sexta-feira, 25 de outubro de 2019

APRENDENDO COM PAULO (PARTE 36)


APRENDENDO COM O APÓSTOLO PAULO
Para muitos "cristãos" contemporâneos, em nome de um falso amor, a igreja deveria se calar diante dos falsos mestres que pregam e praticam heresias destruidoras, alegando que esse não é nosso dever como Cristãos, que somente devemos pregar o Evangelho, deixando os falsos mestres se acertarem com Deus, pois é Deus quem deve julga-los.
Será que é isso que Bíblia nos instrui a fazer? Claro que não!
QUAL DEVE SER A ATITUDE DO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS FALSOS MESTRES?
No A.T Deus estava sempre denunciando os falsos profetas, proferindo sobre eles mensagens de juízo.
Deus ordenava que o povo discernisse quem eram os falsos profetas e os condenassem
(Dt 13.1-5; Dt 18.20; Jr 14.14,15).
No N.T o nosso Senhor Jesus Cristo advertiu seus discípulos sobre os falsos mestres( Mt 7.15).
A maioria das cartas Apostólicas foram escritas para combater os falsos mestres e suas falsas doutrinas as quais estavam influenciando as igrejas, pervertendo o Evangelho.
Em 1 e 2 Coríntios o Apóstolo Paulo combate o paganismo e os falsos apóstolos que atacavam sua credibilidade
( 2 Co 11-12).
Em Gálatas ele contrapõe os falsos mestres judaizantes que pregavam contra a doutrina da justificação somente pela fé (Gl 1.8-9; 3.1-14).
Em Filipenses 3, Paulo adverte a igreja sobre os falsos mestres judaizantes. Em Colossenses Paulo refuta o ensinamento herege dos falsos mestres contra a pessoa de Cristo.
Em 1 e 2 Tessalonicenses o apóstolo Paulo combate os falsos profetas sobre a vinda de Cristo. Em 1 e 2 Timóteo ele encoraja Timóteo a permanecer firme na Sã Doutrina em contraste com os falsos mestres que apostataram da fé ensinando Doutrinas de demônios( 1 Tm 2.18-20; 1 Tm 4.1-5; 2 Tm 3).
O apóstolo Pedro em sua segunda carta escreve para derrotar a invasão dos falsos profetas na igreja que negavam a segunda vinda de Cristo, instruindo os cristãos a defenderem sua fé (2 Pedro 3. 3-4).
O Apóstolo João combateu veementemente em sua primeira carta os falsos mestres que saíram da igreja e estavam pregando o gnosticismo, distorcendo a verdade acerca da pessoa e obra de Cristo(1 João 4.1-6).
Judas, irmão do nosso Senhor Jesus Cristo, escreveu para que a igreja batalhasse com diligência pela fé entregue aos crentes(Jd 3-23) revelando o perfil de um falso mestre e sua futura condenação.
A exemplo de Cristo e dos Apóstolos, todos os cristãos são chamados a defender a fé.
Veremos o exemplo do Apóstolo Paulo: Paulo tinha a missão de pregar o Evangelho ao mundo gentio, ele cumpriu como um bom soldado de Cristo, mas nunca deixou a Verdade ser deturpada por homens amantes de si mesmo, que não tem amor por Deus nem pelo próximo, ele foi posto para defesa (confirmação) do Evangelho, sempre se opôs aos erros doutrinários dos falsos mestres de sua época e nos alertou acerca dos que viriam futuramente (2 Tm 4.3).
Com o exemplo de Paulo e dos demais Apóstolos cremos que um verdadeiro Cristão deve não somente pregar a Verdade como também defende-la, deixar o engano religioso proliferar sem ao menos combate-lo é um ato de covardia e falta de amor a Deus, a Verdade que procede do Criador e ao próximo.
Chegando à cidade de Pafos, Paulo teve seu primeiro encontro registrado com um falso mestre religioso, que se chamava Elimas Barjesus(mágico).
Paulo dirigiu-se a ele da seguinte forma: “Filho do Diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor? (At 13:10-11).
Oh! Alguns dirão que Paulo não agiu como um cristão: " Que falta de amor!".
Note que Paulo não busca um diálogo amigável com o falso mestre, nem se propõe a orar por ele jogando a responsabilidade para Deus.
Ele o repreendeu com toda veemência e o tratou segundo a sua obra em querer perverter os caminhos do Senhor.
Por que O Apóstolo Paulo o tratou dessa forma? Não devemos tratar as pessoas com amor? Para muitos evangélicos contemporâneos, Paulo não agiu como um Cristão genuíno que deve amar as pessoas.
Alguns confundem amor com aceitação, mas ao contrário do que muitos definem como amor, o Apóstolo agiu com amor. Distintivamente de muitos evangélicos modernos Paulo sabia o que estava fazendo, ele agiu com amor a Verdade, a Deus e à alma de um homem, Sergius Paulus, que estava ouvindo o evangelho.
Diferentemente do Apóstolo Paulo, Hoje vemos evangélicos que praticam a política da boa vizinhança, ouvem pregações de falsos mestres, gravam programas de TV e Vídeos no You tube juntos com hereges, leem, indicam livros, buscam um denominador comum onde o amor está acima de tudo, até da verdade.
Muitos deixam de pregar contra as heresias para não serem taxados de fundamentalistas e intolerantes, mantendo um diálogo amigável.
Querem manter a paz com os hereges andando de mãos dadas por um objetivo comum, o amor, porém sem a Verdade e sem Deus.
Nunca se vê o Apóstolo Paulo chamando para um diálogo os falsos mestres ou os que casualmente se metiam a induzir ao erro religioso, ele não aprovava essa estratégia, até o Apóstolo Pedro foi repreendido por Paulo quando sucumbiu ao medo do que os outros poderiam pensar sobre sua comunhão com os crentes gentios
(Gálatas 2:11-14).
"Buscar Evitar conflitos nem sempre é o certo. Às vezes, é claramente pecado." " A paz se possível, mas a verdade a qualquer preço".
O objetivo do Apóstolo Paulo era agradar a Deus e não aos homens. Eis uma característica de um servo de Cristo. "Pois busco eu agora o favor dos homens, ou o favor de Deus? ou procuro agradar aos homens? se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo."(G1: 10).
"lobos ferozes que se vestem de ovelhas, “falsos apóstolos, obreiros enganosos, fingindo-se apóstolos de Cristo. Isto não é de se admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz. Portanto, não é surpresa que os seus servos finjam que são servos da justiça”
(2Coríntios 11:13-15).
“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!" (Gl 1:6-8).
Todos os Cristãos devem combater as heresias, informar sobre o perigo a todos que estão sendo levados ao engano pelos falsos mestres. Somos ensinados a manter distância daqueles que não pregam a Sã Doutrina.
Todo aquele que se cala diante desses homens que não amam a Deus, estão participando das suas más obras.
“Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.
Se alguém chegar a vocês e não trouxer esse ensino, não o recebam em casa nem o saúdem. Pois quem o saúda torna-se participante das suas obras malignas”
(2 João 9-11).
Portanto,Conheça o Evangelho, Pregue o Evangelho, defenda o Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...