sexta-feira, 3 de abril de 2020

APRENDENDO COM DAVI (PARTE 37)


A CORREÇÃO DO SENHOR.

Vejamos vários fatos a respeito da disciplina que DEUS aplica aos crentes, e as dificuldades e aflições que Ele permite que soframos.

(1) São um sinal de que somos filhos de DEUS (vv. 7,8).
(2) São uma garantia do amor e cuidado de DEUS por nós (v. 6).
(3) A disciplina do Senhor tem dois propósitos:
(a) que não sejamos, por fim, condenados com o mundo (1 Co 11.31,32), e
(b) que compartilhemos da santidade de DEUS e continuemos a viver uma vida santificada, sem a qual nunca veremos o Senhor (vv. 10,11,14).
(4) Há dois possíveis resultados da disciplina do Senhor.
(a) Podemos suportar as adversidades, às quais DEUS nos leva, submeter-nos à sua vontade e continuarmos fiéis a Ele (vv. 5,6). Fazendo assim, continuaremos a viver como filhos espirituais de DEUS (vv. 7-9), a compartilhar da sua santidade (v. 10); e produziremos então o fruto da justiça (v. 11).
(b) Podemos desprezar a disciplina de nosso Pai (v. 5), rebelar-nos contra Ele por causa do sofrimento e da adversidade, e daí cairmos em apostasia (3.12-14; 12.25).

(5) Andando na vontade de DEUS, podemos sofrer adversidades:
(a) como resultado da nossa guerra espiritual contra Satanás (Ef 6.11-18);
(b) como teste para fortalecer a nossa fé (1 Pe 1.6,7) e as nossas obras (Mt 7.24-47; 1 Co 3.13-15); ou
(c) como parte da nossa preparação para consolarmos o próximo (2 Co 1.3-5) e para manifestar a vida de CRISTO (2 Co 4.8-10,12,16).
(6) Em todos os tipos de adversidades, devemos buscar a DEUS, examinar a nossa vida (2 Cr 26.5; Sl 3.4; 9.12; 34.17) e abandonar tudo quanto é contrário a sua santidade (vv. 10,14; Sl 66.18; 60.1-12)

EFÉSIOS 6.1-4
1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. 4 E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
 
Objetivos:  Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
1- Reconhecer que a legítima autoridade paterna, de acordo com os preceitos da Palavra de DEUS, é imprescindível na formação dos filhos.
2- Destacar a importância de se impor limites na criação dos filhos a fim de que tenham um comportamento saudável e adequado.


Pv 13.24 O QUE RETÉM A SUA VARA ABORRECE A SEU FILHO. As Escrituras ordenam que os pais disciplinem com "vara" a seus filhos, nos seus anos formativos, i.e., na infância. Castigo físico só deve ser aplicado à criança em caso de desobediência proposital ou como desafio. 

A disciplina tem como alvo eliminar a insensatez, a rebeldia e o desrespeito para com os pais (22.15). Quando adequada, administrada pelos pais de modo sábio, amoroso e equilibrado,  ela leva a criança a aprender que o mau comportamento resulta em conseqüências desagradáveis, inclusive castigo (29.15). 

Tal disciplina é necessária para evitar que os filhos adotem atitudes que mais tarde os levarão à ruína e à morte (19.18; 23.13,14). A disciplina piedosa na família trará bem-estar e paz ao lar (29.17). Os pais devem aplicar a disciplina com amor, assim como faz nosso Pai celestial (Hb 12.6,7; Ap 3.19).

I. O QUE LEVA À FALTA DE AUTORIDADE


Nos modernos lares o que menos existe é afeto e carinho paterno, bem como falta de orientação masculina, ocorrendo na maioria dos lares somente a autoridade materna ou de uma empregada doméstica, gerando assim problemas de ordem moral e psicológica nos filhos homens, que não têem um espelho masculino em quem se mirar.

1. Pouca ou nenhuma presença do pai no processo formativo dos filhos. 
Os últimos capítulos de Efésios mostram o que é a vida no ESPÍRITO. O andar no ESPÍRITO aparece através de relacionamentos pessoais: esposas a maridos, maridos a esposas; pais a filhos e filhos a pais; patrões a empregados e empregados a patrões.

Ef 6:4 dá uma exortação muito importante aos pais: "E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor".

A palavra aqui traduzida "disciplina" poderia também ser traduzida "educação". E note que Paulo não está falando ao pai e à mãe, mas somente ao pai. De quem é a responsabilidade de educar os filhos? Do pai. Este é o evangelho, a nova aliança. Mais uma vez, DEUS revela Sua preocupação com o pai. É evidente que, a mãe trabalhará em conjunto com o pai. Mas a responsabilidade básica e primária pertence ao pai. Não provoqueis à ira os vossos filhos. É verdade que muitos pais provocam os seus filhos.

PAULO CITA A AVÓ E A MÃE DE TIMÓTEO COMO EXEMPLOS DE MULHERES QUE ORIENTARAM SEU NETO/FILHO NO CAMINHO DO SENHOR, PORTANTO A MÃE NÃO ESTÁ ISENTA DA EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS, PRINCIPALMENTE QUANDO FOR VIÚVA OU QUANDO SEU ESPOSO FOR DESCRENTE.

2. Ausência de limites.

Existem limites que não poderão ser ultrapassados.

A DISCIPLINA (Ef 6.4)
l. Meios para conseguir a disciplina
a) O ensino - Dt 11. 18-21;
b) O exemplo - Jo 13.15;
c) A correção - Pv 29. 15, 17.

2. Base da disciplina:
a) O amor: Ap 3.19; Pv 3.12.
- Segredo da disciplina: firmeza com amor; amor x controle: filhos saudáveis e respeitosos;

3. Finalidade da disciplina
a) Obediência - Cl 3.20;
b) Honra: Ex 20.12;
c) Responsabilidade: Lm 3.27;
d) Sabedoria: Pv 29.15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...