sexta-feira, 3 de abril de 2020

APRENDENDO COM DAVI (PARTE 35)

Família - O Princípio Da Autoridade Paterna

Texto Áureo: “E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos”(Dt 4.40).
40 E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu DEUS, te dá para todo o sempre
Ef 6.1 6.1 FILHOS, SEDE OBEDIENTES.

Os filhos de crentes devem permanecer sob a orientação dos pais, até se tornarem membros doutra unidade familiar através do casamento.
(1) As crianças pequenas devem ser ensinadas a obedecer e a honrar os pais, mediante a criação na disciplina e doutrina do Senhor (ver 6.4; Pv 13.24; 22.6).

(2) Os filhos mais velhos, mesmo depois de casados, devem receber com respeito, o conselho dos pais (v. 2) e honrá-los na velhice, mediante cuidados e ajuda financeira, conforme a necessidade (Mt 15.1-6).

(3) Os filhos que honram seus pais serão abençoados por DEUS, aqui na terra e na eternidade (v. 3).
 
Verdade Prática: A verdadeira autoridade no lar gera segurança e garante a sólida formação do caráter dos filhos. É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. 

Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl 127.3).
Êx 20.12 O acatamento a autoridade dos pais prolonga a vida
12 Honra na teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu DEUS, te dá.

HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE. Este mandamento abrange todos os devidos atos de bondade, ajuda material, respeito e obediência aos pais (Ef 6.1-3; Cl 3.20). Abrange, também, palavras maldosas e agressão física aos pais.


(1) Em 21.15,17, DEUS estabeleceu a pena de morte para quem ferisse ou amaldiçoasse seu pai ou sua mãe. Assim fica demonstrada a grande importância que DEUS atribuiu ao respeito pelos pais (ver Ef 6.1).

(2) Relacionado a esse mandamento está o dever recíproco do pai e da mãe amarem seus filhos e lhes ensinarem o temor ao Senhor e os seus caminhos (Dt 4.9; 6.6,7; Ef 6.4).

 1Co 11.3 A amorosa autoridade do esposo sobre a esposa
3 Mas quero que saibais que CRISTO é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e DEUS, a cabeça de CRISTO.

A CABEÇA DE TODO VARÃO. Paulo se preocupa com o relacionamento correto entre o homem e a mulher e procura manter esse relacionamento como DEUS ordenou.

(1) Ele ensina que em CRISTO há perfeita igualdade espiritual entre o homem e a mulher, como herdeiros da graça de DEUS, mas é uma igualdade que envolve a ordem e a subordinação, no tocante à autoridade (ver Gl 3.28). Assim como DEUS é a cabeça em relação a CRISTO, CRISTO é a cabeça em relação ao homem e o homem é a cabeça em relação à mulher. A palavra "cabeça" pode expressar tanto a autoridade, quanto a ordem divina (cf. 3.23; 11.8,10;  Jz 10.18; Ef 1.21,22; 5.23,24; Cl 1.18; 2.10).

(2) Paulo baseia a liderança do marido, não em princípios culturais, mas na atividade e propósito criativos de DEUS, ao criar a mulher para ajudar o homem (vv. 8,9; Gn 2.18; ver 1 Tm 2.13).

(3) A subordinação, aqui em pauta, não é o rebaixamento da pessoa, uma vez que ela não importa em supressão ou opressão. Pelo contrário, ela mostra que o marido deve reconhecer o grande valor que DEUS atribui à mulher e que é responsabilidade dele protegê-la e orientá-la, de tal maneira que a vontade de DEUS para ela, no lar e na igreja seja cumprida.

(4) CRISTO, como DEUS não é inferior, nem de segunda categoria porque o Pai é seu cabeça; assim também a mulher não é pessoa de segunda categoria só porque o homem é seu "cabeça". Além disso, no reino de DEUS, a liderança nunca implica ser "maior". A condição de ser servo e obediente são grandezas no reino de DEUS (Mt 20.25-28; Fp 2.5-9). O ensino de Paulo a respeito do relacionamento entre homens e mulheres deve ser estudado juntamente com seu ensino a respeito das responsabilidades da esposa e do marido na vida conjugal (ver Ef 5.21-23).


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