segunda-feira, 31 de março de 2014

APRENDENDO COM RUTE (PARTE 1)



O pequeno livro de Rute é uma pequena história que está na Bíblia Sagrada preocupada especialmente em fazer a narrativa a linhagem do Rei Davi (e depois daí a de Cristo Jesus)...

Era uma época terrível. Durante o tempo dos Juízes que governavam em Israel, a fome atingiu duramente a terra. 

Um nativo de Judá, chamado Elimeleque foi para o estrangeiro, para a terra de Moabe, a fim de tentar melhorar sua sorte

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;    (Rute 1:1)

Mas Elimeleque morreu jovem, deixando sua viúva, Noemi, com dois filhos. Os filhos tomaram esposas moabitas, Rute e Orfa, mas os filhos também morreram jovens

Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. (Rute 1:4)

Então, passou 10 anos e as três mulheres viram-se sozinhas sem os homens de que precisavam para estar seguras em uma sociedade patriarcal

Situação muito dífícil para três mulheres sobreviverem numa terra estranha, sem maridos, sem nenhum homem no controle da situação.

O relacionamento entre sogra e nora nem sempre é bom. Mas alguma coisa aconteceu entre essas mulheres que fez Rute e Orfa amarem Noemi.

Noemi despede as noras e anuncia que voltaria à sua terra natal: 

Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram. (Rute 1:8-9)

As noras se sentem sozinhas e abandonadas e decidem num primeiro momento que querem ir juntas: 

E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo. Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos? (Rute 1:10-11)

Uma delas indecisa se conforma com a situação díficil e resolve ficar na terra de Moabe, porém Rute se apega a sua sogra de forma amorosa: 

Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela. Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada. (Rute 1:14-15)

Rute toma uma forte decisão de jamais abandonar sua sogra, querendo de todo coração, não só manter uma ligação amorosa com ela, como manter a mesma fé em Deus

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Vendo Noemi, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar. (Rute 1:16-18)

Muitos poderiam acreditar que Rute escolheu ir com Noemi porque eram boas amigas. 

Mas Orfa também tinha uma boa relação, disse que também gostaria de ir com Noemi...

Só que Orfa estava com seu coração centrado em outros deuses, talvez, não queria trocar de religião, preferiu ficar em Moabe mesmo tentando a sorte, por isso uma moça fica com seu próprio povo e aos seus "próprios deuses" em Moabe.

A outra moça fica com o Senhor e com Seu povo. Esta é uma grande lição espiritual que podemos aprender com Rute. Ela deseja seguir  o Deus de Israel, o mesmo Deus que Noemi serve.

Deus nos deu muitas verdades bonitas e poderosas nesta história. Ele usou a fé de Noemi e Rute para protegê-las de todas as desgraças e situações difíceis naquela terra de Moabe. 

E quando voltam ao povo de Israel, Deus lhes concede uma nova vida, provisão e direção. Rute consegue um bom casamento com um bom homem de Deus chamado Boaz e a vida delas mudam.

Deus restitui a vida de Rute e amor entre ela e sua sogra permanecem para sempre. Rute se torna parte da genealogia do Rei Davi e posteriormente do Rei Jesus

Nós podemos levar muitas pessoas para perto de Deus como também afastá-las pela maneira como as tratamos. 

Noemi teve boas relações com Rute, ensinou a ela os caminhos de Deus, como ter fé e esperança em momentos dificeis da vida e por meio desta fé, deram a volta por cima, porque optaram por somente adorar o Deus de Israel e depender Dele em tudo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...