sexta-feira, 14 de março de 2014

APRENDENDO COM GEAZI





O SERVO AMBICIOSO

Naamã, era um líder sírio, era leproso, mas, foi curado miraculosamente pelo poder do Deus de Israel.

Naamã se apresenta ao profeta Eliseu, naquele tempo profeta era boca de Deus na terra, e Naamã aceita a proposta do profeta de dar 7 mergulhos no rio, sua fé o curou.

Então voltou "Naamã" ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. (2 Reis 5:15)

Que poderoso testemunho de um general pagão!

Como resultado de ter sido curado, Naamã quis pagar a Eliseu pelo milagre: " agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo"

Naamã trouxe consigo na sua comitiva alguns presentes materiais como pagamento prevendo sua cura de qualquer forma, o que ele mais queria é se ver livre da lepra

Eliseu respondeu com seriedade e temor a Deus, pois milagre não tem preço:

Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou. (2 Reis 5:16)

Você acha errado um servo de Deus aceitar pagamento por um milagre realizado em nome do Senhor?

Geazi viu e escutou toda a conversa e observou a alegria de Naamã. 

Geazi era empregado de Eliseu era um discípulo do profeta, ele acreditou que eles deveriam ter sido pagos.

Então, Geazi, esperou Naamã se despedir e correu em busca do General, não falou nada para Eliseu, apenas mentiu ao General sírio, para obter algum lucro com o milagre.

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. (2 Reis 5:20)

Geazi provavelmente pensou nas muito boas razões por que deviam ter sido pagos. Afinal, não existe o princípio: "O trabalhador é digno de sua recompensa?"

Além disso, Naamã tinha muita riqueza e honras, eles não tinham tanto conforto e segurança.

Por que eles, Eliseu e Geazi, não deveriam tirar essa vantagem, obter algo por todo o trabalho difícil que faziam? 

O profeta era chamado sempre para resolver questões difíceis, ora curas, exortações, visitas a enfermos, passar mensagens de Deus para um povo desobediente, entre outras coisas mais...

Mas, a conduta de Geazi fora de molde a colocar uma pedra de tropeço no caminho de Naamã, sobre cuja mente havia incidido maravilhosa benção vindo de Deus, e que depois disso estava favoravelmente disposto a crer e adorar o Deus de Israel. 

Geazi disfarçou e mentiu a Naamã e tentou a qualquer custo pegar algum dinheiro dele:

E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele. (2 Reis 5:22-23)

A mentira de Geazi e sua ambição não podia ser desculpada. Eliseu descobre suas melhores intenções e graves consequencias acontecem com ele:

Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas? Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve. (2 Reis 5:25-27)

Geazi foi amaldiçoado com a mesma lepra que estava em Naamã, um castigo pela sua ambição

O que semear a perversidade segará males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. (Provérbios 22:8)

Como é importante que todos os que trabalham para o Senhor Deus sejam cuidadosos para não fazerem comércio e lucro com os milagres de Deus, ou fazer qualquer coisa que leve alguém a perder o interesse em Deus.

Isso é um alerta para quem explora a ignorância alheia e fazem da palavra de Deus um comércio, uma fonte de lucro e que nunca ficam satisfeitos

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7)

***





Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...