quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

APRENDENDO COM ISAQUE





A BENÇÃO DE ISAQUE

"Depois [Isaque] subiu dali a Berseba. Apareceu-lhe o Senhor naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, pois eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então edificou ali um altar, e invocou o nome do Senhor. Armou ali a sua tenda, e os seus servos cavaram um poço" (Genesis 26.23-25).

Este é o diário de Isaque. Registra o que ele fez num único dia, pois, após ter acampado no vale de Gerar, abriu os poços cavados por Abraão, seu pai, e que haviam sido entulhados pelos filisteus, povos inimigos.

Desta vez Isaque estava em paz, os poços estavam sendo desentulhados e ele começava a prosperar, Deus estava no negócio e tudo vira benção.

Nesse ponto, vai a Berseba, onde recebe a bênção de Deus, e, ao surgir do novo dia, erige um altar, arma uma tenda e abre um poço, tão indispensável à vida.  

Isaque segue o exemplo de seu pai Abraão em tudo que faz, a partir do momento que é abençoado, ergue um altar e adora a Deus

Nestas três palavras, há implicações profundas para a vida de qualquer família.

Isaque trabalha honestamente, recebe a provisão, a direção e proteção de Deus.

Extraímos algumas lições com as atitudes de Isaque: O poço é a representação do trabalho. Na cultura dos pastores de Israel, o poço era essencialíssimo à existência.

Aliás, não é preciso ir longe: onde não há água encanada, nas áreas rurais, poços,  são imprescindíveis. Do poço viria a água para ABASTECER homens e gado: sem água, a vida perece.

Em toda a Bíblia, a água é símbolo de satisfação de sede profunda: "Tu visitas a terra, e a refrescas; tua enriqueces grandemente. O rio de Deus está cheio de água, para dar cereal ao povo, pois assim a tens preparado" (SALMOS 65.9).

E, ainda, "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas"  (Salmosl 23)

E como Deus dá os poços para as necessidades físicas, biológicas, também dá água viva para satisfazer as demandas espirituais (Isaias 55) (João 4:10-14).

O poço representa uma circunstância em nossa vida: o trabalho, que na Escritura Sagrada significa a rotina pela qual nós ganhamos o pão nosso de cada dia.

"Armou ali a sua tenda" (A TENDA)

É a vida familiar, a vida comum, as relações domésticas. A tenda representa deveres, lealdades, afeições, e está sob a proteção da comunhão com Deus.

· A alegria das pequenas vitórias diárias; · O agradecer voltar para casa ao fim do dia; · O crescimento dos filhos; · O desenvolvimento deles na escola, na vida. De repente são adolescentes, jovens, e não vimos isso acontecer... A tenda é a vida da família.

"... edificou ali um altar" (O ALTAR)

Com o altar, Isaque expressava seu amor e devoção a Deus, assim como fez seu pai Abraão.

Neste quadro do Antigo Testamento, porém, encontramos homens que fizeram da devoção, do culto, da adoração o interesse primário de suas vidas. Essa a razão de o altar ter sido levantado em primeiro lugar. Antes, mesmo, da tenda e do poço.

No altar, você ora pelos filhos; por sua vida profissional, conjugal, emocional e espiritual. Ore ao Deus que ama as famílias, porque Ele é o mesmo que salva as famílias.  

O altar é uma expressão da bênção de Deus sobre o poço e a tenda, o trabalho e a vida familiar, e essa bênção se expressa em comunhão e conforto espiritual.

Isaque nos ensina sobre todas estas prioridades importantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...