domingo, 1 de dezembro de 2013

APRENDENDO COM PAULO (PARTE 2)


        
     

 

Houve nos primeiros anos da igreja primitiva judeus que como Jonas não entendia a graça de Deus para pecadores e idólatras e até inimigos de dEle.

Um judeu muito conservador e zeloso da lei que também servia a Deus na sua ignorância, chamado Saulo. Vamos comparar a vida deste homem e o que houve com ele, com a vida de Jonas.

O apóstolo Paulo teve um grande desejo de servir a Deus e o fez com todo afinco e dedicação. “Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Filipenses 3:4-6

Assim como Jonas ,Paulo era um servo de  Deus mas quanto a pregar para gentios ele tinha uma resistência inicial. “E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote. Atos 9:1
 
Semelhante a Jonas Paulo queria ver a morte dos que ele achava indignos dos dons de Deus. As atitudes destes dois judeus são muito parecidas.

Mas assim como Jonas, Paulo vai fazer uma viagem não para servir a Deus mas para destruir aos propósitos do Senhor. Na sua soberania, Deus interfere na viagem de Paulo como fez com  Jonas e leva ele a passar três dias e três noites na escuridão e sem alimento, sem ver a luz do dia.

Como Jonas se sentiu no ventre do peixe ? “Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Jonas 2:7
 
No ventre do peixe Jonas ficou no escuro e sem comer e quem o visse de fora  somente enxergaria as escamas do peixe.

Paulo na sua viagem foi tocado por Deus assim como Jonas e sua viagem de revolta acabou em três dias de escuridão e retiro espiritual.
 
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. (Atos 9:8-9)

Jonas no ventre do peixe orou ao Senhor e clamou a ele com todas as suas forças, e foi ouvido e posto para pregar aos gentios.

Veja o apóstolo Paulo, revelado a Ananias que estava orando a Deus e clamando sua misericórdia. “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.  (Atos 9:15)

Após a prova Jonas estava pronto para pregar aos ninivitas que são uma figura dos muitos povos.

Jonas saiu do ventre do peixe e foi livre da sua prisão de escamas e teve visão do que Deus queria. Jonas sacudiu as escamas e sai da água lavado e pronto para a obra do Senhor.

 Veja Paulo que estava com mesmo problema de Jonas, ou seja escamas,  e logo que Paulo entendeu que não podia lutar contra Deus ele aceitou a sua condição e um homem orou por ele e lhe caíram as escamas. “E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado. Atos 9:18

Tanto um como o outro foram batizados na sua passagem pela água. Também a cidade de figa de Jonas, Társis é a cidade de onde veio o Paulo de Tarso.

                Paulo se levantou sacudiu as escamas, foi pregar aos gentios e muitos se converteram, semelhante aos ninivitas.

                 Após a conversão dos ninivitas Jonas ficou em extremo irado por Deus ter derramado de sua misericórdia sobre os gentios. “Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires? Jonas 4:3-4

                  Nos dia de hoje temos a nação de Israel e muitos dos israelitas(não todos) não aceitam que a mensagem de salvação de Deus seja  pregada aos gentios e sentem uma ira, e não entendem que Deus sempre quis alcançar  a humanidade inteira. 

                 Os israelitas resistiram em pregar aos povos, mas depois de Jesus ter passado três dias no ventre da terra ao ressurgir ele voltou com uma mensagem universal, para alcançar os povos que  não sabem diferencias a sua mão esquerda da direita.

Paulo lembra os ensinos de Cristo quando diz; “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. (Romanos 12:20)

 A maior lição de Jesus no ventre da terra foi o amor, a maior lição de Jonas no ventre do peixe foi o amor, a maior lição de Paulo após cair as escamas foi o amor. O amor é o dom Supremo.

Grande é a misericórdia do Senhor e ele faz saber a sua vontade através dos séculos.

Glória a Deus por isto. Seja um Paulo ou um Jonas faça a vontade do senhor e não a sua!                                                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...