quarta-feira, 29 de outubro de 2014

APRENDENDO COM ISAÍAS (PARTE 1)



APRENDENDO COM ISAÍAS 

Árvores e profetas compartilham pelo menos uma importante característica - ambos são plantados para o futuro. No entanto, as sementes são frequentemente esquecidas, e os profetas, ignorados

Isaías é um dos melhores exemplos disto. O povo de sua época poderia ter sido salvo por suas palavras, mas recusou-se a ouví-lo e nele crer

Com o decorrer dos séculos, entretanto, a história revelou a veracidade das palavras de Isaías

Isaías é considerado o maior profeta do Antigo Testamento, porque escreveu muita coisa, é mencionado no mínimo 50 vezes no Novo Testamento

Isaías exerceu seu ministério durante o reinado de cinco reis, mas no início ele não tinha intenção de ser um profeta.

Na época em que o rei Uzias morreu, Isaías provavelmente se estabeleceu como escriba no palácio real em Jerusalém

Esta era um respeitável carreira, com que a de um advogado do rei, mas Deus tinha outros planos para o seu servo. Deus tinha um chamado diferente para Isaías.

O relato do chamado de Isaías deixa pouca dúvida a respeito do que o motivou durante meio século adiante. Sua visão de Deus foi inesquecível: 

No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
(Isaías 6:1-8)


O encontro com Deus afetou permanentemente o caráter de Isaías, de modo que ele refletia o Deus a quem representava. Isaías se tornou um embaixador de Deus na terra

Suas mensagens, algumas de consolo, outras de confrontos, está tudo escrito na Bíblia Sagrada - São tão diversas que alguns chegaram a crer que viessem de autores diferentes

O testemunho de Isaías é que as mensagens provém do único capaz de ser perfeito tanto em justiça quanto em misericórdia - ou seja, o próprio DEUS

Quando chamou Isaías para ser um profeta, Deus não o encorajou com previsões de grande sucesso; antes, o preveniu de que o povo não o ouviria

Geralmente o povo não se dá bem com profetas, porque geralmente profetas fala o que Deus precisa falar e não o que o povo quer ouvir. 

Sendo assim, o povo torce o nariz contra os profetas de qualquer geração, porque as palavras de Deus penetra no fundo da alma e do coração, e mostra as intenções de todos os homens

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12)

De qualquer modo, Isaías deveria falar e escrever suas mensagens porque, no final, alguns o ouviria pela fé

Isaías continuou profetizando, falando de Deus, não parou, perseverou até o fim de sua vida, profeta é assim, boca de Deus em qualquer tempo

Deus comparou o seu povo a uma ÁRVORE que teria de ser cortada a fim de que outra pudesse crescer de seu antigo tronco (Isaías 6:13)

Porém ainda a décima parte ficará nela, e tornará a ser pastada; e como o carvalho, e como a azinheira, que depois de se desfolharem, ainda ficam firmes, assim a santa semente será a firmeza dela. (Isaías 6:13)

Nós, os cristãos de hoje, que somos parte daquele futuro, podemos ver que muitas promessas de Deus concedidas através de Isaías se cumpriram em JESUS CRISTO

Também ganhamos esperança ao saber que DEUS está ativo em toda a história da humanidade, inclusive em nossa própria história individual

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JESUS

 O TOQUE DE JESUS TEM PODER   O toque de Jesus tem poder para curar leprosos, tem poder sobre qualquer enfermidade, tem poder sobre a nature...