar isso como justificativa para os “atrasados de plantão”) mas o fato de esperarmos em Deus traz para nos maturidade e nos faz entender que o tempo de espera não é tempo de murmurarmos e sim de amadurecermos é preciso que abandonemos as nossas tendas pessoais que nos impendem de vermos as promessas de Deus pra nós, seja qual for a sua tenda, pecado, incerteza, medo etc. 

 Vale lembrar que Abraão tinha 75 anos quando Deus lhe havia chamado e  quando a promessa havia se cumprido ja haviam se passado mais alguns anos, isso nos mostra que a vontade de Deus não está condicionada a tempo ou a qualquer força física, ele é Deus e está alem do tempo. e/ ou das circunstâncias Ao lermos o SALMO 40:1 – 10 entendemos que Davi (o homem segundo o coração de Deus)  amadureceu enquanto esperava pela ação de Deus na sua vida. 

O livro de ISAIAS 40:28-31 nos mostra 4 (quatro) vantagens em esperar em Deus.

Em primeiro lugar é necessário definirmos o tamanho de Deus, e pela fé isso é possível, pois ELE (Deus) tem o tamanho exato da sua fé. 

Jesus disse que se tivéssemos a fé do tamanho de um grão de mostarda já daria para vivermos boa parcela do sobrenatural, contudo ele está nos afirmando que a real distancia entre você e o seu milagre é exatamente do tamanho de um grão de mostarda.


Gênesis 17:1-10 / 17:15-22 //


Abraão: Pai de nações
Sara: Mae de naçõess
Isaque: Riso


Genesis 21:18


Deus começa escrevendo a nossa historia pelo fim, e não pelo o inicio, é por isso que a bíblia diz em que os seus caminhos são mais altos do que os nossos, e os seus pensamentos mais profundos do que os nossos, pois, enquanto temos a condição de mal enxergar o nosso presente Deus é chamado de onisciente, ou seja ele está mais uma vez alem do tempo e alem das circunstancias e principalmente do tempo.foi ele quem escreveu sua historia e por isso o fato da promessa de Deus se cumprir em nossas vidas não é uma possibilidade e sim uma mera certeza!


No livro de gênesis  vemos através da vida de Abraão princípios que nos levam além de uma religião e nos permite viver aquilo que Deus tem pra nós além da religião.Talvez você se pergunte, o que Deus tem pra mim, ou quais são os sonhos de Deus pra mim? Creio que este versículo responda esta pergunta:

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” 
(1º Corintios 2: 9)

No cap. 12 de gênesis Deus chama a Abraão, Deus o convida a viver o sobrenatural, a viver aquilo que ele nunca tinha vivido antes,a provar aquilo que ele nunca havia provado antes, a ter aquilo que ele nunca havia tido antes e a crer de uma forma que ele nunca havia crido antes.

“As mesmas ações trazem os mesmos resultados, ações diferentes trazem resultados diferentes.”

“Ações naturais trazem resultados naturais. Ações sobrenaturais trazem resultados sobrenaturais.”

Somos uma geração chamada para vivermos o sobrenatural de Deus por meio da fé. Dentre os vários princípios que aprendemos com o patriarca Abraão destacam-se os seguintes :

1º Principio: “ROMPER”

No capitulo 12:1- 8 do livro de GENESIS Deus inicia a sua grande obra na vida de Abrão mas o ponto principal destaca-se no verso 1 (um) onde Deus da uma ordem , estabelece um principio para Abraão. È como se Deus dissesse : ” Abrão eu quero muito te abençoar mas pra isso acontecer é necessário que você rompa algumas ligações,é necessário que você mude o seu estilo de vida. Conservando este raciocínio destaco duas ênfases que Deus da á “parentela” (conjunto familiar composto por pai, mãe e irmãos) de Abrão e a sua “terra”.Vale lembrar que quando Deus cita a palavra “parentela” ele estava falando de pessoas, pessoas que eram do convívio de Abraão, parentes de sangue até. No entanto Deus não exita em pedir que ele corte os seus laços com seus parentes. 

O Livro de TIAGO 4:4 no diz que “a amizade com o mundo é inimizade com Deus”, Deus não está dizendo que não devemos dar bom dia para aqueles que ainda não andam no caminho  do Senhor, mas Tiago (apostolo de Cristo) está no ensinando que o fato de sermos amigos de alguém faz de nós pessoas iguais a esse alguém e por ventura praticantes das mesmas obras que tal. O que Deus pede a Abraão é que se “desligue” de sua parentela pagã, iníqua e distante de Deus para que ele  não fosse desligado das promessas de Deus. Por outro lado quando Deus fala “sai da sua terra”, Deus está se referindo ao local físico onde Abraão vivia. 

Para testificar mais ainda este principio o livro de  GENESIS  cap. 11:31 nos mostra quem eram os parentes de Abraão. A terra a qual Deus se refere chama-se Ur , cidade da mesopotâmia (nome grego que significa “entre rios” meso – pótamos) ocupado pelo atual território do Iraque. Mas se tratando dos caldeus (grego : babilonios) , eles eram um povo de má indoli de acordo com o livro de  HABACUQUE 1:6.  Enfim para que Deus comece a realizar as suas promessa em nossas vidas é necessário que  rompamos nossas alianças e laços com aquilo que nos mata, e no escraviza,  e irmos em direção a vontade de Deus pra nós.

