quarta-feira, 15 de outubro de 2014

APRENDENDO COM JONATAS (PARTE 1)


APRENDENDO COM JONATAS

Há várias pessoas citadas na Bíblia com o nome Jônatas, mas a principal, sem dúvida nenhuma, é o filho do rei Saul. O nome Jônatas significa “O Senhor tem dado”.

Jônatas era o filho mais velho de Saul, o primeiro rei de Israel, e era guerreiro valente, temente a Deus e que inspirava lealdade aos seus comandados, bem como a todo o exército.

“Sucedeu que, um dia, disse Jônatas, filho de Saul, ao seu jovem escudeiro: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está do outro lado. Porém não o fez saber a seu pai. Saul se encontrava na extremidade de Gibeá, debaixo da romeira em Migrom; e o povo que estava com ele eram cerca de seiscentos homens. 

Aías, filho de Aitube, irmão de Icabô, filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do SENHOR em Siló, trazia a estola sacerdotal. O povo não sabia que Jônatas tinha ido. Entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha íngreme, e do outro, outra; uma se chamava Bozez; a outra, Sené. 

Uma delas se erguia ao norte, defronte de Micmás; a outra, ao sul, defronte de Geba. Disse, pois, Jônatas ao seu escudeiro: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura, o SENHOR nos ajudará nisto, porque para o SENHOR nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. 

Então, o seu escudeiro lhe disse: Faze tudo segundo inclinar o teu coração; eis-me aqui contigo, a tua disposição será a minha. Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens e nos daremos a conhecer a eles. Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós outros; então, ficaremos onde estamos e não subiremos a eles. 

Porém se disserem: Subi a nós; então, subiremos, pois o SENHOR no-los entregou nas mãos. Isto nos servirá de sinal. Dando-se, pois, ambos a conhecer à guarnição dos filisteus, disseram estes: Eis que já os hebreus estão saindo dos buracos em que se tinham escondido. Os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu escudeiro e disseram: Subi a nós, e nós vos daremos uma lição. Disse Jônatas ao escudeiro: Sobe atrás de mim, porque o SENHOR os entregou nas mãos de Israel. 

Então, trepou Jônatas de gatinhas, e o seu escudeiro, atrás; e os filisteus caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava atrás dele. Sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu escudeiro mataram perto de vinte homens, em cerca de meia jeira de terra. Houve grande espanto no arraial, no campo e em todo o povo; também a mesma guarnição e os saqueadores tremeram, e até a terra se estremeceu; e tudo passou a ser um terror de Deus” (1 Sm 14:1-15).

Jônatas desenvolveu amizade sincera a Davi, abrindo mão de seus direitos em favor do amigo. Morreu em luta contra os filisteus, ao lado do pai. 

Veja mais detalhes da morte de Jonatas em 1 Samuel do capítulos 14 ao 31.

Jônatas é uma figura de Jesus, que sendo Deus, abriu mão de toda sua glória e majestade, dando sua vida a nosso favor, tornando-se nosso amigo incondicional.

“Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei, o qual recebestes e no qual ainda perseverais; por ele também sois salvos, se retiverdes a palavra tal como vo-la preguei, a menos que tenhais crido em vão. Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:1-4).

Jonatas era abençoado por Deus e por Davi Seguiu a seu pai Saul pois tinha respeito honra e amor por uma autoridade espiritual e que Deus conhece o coração do justo

Jonatas morreu jovem, numa guerra, movida pela desobediência de seu pai Saul. Vamos dizer que ele estava no lugar errado e com as pessoas erradas, ou melhor, tinha que estar lá porque seu pai era o líder.

Deus não estava nesta batalha, porém, Jonatas dedicou a sua vida a fazer só que era certo e correto, com certeza, Deus guardou ele na eternidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

APRENDENDO COM JABES

  APRENDENDO COM JABES O m enino  p rodígio da  g enealogia!   Alguém já disse certa vez que existe muito pouca diferença entre as pessoas –...