Os traumas de
Mefibosete
Texto chave - 2 Samuel 9:1-9
O que é trauma?
A palavra trauma é oriunda do vocábulo grego e mantém um significado de
ferida. Já no contexto psicológico o trauma é considerado como uma
interferência forte o suficiente para não permitir que uma ação original
aconteça, tendo assim a capacidade de mudar o rumo, o direcionamento da vida de
uma pessoa, de forma que esta pessoa seja afastada por forças externas de
seu projeto de vida.
A história de Mefibosete
A Bíblia narra em II Samuel a história de um homem chamado Mefibosete,
filho de Jonatas, filho de Saul, um príncipe, homem
de descendência real que quando criança é acometido por um acidente e se torna
aleijado (IISm 4: 1-4). Uma interferência forte começa então a mudar a história
de Mefibosete, o seu projeto de vida, tudo aquilo que seu pai tinha sonhado para ele.
O que tem te afastado da posição de príncipe? Uma queda (pecado), forças
externas?
Mefibosete é o que podemos
denominar O COLECIONADOR DE TRAUMAS, toda a sua vida foi marcada
por decepções, perdas irreparáveis, frustrações e
angústias. O histórico de vida de Mefibosete nos mostra que os traumas começaram
na sua infância.
O significado do nome Mefibosete
O primeiro nome de Mefibosete tinha sido meribe-baal (O senhor contende)
mais por causa da semelhança ao deus dos cananeus, logo seu nome foi mudado
para ISHBOSET (homem de vergonha) algum tempo depois surge Mefibosete (alguma
coisa indigna/ exterminador da vergonha)
O príncipe, herdeiro do trono,
agora é um homem envergonhado, detentor de traumas, cheio de frustrações.
Os traumas da vida de Mefibosete
1- O trauma físico
(II Sm 4) – O trauma físico sofrido por Mefibosete impedia que ele
exercesse a posição de guerreiro, de valente. Geralmente todos os príncipes em
Israel tinham que ir a guerra, empunhar suas
espadas, defender o rei, Mefibosete não conseguia, imagine a
frustração de ver todos os seus irmãos irem à batalha vestidos com armaduras, e
ele sozinho não poder ir. O trauma físico veio acompanhado de outra notícia
bombástica, de uma dor terrível.
2 - O trauma familiar
Imagine alguém chegando à porta de sua casa gritando: TEU PAI É MORTO E
TODOS OS SEUS FILHOS E SUA CASA, essa noticia chegou
aos ouvidos de Mefibosete, um novo trauma, uma dor ainda mais forte, Mefibosete
naquele momento passava a estar sem pai, sem irmãos sem ninguém.
3 - O trauma emocional
As dores físicas e familiares causaram em Mefibosete uma dor emocional
profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais
inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora
imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO. (II Sm 9:8) Ser chamado de
cão morto dava a ideia de ser imprestável, miserável e sujo (II Sm
16:9) O Senhor Jesus disse certa
vez: vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
4 - O trauma social
Em conseqüência do trauma físico e familiar Mefibosete é levado a um
lugar denominado LÔ DEBAR (sem pasto/ lugar do esquecimento) um lugar onde
ovelha nenhuma poderia viver. Uma cidade destinada aos doentes, aos miseráveis,
cegos leprosos enfim os
emprestáveis. Foi no lugar do esquecimento, no meio deste cenário que
Mefibosete viveu por quase vinte anos. Mefibosete era um homem que tinha
nascido para viver de tragédias, ou melhor, não viver. Ser esquecido é um dos
piores sentimentos sociais que alguém pode sentir. Mas o Senhor não nos
esqueceu. Em Lc 19:10 o pastor vai em busca da ovelha perdida, num lugar sem
pasto, ou seja, em lô debar. O rei Davi se lembrou da aliança
que tinha feito com Jonatas. Jesus te lembra hoje da aliança feita com você. O
posicionamento de Davi foi semelhante à ação de Jesus. ( restituição)
5 - O trauma espiritual-
Os complexos, feridas na alma causaram na vida de Mefibosete uma idéia
de escravidão, ele perdeu a posição de príncipe, todos os bens de sua família,
passando a ser escravo de seus
traumas. Mefibosete talvez tinha esquecido daação de Deus, talvez este não se
lembrava mais das vitórias que Deus tinha concedido ao seu pai Saul.
Mefibosete era oprimido espiritualmente,e andava se arrastando sem FÉ alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl. 57:6/ Sl. 38:8/ Sl. 69:29)
Mefibosete era oprimido espiritualmente,e andava se arrastando sem FÉ alguma. Alguns homens de Deus, também, passaram por grandes crises e traumas, o próprio Davi nos salmos narra suas constantes aflições (Sl. 57:6/ Sl. 38:8/ Sl. 69:29)
Diante de tudo isso, de todas as frustrações o Rei olha para um homem
lançado ao chão, no meio da amargura e vê um príncipe, foi assim que Davi olhou
para Mefibosete. A Bíblia ao narrar os milagres de Jesus diz que ELE
fitava os olhos nas pessoas, fixava os olhos e dizia a tua fé te salvou. Deus
não te vê como um derrotado, como um aleijado, mas sim como um príncipe. O próprio
Davi tinha saído de um lugar de esquecimento e foi posto como príncipe.
A restauração de Mefibosete
A restauração começa em Jerusalém, Mefibosete foi levado do lugar do
esquecimento a uma terra de paz (Jerusalém) A restauração na sua vida pode
começar com os princípios existentes na ação de Mefibosete:
1- Mefibosete foi ao Rei como estava.
A bíblia narra à história de uma mulher sírio-fenícia que foi até Jesus
e se humilhou na presença dele de maneira semelhante à ação de Mefibosete.
2- Mefibosete reconheceu
sua situação.
Para que haja restauração é necessário
reconhecimento, confissão. Davi enquanto não reconheceu seu estado, seu pecado
tinha os seus ossos envelhecidos (Sl 35:2) O povo de Israel precisou reconhecer
sua situação de escravidão para que houvesse restituição
3- Mefibosete estava cheio de temor.
O temor no Senhor é fonte de sabedoria (Pv. 9:10). Precisamos entrar
na sala do trono, diante do REI com
temor (Sl 19:9) Assim, faziam os sacerdotes quando entravam no santo dos
santos.
A partir do dia em que Mefibosete entrou na presença do rei, ele passou
a comer pão continuamente na presença do REI, os seus termos de possessão foram
restituídos, o homem que tinha perdido a posição de príncipe e se tornado
escravo é novamente colocado como príncipe, como um dos filhos do Rei.
Fonte: Ministerio Dabh'bar
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