2° Principio : “ SAIA DA SUA TENDA”

No cap. 15: 1- 7 Deus faz a Abraão um convite desafiador,um convite que iria mudar a sua vida para sempre , Deus o convida a sair da sua tenda. Parece simples, mas o fato de “sair da sua tenda” significa sair (ultrapassar) dos seus limites. Para Abrão existia um limite chamado, incerteza, inseguranças ambas movidas pelo desanimo, haviam vários questionamentos da parte de Abraão a cerca do que Deus o havia prometido. Quantos de nós depois de tudo o que vivemos com Deus, depois de tudo o que recebemos dele ainda duvidamos e nos perguntamos, “será que Deus pode fazer algo a cerca dessa ou daquela situação?

3º Principio : ” O seu limite determina a ação de Deus”
Gênesis 16:1-6

“E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus  17:20)

O que sara fez foi um ato de desconfiança, movida pelo medo de que Deus não pudesse cumprir o que lhe havia dito. A promessa de Deus para nossa vida é algo sobrenatural, por isso requer ações sobrenaturais, o jejum é algo sobrenatural, a oração é algo sobrenatural, a unção é algo sobrenatural, o dizimo é algo sobrenatural, por isso trazem reações e resultados sobrenaturais. Só há uma forma de vermos e sentirmos a ação de Deus na nossa vida,, quando reconhecermos os nossos limites. 

Moises reconheceu  o seu limite diante do mar vermelho, é por isso que Deus disse pra ele: “estenda o teu cajado por que daqui pra frente é comigo, agora descansa, porque a sua parte é crer e minha é realizar”. 

Afinal de contas só Deus poderia dividir o mar ao meio.

Davi reconheceu o seu limite humano diante de golias por isso ele disse: “você vem contra mim com espada e lança ou seja, com o natural já eu , vou contra você em nome do senhor,  quer dizer com o recurso sobrenatural. Enquanto insistirmos em agir com nossos recursos teremos os nosso resultado, mas quando decidirmos agir com os recurso de Deus iremos viver o que nunca vivemos, pregar o que nunca pregamos, profetizar o que nunca profetizarmos e a ser o que nunca fomos, pois aonde termina as suas forças, onde já não mais mais motivos pra viver começa então o agir de Deus. 

Agar era uma escrava, e Deus não gera filhos para a escravidão e sim para liberdade e por isso que ele disse a abraão de você  nascera um filho legitimo, Deus sabia que sara era estéril, ele sabe que você e eu muitas vezes não temos os recursos necessários para realizarmos determinados feitos, e é justamente etá a  intenção de Deus, que venhamos esperar unicamente nele e depender do seu favor

Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-
vos debaixo do jugo da servidão. ( Gálatas 5:1)

Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé. ( Salmos 20:7-8 )

Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração (salmo 37:4)

4º principio: ” Sua historia é mudada e você será conhecido como pai de multidões”

O fato de Deus mudar o nome de Abrão para Abraão , causa um grande efeito no mundo espiritual, e não simplesmente na grafia, a essa altura a historia de Abraão estava sendo mudada pelo próprio Deus. 

O senhor já estava escrevendo novas paginas na vida de Abraão. O nome Abrão significa pai de altura, ja o nome abraão significa pai de nações, ou seja Deus já estava levando abraão a viver um outro nível de fé,  levando- o  a conhecer um outro nível de unção, e é isso o que Deus quer para nos, um novo tempo, uma nova historia. 

Antes você era chamado ou conhecido por um determinado nome, um nome muitas vezes bonito até, mas um  nome que não fazia de você ( espiritualmente falando) ninguém alem de quem você é, já o nome que Deus nos chama a partir de hoje é de filhos da promessa, filhos de um novo tempo, filhos de uma nova historia.

Deus também disse a abraão  que a sua descendência seria maracada pela circuncisão, isso nos tempo antigos tratava-se de uma marac física em circulo ao redor do órgão genital masculino sendo assim integrannte de uma nação exclusiva , de uma raça eleita sendo assim  identificado pelo resto de sua vida com também um hebreu e por sua vez filho da promessa. 

Significados:
Abrão: Grande pai

Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão. Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão. (Gálatas 3:6-9)

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito. (Gálatas 3 13-14)

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. (Gálatas 3:16)
Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;  (Romanos 15:8)
5º principio “Deus nunca se esquece o que promete”

É impressionante, a ação de Deus, pois surpreende qualquer expectativa, muda qualquer idéia, confunde qualquer raciocínio lógico.

Para Deus cumprir na nossa vida aquilo que ele prometeu basta ele querer, pois a vontade de Deus está acima do tempo, do dinheiro, do homem da religião, dos recursos enfim, não é Deus quem anda de acordo com a palavra do mundo é o mundo quem anda de acordo com a vontade (palavra) de Deus. 

Contudo, morra que tiver que morrer, viva quem tiver que viver, mas aquilo que Deus planejou para nós irá acontecer.Deus não nos chama para algo que ele ainda irá realizar , pelo contrario ele nos chama para aquilo que já está pronto ( pela fé) , ele mesmo foi quem no elegeu antes da fundação do mundo e tudo o que acontece no mundo natural é reflexo do espiritual.

“Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.” (Marcos 13:31)
“Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Numeros 23:19)

“Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.”  ( Rm 4:17)

Concluo essa mensagem entendendo que mais uma vez Deus é surpreendente em suas ações e hoje Descubro a forma pela qual Deus inicia o relato da nossa historia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...